Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Flávio Bolsonaro é visto com camiseta que xinga nordestinos de jegues #boato

Flávio Bolsonaro é visto com camiseta que xinga nordestinos de jegues #boato

Boato – Foto mostra Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, com uma camiseta com a seguinte mensagem: Movimento Nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegues.

Dentre os candidatos ao Senado “brasil afora”, um dos que mais aparece em fake news é Flávio Bolsonaro. Filho do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, Flávio já apareceu, só nesta campanha eleitoral, em duas oportunidades aqui: no boato que falava do garçom morto pela polícia e do pai que poderia tirar a vida de um filho gay. Cá estamos de novo.

Desta vez, uma imagem de Flávio Bolsonaro aponta que ele teria sido flagrado com uma camiseta ofensiva aos nordestinos. A foto mostra o candidato com uma camiseta com a seguinte mensagem: “Movimento Nordestinos voltem pra casa. O Rio não é lugar para jegues”. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Olha isso para quem é nordestino e vai votar em Bolsonaro. Esse com a camiseta é o filho dele, Flávio Bolsonaro candidato a senador pelo Rio de Janeiro. Isso é o que eles pensam dos nordestinos. Versão 2: Se você é nordestino ou nordestina, leia e mande essa família ficar ausente do cenário político nacional. Patriarcado permanente. O modo tradicional coronelista de praticar política você vê aí. Pai e filho promovendo o ódio entre os brasileiros.

Flávio Bolsonaro vestiu camiseta que chama nordestinos de jegue?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Pronto! Não precisou muito para a tal foto se espalhar pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que Flávio Bolsonaro foi visto usando essa polêmica camiseta que ofende o povo nordestino? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Dois pontos já nos fizeram ficar desconfiados da história. O primeiro é o histórico dos boatos contra ele (sempre sem noção como esse) nestas eleições. O segundo é na mensagem em si. Ela não citava onde a foto teria sido tirada, em que contexto e também não citava nenhuma fonte confiável. Suspeito, não?

As suspeitas aumentaram quando procuramos por qualquer notícia em fonte confiável que aponta que Flávio teria usado a tal camiseta. Em tempos de véspera de eleições, uma mancada dessas viraria notícia rapidinho.

Mais uma busca, desta vez pela origem da imagem (dá para fazer no Google. Fica a dica) e chegamos à realidade. Como suspeitávamos, a imagem é uma montagem. Essa matéria do G1 mostra que a camiseta que Flávio Bolsonaro estava usando não tinha estampa alguma.

A imagem original é, na realidade, do dia em que Flávio, acompanhado do pai Jair, votou nas eleições de 2016 (na qual ele concorria à Prefeitura do Rio). A única coisa que ele tinha era um adesivo com o número 20 (do seu então partido, o PSC). O próprio candidato ao Senado desmentiu a informação em seu Facebook. Confira:

Resumindo: a história que aponta que Flávio Bolsonaro vestiu uma camiseta com dizeres ofensivos a nordestinos é falsa. A foto que é uma montagem e o “causo” mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.