Filho de Bolsonaro xinga nordestinos que votaram no PT em vídeo #boato

Boato – Vídeos mostram o filho do Bolsonaro xingando os nordestinos por terem votado no PT e levado Haddad ao segundo turno.

Não faz muito tempo, quando estávamos esclarecendo outra história sobre política (olha o spoiler, adivinhem do que se trata o texto de hoje?), comentamos que, depois de tantos anos desmentindo boatos, a gente acaba criando algumas categorias para essas balelas. Falamos sobre as de terror, as ridículas e das muito óbvias. Agora, encontramos uma nova categoria: o boato “sério que estão acreditando nisso?!”

Brincadeiras à parte, o fato é que foi exatamente esta sensação que nos ocorreu quando nos deparamos com a história de hoje. De acordo com algumas postagens no Facebook, o “filho de Jair Bolsonaro”, candidato do PSL à presidência da República, gravou um vídeo xingando os nordestinos. O motivo da ofensa? O fato de a região ter sido a única do Brasil em que Bolsonaro não ganhou. Os votos do Nordeste basicamente colocaram Haddad no segundo turno.

Em um dos vídeos, a mensagem que acompanha as imagens é direta em bastante acusatória: “O que pensa o filho de Bolsonaro sobre os Nordestinos!! Puro preconceito!!”. No outro, a mensagem segue a mesma linha de revolta: Ouça o que o filho de Bolsonaro falou dos nordestinos aí!!! Compartilhe gente é um absurdo!!”. Confira os dois vídeos abaixo:

Vídeo mostra filho de Bolsonaro xingando nordestinos que votaram no PT?

Enquanto os vídeos continuam a circular sem qualquer tipo de filtro no Facebook e Youtube, tem muita gente se revoltando com as falas dos dois homens. E apesar de serem bastante ofensivas, elas não têm nada a ver com o filho de Bolsonaro. Nenhum deles. Vamos aos detalhes.

Pois então, lembra-se do “sério que estão acreditando nisso”? O motivo da nossa “nova” categoria é porque foi extremamente simples esclarecer a história de hoje. Basta uma olhada, uma só, e já dá para perceber que nenhum dos homens mostrados são filhos do Bolsonaro. Não há semelhança física alguma. Ah, mas nem sempre os filhos se parecem com os pais, certo? No caso do Bolsonaro, errado.

Para quem não sabe (pouco provável), Jair Bolsonaro tem quatro filhos e uma filha. Os três mais velhos são figuras públicas e atuam na política: Flávio (eleito senador pelo Rio de Janeiro); Eduardo (eleito deputado em São Paulo) e Carlos (vereador no Rio). Basta também uma olhada para perceber a semelhança física com o pai e a total diferença que os filhos de Bolsonaro têm dos homens mostrados. Quanto ao quarto filho do candidato, Renan Bolsonaro (o mais novo), ele também não tem nada a ver com os homens dos vídeos.

Tentamos descobrir quem são os indivíduos que falam nas filmagens, porém até o momento não encontramos os perfis e não sabemos o contexto da gravação. De uma forma ou outra, são mais dois rostos de um caso sério de xenofobia que inundou as redes sociais após a apuração dos votos e que, inclusive, virou notícia nos portais do Brasil.

Resumindo: não é verdade que o filho de Bolsonaro (nenhum dos quatro) gravou vídeo xingando nordestinos por terem votado no PT. As imagens mostram outras pessoas que aparentemente, não têm qualquer grau de parentesco com o candidato. Portanto, é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

2 comentários em “Filho de Bolsonaro xinga nordestinos que votaram no PT em vídeo #boato

  • 10/10/2018 em 06:19
    Permalink

    Parabenizo Boatos.org por esse trabalho de esclarecimento à população. Muito proveitoso porque tira a máscara da mentira e aparece a verdade cristalina dos fatos. Infelizmente vivemos em um país que tudo pode, a imoralidade é tratada comicamente, os valores não são respeitados e esses caras que criam fakes ficam impunes e livres para praticarem o que mais sabem, mentir. Esses indivíduos preconceituosos e canalhas estão à vista da Polícia Federal, por que não ir atrás deles e prenderem? A xenofobia não é crime? Ou será que só é crime quando parte da Direita? Sou nordestino e eleitor convicto de Bolsonaro. Mais uma vez, parabéns!, Boatos.org que belo trabalho à favor da moral.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)