Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Empresas prometem fechar e demitir 1 milhão se a esquerda vencer as eleições #boato

Empresas prometem fechar e demitir 1 milhão se a esquerda vencer as eleições #boato

Boato – Empresas, como a Coca-Cola, Embraer e O Boticário, prometem fechar as portas e demitir 1 milhão de funcionários se a esquerda vencer as eleições. Compartilhe!

Ninguém pode negar que, sempre que uma notícia bombástica aparece na mídia, diversos boatos vêm a galope. Foi assim com o atentado contra Jair Bolsonaro (PSL) e, pelo jeito, não será diferente com a notícia da polêmica causada pelas empresas Condor (rede de supermercados do Paraná) e Havan (rede de lojas de departamentos).

Depois da carta assinada pelo empresário Pedro Joanir Zonta (Condor) e um vídeo de Luciano Hang (Havan), nos quais os empresários declaram apoio a Jair Bolsonaro e “recomendam” aos funcionários o voto no candidato do PSL, viralizarem na internet, surgiu uma história, digamos, peculiar.

A “notícia” que surgiu no WhatsApp dá conta de que diversas empresas vão fechar as portas e demitir funcionários se a esquerda vencer as eleições. Além do anúncio, circula uma lista com o nome das empresas e número de demissões. Entre elas estão Ambev, Boticário, Samsung, MC Donalds, Coca-Cola e entre outras (incluindo a Havan). No final da mensagem, há um link para a notícia “empresa promete fechar as portas e demitir 15.000 se a esquerda vencer”. Na matéria, há informações sobre o pedido de votos para Bolsonaro do dono das lojas Havan. Leia o que diz a mensagem e confira a lista:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

*ATENÇÃO*Empresas prometem fechar e demitir 1 milhão se a ‘Esquerda’ Vencer* LISTA DA MORTE *Havan:* 15.000 demissões *O Boticário:* 2.322 demissões *Coca-Cola:* 6.232 demissões *Embraer:* 1.547 demissões *Mercedes-Benz:* 2.875 demissões *Banco Nordeste:* 1.986 demissões*Ford:* 3.583 demissões *Volvo:* 1.336 demissões *Ipiranga:* 3.465 demissões *Ambev:* 4.456 demissões *Samsung:* 3.333 demissões *Toyota:* 2.765 demissões *Walmart Brasil:* 5.987 demissões *Americanas:* 1.434 demissões *Magazine Luiza:* 1.555 demissões *Honda:* 2.634 demissões *McDonald’s:* 1.434 demissões *Copel:* 1.234 demissões *Natura:* 1.765 demissões *Armazém Mateus:* 869 demissões *Ultragaz:* 567 demissões *Suzano:* 876 demissões NO DIA 07 O BRASIL SÓ TEM DUAS OPÇÕES: Crescer como os Estados Unidos…Ou cair como a Venezuela… QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSA NAÇÃO! *REPASSE PARA TODOS*

Empresas prometem fechar e demitir 1 milhão se a esquerda vencer as eleições?

Muita gente compartilhou a história como um novo “motivo” para votar em Bolsonaro. Mas será mesmo que essas diversas empresas vão fechar e demitir 1 milhão se a esquerda ganhar as eleições? A resposta é não. Para entender os porquês, continue lendo.

O primeiro ponto que nos fez desconfiar da informação está no próprio texto. A “notícia” tem diversos furos, a começar pela parte em que cita “a esquerda”, a mensagem é tão genérica que não para entender sobre “que esquerda” as empresas estariam falando. Sem contar com o fato de que a mensagem segue o roteiro clássico de boatos online: informações vagas, alarmista, erros de português, não cita fontes confiáveis e pede compartilhamento.

Mas fomos mais longe e resolvemos checar os dados: o texto cita 1 milhão de demissões, porém, a soma da lista não chega nem perto disso, na verdade, seria de, mais ou menos, 67 mil demissões. Para além disso, não há (com exceção da Havan, que já tomou até uma “chamada” da Justiça) nenhum registro de ameaças por parte de empresas ou mesmo declarações de que “haverá demissões” se a esquerda ganhar as eleições. Por sinal, também não há nenhuma informação sobre o assunto em portais de notícias confiáveis.

Por fim, vale lembrar que o link, que aparece no fim do texto, é nada mais do que um site de uma “rede de sites” famosa por divulgar notícias falsas como, por exemplo, a história de que Adelio teria recebido R$ 350 mil do PT e que a Fátima Bernardes teria ajudado o esfaqueador de Bolsonaro.

Resumindo: a história que aponta que empresas vão fechar e demitir 1 milhão se a esquerda vencer as eleições é falsa. Surgiu em um site de fake news e possui o enredo clássico de boatos. Ou seja, balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.