Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que haja um exame de DNA que prove que presidente Lula não é o pai de Lulinha

É falso que haja um exame de DNA que prove que presidente Lula não é o pai de Lulinha

Exame de DNA provou que Lula não é pai de Lulinha, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um exame secreto de DNA provou que Lula não é pai de Lulinha ou que o presidente foi substituído por um sósia.

Análise

Quando as eleições presidenciais terminaram em 2022, começou a circular na internet uma teoria maluca que apontava que Lula havia morrido e sido substituído por um sósia. Mesmo com a hipótese se mostrando falsa e absurda, agora em 2024 apareceu uma história que a “fortalece”.

Um vídeo de um sujeito aponta que foram coletados secretamente o DNA de Lula e de seu filho “Lulinha”. Mais do que isso: os exames não se mostraram compatíveis.

Isso levantou duas hipóteses: 1) Lula não é pai biológico de seu filho “Lulinha”. 2) O presidente foi, de fato, substituído por um sósia que não tem o DNA compatível com o do Lulinha. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: DNA DO SUPOSTO LULA NAO BATE COM A DO FILHO LULINHA, QUEM É O IMPOSTOR? O PAI OU O FILHO? A TRETA APARECEU Versão 2: DNA de Lula não corresponde com o DNA do filho… e agora Brasil? Versão 3: A treta vai ser Gigante. Material genético do Lula pai não é compatível com filho. Versão 4: A farça foi desmascarada conseguimos coletar material genético do presidente e do seu filho, e nao e compatível.

Versão 5: DNA de Lula e Lulinha não dão compatíveis.. vejam isso.. @gusgayer ele precisa fazer prova dr vida…@flaviobolsonaro @jairmessiasbolsonaro @michellebolsonaro @nicolas_ferreiradm isso grave …sinceramente esse Lula q aparece correndo no Palácio.. não tem a idade e vigor físico que o “o da pinga aquela pessoa do debates da Globo….tbm tenho minhas certezas..ele não é o Luiz Inacio 

Checagem

A história, é claro, circulou com muita força entre perfis que não nutrem simpatia por Lula. Por isso mesmo que estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que um exame de DNA apontou que Lula não é pai do Lulinha? 2) De onde surgiu o vídeo que aponta que Lula não é pai do Lulinha? 3) A hipótese de que o presidente foi substituído por um sósia é real?

É verdade que um exame de DNA apontou que Lula não é pai do Lulinha?

Não. Primeiro porque a história não tem nem pé nem cabeça. Se você for notar a narrativa do cidadão, não tem a mínima lógica em serem “coletados secretamente” material genético” de Lula e Lulinha para o exame.

Além disso, há furos na história. O principal é que sequer é citado quem seria o “tal Lulinha” que não seria filho de Lula. Ele tem quatro filhos homens: Marcos Cláudio, Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio. Simplesmente falar em “Lulinha” é muito genérico.

Além disso, a hipótese não é balizada por nenhuma fonte confiável. Ao contrário, a história só está em perfis que sempre espalham fake news. Ao encontrar a “fonte da informação”, matamos a charada.

De onde surgiu o vídeo que aponta que Lula não é pai do Lulinha?

No vídeo, há uma marca d’água de nome Rod.Rocha94. Ao procurar pelo perfil do TikTok, não só encontramos o vídeo em questão (que pode ser visto abaixo) como descobrimos que o cidadão tem um perfil satírico sobre Lula.

“Publicando fantasias, sátiras, comédia! Antaris, Ratanaba, Mib” é a frase no perfil dele. Claramente, o perfil é de zoação (que claramente não foi levada na brincadeira por muitos perfis). Tanto que no fim do vídeo, ele fala em “presidente de Antaris” e “governador de Nibiru”.

@rod.rocha94 #desmascarando #desmascarandopessoas #desmascarandopresidentedenibiru#direita #bolsonaro22 #bolsonaro #direitaconservadora #bolsonaropresidente #direitanotiktok #prisaodebolsonaro ♬ Reflexão – AltairMakin

Vale apontar que, se a história fosse levada só na brincadeira, nem precisaríamos fazer o desmentido. Porém, tem gente que está tratando o caso como um escândalo.

A hipótese de que o presidente foi substituído por um sósia é real?

Não. Conforme apontamos algumas vezes (você pode aqui), é completamente esdrúxula a hipótese de que Lula tenha morrido e sido substituído por um sósia. E, como vocês viram, a fake sobre o DNA não corrobora com esta teoria.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tenha sido feito qualquer exame de DNA de Lula e Lulinha. O vídeo que está circulando na internet como do presidente é de um perfil de “zoeira” e sátira dos absurdos que a direita acredita (não sabemos a intenção, mas este é o fato).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).