Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ex-senador Clésio de Andrade é o dono do Instituto Ibope #boato

Ex-senador Clésio de Andrade é o dono do Instituto Ibope #boato

Boato – Ex-senador de Minas Gerais Clésio de Andrade é dono do Instituto Ibope e, por isso, Lula segue em primeiro lugar nas pesquisas.

Enquanto o clima de incerteza no cenário político permanece, as pesquisas de intenção de voto apresentam poucas alterações. Os resultados mostram Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) isolados na primeira posição, enquanto outros candidatos não chegam a dois dígitos. Em cenários com o petista fora da disputa, Bolsonaro lidera, seguido de Marina Silva (Rede).

Em meio a tudo isso, uma informação está viralizando no Facebook e no WhatsApp e aponta para fraude nas pesquisas eleitorais. O alerta que denuncia a “farsa” diz que o ex-senador de Minas Gerais Clésio de Andrade é dono do Ibope e que esse seria o motivo do ex-presidente Lula aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Leia o que diz as mensagens:

Ex Senador Clésio de Andrade dono do IBOPE.Presidente da CNT É o verdadeiro motivo de Lula aparecer em 1° lugar na pesquisa da CNT/MDA. A explicação por tantas pesquisas fraudulentas. Senador Clésio Andrade, dono do ibope..E ainda o safado foi condenado na lava jato. No mensalão tucano.

Ex-senador Clésio de Andrade é o dono do Instituto Ibope?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, inclusive, nós, do Boatos.org. Mas será mesmo que o ex-senador é dono do Instituto Ibope? A resposta é não. Entenda os porquês.

Antes de começar, vale dizer que Clésio Soares de Andrade já foi eleito vice-governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2006, juntamente com o ex-governador Aécio Neves. Em 2011, Andrade se tornou senador, ao assumir a cadeira de Eliseu Resende. Recentemente, o ex-senador foi condenado no mensalão tucano pelo crime de lavagem de dinheiro. A propósito, Andrade também possui, em seu histórico, fotos com Lula e Dilma. Com isso, não é difícil imaginar como essa história surgiu.

Note que essa não é a primeira vez que falamos de pesquisas eleitorais. Inclusive, nos últimos dias, desmentimos a informação de que a pesquisa do Instituto Datafolha de 20 e 21/08 não foi registrada no site do TSE. Pois bem, assim como história da pesquisa Datafolha, a notícia de que Andrade é dono do Ibope não procede. Isso porque Clésio não é presidente do Ibope, na verdade, o ex-senador é presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest/Senat.

Tudo começou com um “meme” que surgiu na internet dizendo que o motivo de Lula aparecer em primeiro lugar na pesquisa CNT/MDA se dava ao fato de Clésio ser o presidente da CNT. Bom, não vamos entrar no mérito desta acusação (até porque não faz o menor sentido). Afinal, o que importa disso é saber que assim que a pesquisa CNT/MDA se tornou desatualizada (depois da divulgação do Ibope e do Datafolha) atribuíram o Ibope a Clésio.

Já imaginávamos que Clésio não era dono do Ibope, mas mesmo assim fomos procurar pelo presidente do instituto. Na busca, chegamos ao nome do empresário Carlos Augusto Montenegro. Por fim, vale ressaltar que a pesquisa Ibope mais recente, que mostrou Lula à frente na disputa, nada tem a ver com a CNT, já que a pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e o Estadão.

Resumindo: Clésio de Andrade é presidente da CNT e não do Ibope. Aliás, a pesquisa Ibope nada tem a ver com o ex-senador. Ou seja, a história e falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.