Pesquisa Datafolha de 20 e 21/08 não tem registro no site do TSE #boato

Boato – Pesquisa do Instituto Datafolha que mostra Lula com 39% das intenções de voto não foi registrada no site do TSE. Vídeo mostra como ela foi fraudada.

Os resultados das primeiras pesquisas eleitorais levaram em conta dois cenários possíveis para o pleito presidencial de outubro. Sem Lula (PT) na disputa (cenário mais provável até o momento), Jair Bolsonaro (PSL) está na frente. Porém, é o petista que lidera quando ele está na disputa.

Na pesquisa do Instituto Datafolha, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Bolsonaro, o segundo colocado, está com 19%. Como era de se imaginar, o resultado da pesquisa provocou protestos entre os fãs do candidato do PSL. Entre denúncias de que a pesquisa era armada e que havia fraude, um vídeo chamou atenção.

Na filmagem de quatro minutos, um homem acessa o site do Portal G1 que publicou a notícia do resultado da pesquisa, copia os dados que estavam no site e tenta fazer a busca pelo registro eleitoral dela no site do TSE. Resultado: ele não achou o registro e saiu bradando que era armação. Assista ao vídeo que circula online e leia algumas versões da mensagem:

Versão 1: DESCOBERTA FRAUDE NA PESQUISA DATAFOLHA: NÃO FOI ENCONTRADA NO SITE DO TSE APESAR DE TER UM NÚMERO DE REGISTRO E DO G1 E DO INSTITUTO AFIRMAREM QUE ELA FOI REGISTRADA !!!! ALGUÉM ESTÁ MENTINDO : FAKE NEWS DESCOBERTA !!!!

Versão 2: Alguém tem a possibilidade de me explicar como foi efetuada essa pesquisa do Data Folha, de onde eles tiraram esses números??? Não tem registro no TSE. Quem está mentindo nessa merda? O TSE, o Data Folha, o G1, ou a Globo.com??? Versão 3: Não existe registro de pesquisa nenhuma do data folha nem globo da candidatura de nenhum candidato no TSE,quem ta mentindo ???? TSE???? Glodo ????data folha ????

Pesquisa Datafolha foi fraudada e não tem registro no site do TSE?

O tal vídeo se espalhou feito pólvora no WhatsApp e indagava quem estava mentindo: Globo? TSE? Datafolha? Na realidade, nenhum deles. Isso porque a informação de que a pesquisa não tem registro é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Poderíamos ir direto ao ponto, mas sabe como é: a gente gosta de verificar todos os detalhes de um boato. O primeiro deles está na própria mensagem: ela é alarmista e com erros de português (chega a falar Data Folha). Duas características muito fortes de fake news.

Ok, ela não é nada vaga e até que cita uma fonte confiável (o site do TSE). É justamente por causa disso que foi tão fácil checar a informação. E a verdade é que o sujeito não achou o registro da pesquisa porque não soube procurar direito.

Para começar, ele nem precisaria colocar todos esses dados no site do TSE para descobrir o registro da pesquisa eleitoral. Olha o print da pesquisa aí embaixo. Se você duvida, entre nesse link e faça a busca no campo “Número de identificação” com o número 040232018. Você verá a famigerada pesquisa.

Olha aí o resultado da pesquisa do Datafolha no TSE (Foto: Reprodução/TSE)
Olha aí o resultado da pesquisa do Datafolha no TSE (Foto: Reprodução/TSE)

Mas onde está o “furo da bala”? Está no campo data. Apesar de a pesquisa ter sido feita entre os dias 20 e 21 de agosto de 2018, ela foi registrada no TSE no dia 16 de agosto. É justamente por essa data que o homem deveria buscar. Coisa que não fez e aí não achou nada mesmo.

