Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Festa na casa do filho de João Doria é realizada durante pandemia, mostra vídeo #boato

Festa na casa do filho de João Doria é realizada durante pandemia, mostra vídeo #boato

Festa na casa do filho de João Doria é realizada durante pandemia, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que o filho do governador João Doria, Johnny Doria, realizou uma festa durante a pandemia da Covid-19.

A média de mortes por Covid-19, dia a após dia, bate recordes no Brasil. Ainda assim, tem gente mais preocupada com as medidas de isolamento para frear a disseminação da doença do que com as mortes em si. Muitas dessas pessoas estão compartilhando um vídeo atribuído ao filho do governador João Doria.

O vídeo mostra uma rua vazia em um bairro nobre de São Paulo e um som alto ao fundo. Uma mulher que narra a filmagem diz que é uma “festa na casa do filho de João Doria” e reclama das medidas de isolamento social. Leia algumas das mensagens que circulam online e leia a transcrição da narração:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Filho de João Doria dá festa em mansão ontem Vizinhos do vagabundo confirmam que seu filho teria dado uma festa de ontem pra hoje em sua mansão, enquanto a população morre de fome, sem trabalhar, presa dentro de casa.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Governador @jdoriajr ,perguntar não ofende: seu filho deu uma festa na madrugada desse sábado? Data que o estado de São Paulo foi trancado mais um vez por você. Recebi esse vídeo dos teus vizinhos reclamando do som alto na sua mansão, pode nos tirar essa dúvida?

Transcrição: João Doria ali. Olha o filho do governador Olha ele ali, o Johnny Doria fazendo festa, tá lotado, festa com som, né? Aqui é a casa do Doria. E aqui é o filho. A polícia tudo pra lá proteger ele, e aqui o filho fazendo festa em plena pandemia, muito bem, com música ao vivo. Muito bem, tá? Muito bem, parabéns. Ele fecha o país, mas o filho tá dando uma festa do lado da casa, bem legal, legal, com música ao vivo, a vida continua pra ele.

Vídeo mostra festa na casa do filho de João Doria realizada durante pandemia?

O vídeo se espalhou com muita intensidade em redes sociais e deixou muita gente protestando como Doria. Porém, o próprio governador de São Paulo esclareceu que a informação não procede. A festa não ocorreu na casa dele ou “do filho Johnny”.

Ao analisar as imagens (que em algumas versões vêm junto com uma imagem que seria do filho de Doria em uma festa e não tem nenhuma relação com o vídeo em questão), podemos perceber algumas coisas. A primeira é que não é possível “provar” que há uma grande festa na casa do filho do governador. Há apenas uma rua com som e uma mulher fazendo acusações sem provas (não esqueçamos que o ônus da prova é de quem acusa).

Quando a história começou a se espalhar na internet, o próprio João Doria tratou de desmentir o fake. Ele apontou que a mensagem não passa de uma fake news, que a casa onde havia o som alto não era do filho do governador. Veja a explicação em vídeo e o que o governador escreveu a respeito:

Fake News sobre filho do Governador João Doria promover festa durante pandemia. Fake news. Inacreditável! Mais uma Fake News circulando. A verdade: A casa não é do filho do governador João Doria. Havia 3 pessoas cantando karaokê no momento. Ao serem abordadas diminuíram o som para não incomodar a vizinhança.

Vale dizer que o Estadão também apurou a história e relatou que o próprio governador foi verificar a movimentação na casa e que pediu para que o som fosse baixado. Também foi dito que as vizinhas baixaram o som em seguida.

Não é a primeira vez que “festas” de Doria são enredos de fake news durante a pandemia. Em abril do ano passado, a informação falsa sobre uma festa dele em Araçatuba começou a circular na internet. Uma semana depois fotos antigas de uma festa do filho do governador começaram a circular como se fossem da época da pandemia.

Resumindo: a história que aponta que Johnny Doria, filho do governador João Doria, foi flagrado fazendo uma festa em uma mansão durante a pandemia da Covid-19 e lockdown em São Paulo é falsa. A festa não era na casa do governador e o fake foi desmentido pelo próprio João Doria.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy