Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Emirates coloca desenho de Lula preso na parte frontal de avião #boato

Emirates coloca desenho de Lula preso na parte frontal de avião #boato

Boato – Depois que Gleisi Hoffmann pediu socorro aos países árabes, a Emirates respondeu colocando um desenho do boneco Pixuleco, que representa Lula preso, em avião da empresa.

Apesar de ter gerado polêmica na semana passada (o que, no debate raso da internet, representa um século), o vídeo gravado pela senadora Gleisi Hoffmann apresentado na TV Al-Jazeera ainda rende assunto na web. E a história de hoje envolve a empresa aérea Emirates e o ex-presidente Lula.

De acordo com postagens publicadas no Facebook e WhatsApp, a Emirates (uma das maiores empresas do setor no mundo) resolveu responder a senadora de forma irônica: colocando a imagem do “Pixuleco” (personagem que representa o ex-presidente com roupa de presidiário) no nariz do seu avião.

Uma das mensagens que circula com a foto diz o seguinte: “Olha o que a Emirates fez para responder ao vídeo onde Gleisi pede socorro aos países árabes. Com certeza por essa ela não esperava por essa!”. Outra, parecida, diz “Vejam o que a Emirates fez em resposta ao vídeo em que Gleisi pede ajuda dos países árabes para a libertação de Lula. Com certeza ela não esperava por essa!”.

Emirates colocou desenho de Lula preso na parte frontal de avião?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem se espalhou muito na internet, principalmente, entre grupos não muito simpáticos a Lula. Mas será mesmo que a Emirates lançou um avião com um desenho de Lula preso na parte frontal? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na própria mensagem. Ela, como uma “boa” fake news, tem diversas informações vagas. Não há a citação de quando a foto foi tirada, qual é a nave, qual a linha etc. Ao tentarmos buscar mais informações, nada encontramos. Nem uma nota de rodapé tampouco qualquer anúncio de lançamento do “novo modelo de avião” da Emirates. Isso já nos deixa desconfiados.

As desconfianças se concretizam ao buscarmos pela imagem. A foto do avião foi publicada na Wikipédia em 2013. A imagem do A380 da Emirates sem o desenho de Lula pode ser vista aqui. Ou seja, foi uma montagem (o que não precisa ser um gênio para perceber).

Vale dizer que, apesar de o vídeo de Gleisi ter gerado polêmica no Brasil, já mostramos aqui no Boatos.org que ele teve repercussão zero no Oriente Médio. Isso faz sentido, visto que o “mundo árabe” tem seus próprios problemas para resolver.

Resumindo: a história que aponta que a Emirates colocou uma imagem do boneco Pixuleco, que representa Lula como presidiário, em seu avião é falsa. Trata-se de uma montagem e mais um boato envolvendo o nome do ex-presidente.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.