Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pesquisa Datafolha de 20 e 21/08 não tem registro no site do TSE #boato

Pesquisa Datafolha de 20 e 21/08 não tem registro no site do TSE #boato

Boato – Pesquisa do Instituto Datafolha que mostra Lula com 39% das intenções de voto não foi registrada no site do TSE. Vídeo mostra como ela foi fraudada.

Os resultados das primeiras pesquisas eleitorais levaram em conta dois cenários possíveis para o pleito presidencial de outubro. Sem Lula (PT) na disputa (cenário mais provável até o momento), Jair Bolsonaro (PSL) está na frente. Porém, é o petista que lidera quando ele está na disputa.

Na pesquisa do Instituto Datafolha, Lula aparece com 39% das intenções de voto. Bolsonaro, o segundo colocado, está com 19%. Como era de se imaginar, o resultado da pesquisa provocou protestos entre os fãs do candidato do PSL. Entre denúncias de que a pesquisa era armada e que havia fraude, um vídeo chamou atenção.

Na filmagem de quatro minutos, um homem acessa o site do Portal G1 que publicou a notícia do resultado da pesquisa, copia os dados que estavam no site e tenta fazer a busca pelo registro eleitoral dela no site do TSE. Resultado: ele não achou o registro e saiu bradando que era armação. Assista ao vídeo que circula online e leia algumas versões da mensagem:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: DESCOBERTA FRAUDE NA PESQUISA DATAFOLHA: NÃO FOI ENCONTRADA NO SITE DO TSE APESAR DE TER UM NÚMERO DE REGISTRO E DO G1 E DO INSTITUTO AFIRMAREM QUE ELA FOI REGISTRADA !!!! ALGUÉM ESTÁ MENTINDO : FAKE NEWS DESCOBERTA !!!!

Versão 2: Alguém tem a possibilidade de me explicar como foi efetuada essa pesquisa do Data Folha, de onde eles tiraram esses números??? Não tem registro no TSE. Quem está mentindo nessa merda? O TSE, o Data Folha, o G1, ou a Globo.com??? Versão 3: Não existe registro de pesquisa nenhuma do data folha nem globo da candidatura de nenhum candidato no TSE,quem ta mentindo ???? TSE???? Glodo ????data folha ????

Pesquisa Datafolha foi fraudada e não tem registro no site do TSE?

O tal vídeo se espalhou feito pólvora no WhatsApp e indagava quem estava mentindo: Globo? TSE? Datafolha? Na realidade, nenhum deles. Isso porque a informação de que a pesquisa não tem registro é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Poderíamos ir direto ao ponto, mas sabe como é: a gente gosta de verificar todos os detalhes de um boato. O primeiro deles está na própria mensagem: ela é alarmista e com erros de português (chega a falar Data Folha). Duas características muito fortes de fake news.

Ok, ela não é nada vaga e até que cita uma fonte confiável (o site do TSE). É justamente por causa disso que foi tão fácil checar a informação. E a verdade é que o sujeito não achou o registro da pesquisa porque não soube procurar direito.

Para começar, ele nem precisaria colocar todos esses dados no site do TSE para descobrir o registro da pesquisa eleitoral. Olha o print da pesquisa aí embaixo. Se você duvida, entre nesse link e faça a busca no campo “Número de identificação” com o número 040232018. Você verá a famigerada pesquisa.

Olha aí o resultado da pesquisa do Datafolha no TSE (Foto: Reprodução/TSE)
Olha aí o resultado da pesquisa do Datafolha no TSE (Foto: Reprodução/TSE)

Mas onde está o “furo da bala”? Está no campo data. Apesar de a pesquisa ter sido feita entre os dias 20 e 21 de agosto de 2018, ela foi registrada no TSE no dia 16 de agosto. É justamente por essa data que o homem deveria buscar. Coisa que não fez e aí não achou nada mesmo.

Resumindo: a acusação de que a pesquisa do Datafolha é fraudada porque não tem o registro no TSE é falsa. Não só há um registro como também acessamos. O que rolou no vídeo foi um “erro” (intencional ou não) de quem gravou. Fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.