Resumindo: a acusação de que a pesquisa do Datafolha é fraudada porque não tem o registro no TSE é falsa. Não só há um registro como também acessamos. O que rolou no vídeo foi um “erro” (intencional ou não) de quem gravou. Fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

16 comentários em “Pesquisa Datafolha de 20 e 21/08 não tem registro no site do TSE #boato

  • 27/08/2018 em 18:46
    Permalink

    Que mico! Em caba véi? Não sabe fazer o procedimento, depois passa vergonha.

    Resposta
  • 27/08/2018 em 09:43
    Permalink

    Pesquisa publicada em 16 de agosto e feita em 20 e 21 de agosto??
    Igual às urnas eletrônicas. Todas já manipuladas.
    Q o boatos.org no seja manipulado tb.
    Né??

    Resposta
  • 25/08/2018 em 20:22
    Permalink

    Sempre acharei que a pesquisa ibope e datafolha é fraude simmmmm

    Resposta
  • 25/08/2018 em 15:10
    Permalink

    O problema é que o resultado da pesquisa não fica armazenado no registro do TSE que seria uma fonte confiável, sendo assim como saberemos se é verdadeiro ou não?!?!

    Resposta
  • 25/08/2018 em 15:01
    Permalink

    O problema na verdade está que o TSE que seria uma fonte confiável não armazena o resultado da pesquisa, daí fica difícil conferir se o resultado é verdadeiro!!!

    Resposta
  • 25/08/2018 em 13:04
    Permalink

    Pesquisa registrada em 16 de agosto e realuzada em 20 e 21 agosto ???
    FAKE SÃO VOCES3QUE TRABALHAM A FAVOR DO COMUNISNO !!!

    Resposta
  • 25/08/2018 em 08:23
    Permalink

    Vocês prestam um importante serviço à sociedade desmistificando e desmascarando notícias falsas que tem várias motivações, todas lastimáveis.
    Parabéns.

    Resposta
  • 25/08/2018 em 08:12
    Permalink

    Não entendi ! A pesquisa foi feita nos dias 20 e 21 de agosto mas foi registrada uma semana antes ?? Registrou o resultado antes das pesquisas ? Então e fraude sim !

    Resposta
  • 25/08/2018 em 07:38
    Permalink

    Só não deu pra entender o registro da pesquisa no dia 16 de agosto, sendo ela realizada nos dias 20 e 21 de agosto.

    Resposta
  • 25/08/2018 em 06:38
    Permalink

    Se a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, como pode ter sido registrada no dia 16? Muito esquisito isso!

    Resposta
  • 24/08/2018 em 23:53
    Permalink

    O fato da pesquisa estar registrada no TSE na verdade não significa nada. Está tão corrompido nosso judiciário que as empresas de “pesquisa” compradas criam dados que não existem.
    Mesmo se o preso Lula pudesse ser candidato é visto claramente por todos nas redes sociais, web em geral e nas ruas que o apoio a ele é mínimo. Como é que teria quase 40% de intenção de votos? Me ajuda aí. Estão chamando todos os brasileiros de burros……

    Resposta
  • 24/08/2018 em 22:43
    Permalink

    Por que foi registrada em uma data anterior à data de realização? É apenas uma dúvida. É assim mesmo?

    Resposta
  • 24/08/2018 em 20:57
    Permalink

    Como pode ela ter sido feita em 20 e 21 de agosto e ser registrada, não no dia 15 e sim no dia 16/08/2018????
    Tem muita coisa errada nesta falcatrua da Globo, TSE, Datafolha, em quem acreditar???.

    Resposta
  • 24/08/2018 em 20:36
    Permalink

    Tem coisa que não está batendo na resposta do boatos.org:
    Como a pesquisa pode ser registrada dia 15 de agosto sendo que foi feita nos dias 20 e 21 de agosto?
    Também acho este site estranhamente light com as respostas aos fake news dos esquerdopatas e um tanto quanto rígido demais em se tratando do Bolsonaro. Estou percebendo uma desagradável orientação esquerdista, tendenciosa deste site, que num primeiro momento me parecia isento…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)