Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Lula comprou 20% da Sinovac em pacto de Dória com o PT #boato

Filho de Lula comprou 20% da Sinovac em pacto de Dória com o PT #boato

Filho de Lula comprou 20% da Sinovac em pacto de Dória com o PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para ganhar a eleição de 2022, João Doria fez um pacto com o PT. Tanto que o filho de Lula comprou 20% da Sinovac antes que de vacinas falsas serem criadas.

A chegada das vacinas em diversos estados do Brasil tem feito a esperança (mesmo com o número ínfimo de doses dos imunizantes até o momento) de muita gente crescer. Também tem feito o movimento antivacinas (que se juntou com bolsonaristas como mostramos neste texto) se enfurecer e lançar fake news “daquelas”.

A última da lista é mais um ataque ao governador de São Paulo, João Doria, à China e às vacinas e uma acusação direta contra Lula e seu filho Fábio Luís Lula da Silva. De acordo com o texto, a vacina da Sinovac seria uma farsa (isso porque estariam aplicando as vacinas sem agulhas) e Doria teria se aliado com Lula. Parte do acordo seria o filho de Lula ter 20% da Sinovac. Leia o texto que circula online:

João Dória visando a eleição presidencial de 2022 lançou um plano que está enganando todos os brasileiros, ele fez um pacto com o partido de esquerda mais corrupto que existiu no mundo, vulgo PT. Uma força tarefa da Polícia Federal, descobriu que a empresa farmacêutica Sinovac Biotech Ltd, meses antes de assinar um acordo com o governo do estado de SP, e o instituto Butantan, teve 20% das ações compradas por um grupo de investidores aqui do Brasil, grupo de investidores que o maior societário é Fábio Luís Lula da Silva ( filho do ex presidente corrupto Lula), esses 20% custaram 100 milhões de reais na época da compra, agora com a mídia em cima dessa vacina de eficácia dúvidosa esses 100 milhões se transformaram em 1,5 bilhões de reais.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Meus amigos, eles fizeram de tudo para encobrir, mas nada se esconde da polícia federal, uma das polícias mais inteligentes do mundo, esse acordo do João Dória é para ganhar apoio velado dos esquerdistas na eleição de 2022, ele ganha a eleição e o PT que não se elege mais, ganha apoio político e uma parte da venda das ações que o filho do Lula comprou, ou seja, todos esses políticos safados e esquerdopatas que querem nos aplicar uma vacina sem eficácia alguma só para ganho próprio.

Mas Deus está conosco junto com o Messias, Jair Messias Bolsonaro que veio para nos livrar dessa mal que só afunda o Brasil, não vamos deixar o Dória ganhar se não o Brasil vai afunda novamente. Peço que repassem isso para informar todas as pessoas, a mídia esquerdista não divulga essas informações, mas nós podemos divulgar, eles não vão nos calar.

Filho de Lula comprou 20% da Sinovac em pacto de Dória com o PT?

Apesar de ser uma teoria maluca (para não dizer outra coisa), a história circulou com muita força em redes sociais e deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha com João Doria, Lula, China e vacinas. Porém, o texto não passa de um amontoado de mentiras (um tanto quanto deslavadas). Como são muitas afirmações, vamos desmentir por partes.

Antes de tudo, vamos ao básico: a mensagem (assim como outros boatos que circulam online) tem características como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedir compartilhamento e não citar fontes confiáveis. Além disso, boatos sobre vacinas, China e “aquisições do filho de Lula” são comuns na internet. Dito isso, vamos analisar as afirmações no texto:

Fake #1 – Doria fez um pacto com a esquerda para ganhar a eleição

Das duas uma: ou a pessoa que escreveu é muito mal-intencionada ou ela não entende nada sobre espectro político (pode ser as duas coisas também). É fato que a grande maioria dos políticos têm se posicionado favoravelmente à vacinação contra a Covid-19 (até porque é uma questão de humanidade e inteligência). Isso não significa que João Doria vai ser apoiado pelo PT nas eleições de 2022.

Salvo uma situação muito especial de segundo turno, é algo que, com certeza não está no radar de Doria (que já atacou Lula diretamente algumas vezes) ou do PT (que também já atacou a política de Doria em algumas oportunidades). Vale dizer que, ao buscarmos por qualquer fonte confiável que fale sobre a aliança, nada encontramos. A fonte é apenas a “mente brilhante” de quem escreveu.

Fake #2 – Polícia Federal descobriu que Sinovac foi 20% comprada pelo filho de Lula

Caramba! Seria realmente um furo de reportagem. Porém, ao buscarmos sobre a tal “operação da Polícia Federal” ou qualquer informação sobre a compra de 20% da Sinovac por parte do filho de Lula, nada encontramos. Será que a compra de uma empresa e uma operação da Polícia Federal passariam despercebidas assim pela mídia? Ou será que é apenas uma mensagem que veio de “uma mente brilhante”?

Se você não sabe, a Sinovac pertence ao chinês Yin Weidong, não ao “Lulinha”. Além disso, o nome de Fábio Luís Lula da Silva (nem do ex-presidente Lula) não está entre os dez maiores acionistas da empresa.

Fake #3 – Vacina Coronavac é de “eficácia duvidosa”

Não é verdade que a vacina da Sinovac e do Instituto Butantan contra a Covid-19 tem eficácia duvidosa. Como apontam estudos, faz exatamente o que uma vacina se propõe: diminui os casos severos de uma doença.

De acordo com os ensaios clínicos, a pessoa tem 50% de chances de ficar totalmente imune à doença, 78% de chances de ser assintomático e 100% de chances de se proteger de uma forma mais grave. Parecem ser números melhores do que outras “soluções” como hidroxicloroquina, ivermectina e afins.

Resumindo: o texto que está circulando na internet que aponta que o filho do ex-presidente Lula é dono de 20% da Sinovac e que há uma aliança entre João Doria e o PT para 2022 é falso. Também é falsa a informação que aponta que a “vacina não tem confiança”. Ou seja: o texto que circula por aí é um amontoado de balelas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK