Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filha da Maria do Rosário faz convite para Maconhaço pela Democracia Petista #boato

Filha da Maria do Rosário faz convite para Maconhaço pela Democracia Petista #boato

Boato – Fernanda Minazzi, filha da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), gravou um vídeo convidando a população para um evento chamado “Maconhaço pela Democracia Petista”.

Quando uma figura é muito visada pelos “inimigos políticos”, até parentes próximos sofrem. É o caso da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) que, além de ter boatos em seu nome, tem histórias falsas relacionadas à filha na internet.

Há algum tempo, desmentimos um boato que aponta que a filha de Maria do Rosário, que teria a alcunha de Fernanda Minazzi, gravou um vídeo falando que o “traficante é mais importante do que professores (ou algo do tipo). Hoje, mais um vídeo atribuído à filha da deputada circula online.

Na filmagem, a garota estaria fazendo a convocação para um evento chamado Maconhaço pela democracia petista. “II MACONHAÇO – BRASIL UNIDO PELA DEMOCRACIA PETISTA Um convite especial: dia 27 de março compareçam ao 2º Maconhaço em favor do nosso pai!”, diz a descrição da filmagem. Leia algumas das mensagens e assista à filmagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: FILHA DE MARIA DO ROSARIO CONVOCANDO TODA POPULAÇÃO PARA A GRANDE MANIFESTAÇÃO MACONHAÇO DIA 27 Versão 2: Fdp filha da Maria do Rosário Versão 3: ATÉ QUE PONTO CHEGA A ALIENAÇÃO DE UM SER . POR ISSO É QUE SE ENTENDE O PQ A VERME MR DEFENDE TANTO OS BANDIDOS. Filha da Deputada Maria do Rosário. Versão 4: Eis q vc acha a Maria do Rosário ridícula aí vem a filha dela e supera kkkkkkkkk

Filha da Maria do Rosário fez convite para Maconhaço pela Democracia Petista?

A tal filmagem, sempre acompanhada de xingamentos à garota da mensagem e, principalmente, à deputada, circulou com força na internet. Mas será mesmo que a pessoa que fez a convocação para o “maconhaço” é a filha de Maria do Rosário? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Boa parte da explicação sobre por que a pessoa não é a filha de Maria do Rosário já foi feita no desmentido sobre o vídeo de “homenagem ao traficante”. Por isso, relembre o que escrevemos e já voltamos aqui:

É claro que quando vimos a mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), ficamos desconfiados da história. A desconfiança só aumentou ao descobrirmos que não há qualquer fonte confiável que ateste a informação. Aí bastou olhar o vídeo com mais atenção e matamos a charada.

A menina que grava o vídeo se apresenta como Fernanda Minazzi. Sacou? Fernanda Minazzi ou Fê Minazzi para os íntimos. Se você ainda não entendeu, saiba que Feminazzi é o “apelido carinhoso” dado pelos críticos às participantes do movimento feminista. Ou seja, havia grandes chances da tal Fernanda Minazzi ser uma personagem.

A nossa tese se concretizou com uma busca no Google. A tal garota do vídeo é uma personagem que tem até página no Facebook.. Há diversos outros vídeos da Fernanda Minazzi por ai. Por sinal, ela mesmo desmentiu a informação, mas, claro, aproveitou para dar uma ironizada na situação:

Muitas pessxas estão postando meus vídeos com uma informações falses!!! Então vim aqui afrodecer essa situasão: Eu não sou filha da Maria do Rosários! Em boras eu a veje como uma mães espiritual pra mim!

Só com isso, a gente poderia encerrar o caso. Mas há mais “três coisinhas” que gostaríamos de falar. A primeira delas é que, depois da primeira publicação do Boatos.org, a própria Maria do Rosário publicou o desmentido. Leia:

ATENÇÃO! AJUDE A DIVULGAR! Ta rolando pelas redes, zap, fb, etc, vídeo CRIMINOSO supostamente mostrando ‘filha da @mariadorosario’ em que ela estaria defendendo traficantes e criticando a Polícia. É FALSO! Já desmentido pelo @Boatosorg Mais um crime contra a gente. Ñ é ela nesse vídeo postado. Mas é crime também contra essa menina no vídeo e imagem abaixo. Ñ sei quem é. Se souberem, a ajudem por favor. Pra desespero de nossos detratores minha família tá ótima, maravilhosa, saudável, unida e na luta!

A segunda “coisinha” é que, quando desmentiu o boato do “vídeo do traficante”, o site Aos Fatos revelou a identidade da atriz que interpreta Fernanda Minazzi. O nome dela é Rafaela Gappo (tínhamos a desconfiança, mas não a certeza). Vale dizer que Gappo é citada como a “Fê Minazzi” por Olavo de Carvalho neste post e nesta matéria sobre o filósofo na Revista Piauí.

A terceira coisinha é que, ao buscar sobre qualquer evento com o nome de Maconhaço pela Democracia Petista, nada encontramos. Há anos, eventos como a Marcha da Maconha são realizados. Porém, nenhum deles está ligado a um partido.

Resumindo: a história que aponta que a filha de Maria do Rosário fez um vídeo convocando as pessoas para um evento chamado Maconhaço pela Democracia Petista é falsa. Não passa de mais um boato que usa um vídeo de “Fê Minazzi” (ainda estamos esperando a resposta da Rê Acionária) para “botar na roda” o nome da filha da deputada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.