Gleisi Hoffmann pediu para o Estado Islâmico invadir o Brasil e soltar Lula #boato

Boato – A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) gravou um vídeo pedindo para os terroristas do Estado Islâmico invadirem o Brasil e salvarem o ex-presidente Lula.

Desde quando o ex-presidente Lula teve a prisão decretada pela Justiça, muitos militantes favoráveis a ele têm buscado formas de “comprovar” que a condenação foi injusta. Manifestações e declarações públicas têm diariamente surgido nas ruas, na mídia e nas redes sociais. Uma das últimas está causando uma grande polêmica.

No dia 17 de abril, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que é presidente nacional do PT, divulgou um vídeo em seu canal no Facebook que fora enviado à rede de televisão Al Jazeera (Qatar) no qual “vende a tese” de que a prisão de Lula é injusta e de que a decisão do Judiciário foi arbitrária.

Assim que o vídeo foi divulgado, algumas pessoas se levantaram contra a tese afirmando que Gleisi estaria passando informações falsas sobre o Brasil ao exterior (algo que não conseguimos opinar). Até aí, tudo bem: enquanto Gleisi e seus militantes “vendiam a sua versão da história”, outras pessoas que não concordavam diziam que o discurso “era falacioso”. Um debate de pontos de vista.

Os problemas começaram com uma segunda interpretação do vídeo de Gleisi. Postagens em redes sociais davam conta de que a filmagem nada mais é do que uma convocação para que o Estado Islâmico e “outros terroristas” venham ao Brasil, cometam atos terroristas e soltem Lula. Leia alguns textos que circularam neste sentido.

1) Gravíssimo! Gleisi pede apoio aos “povos” ( entenda-se aí, terroristas) do Oriente Médio – os muçulmanos do Hammas, Hesbolah e outros grupos terroristas – inclusive o Estado Islâmico, para “ apoiar” Lula. Não é à toa, que no governo Lula e Dilma, foi construída a “Embaixada da Palestina” em Brasília com dinheiro nosso, para abrigar o Estado Islâmico. Ou acabamos com esse *Partido Terrorista * , ou, seremos aniquilados por ele. A mensagem do PT, já foi dada pela Senadora Gleisi Hoffmann.

2) URGENTE !!! GLEISI HOFFMANN CONVOCA terroristas do estado islâmico para invadirem o brasil e salvar lula. 3) Senadora petista incita invasão terrorista no Brasil

Em um segundo momento, começou-se a falar que a senadora estaria cometendo um crime previsto no Artigo 8 da Lei de Segurança Nacional – Lei 7170/83, de “Entrar em entendimento ou negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, para provocar guerra ou atos de hostilidade contra o Brasil”. Alguns sites chegaram a afirmar que ela poderia ser presa “hoje”.

Gleisi Hoffmann pediu para o Estado Islâmico invadir o Brasil e soltar Lula?

Todo esse caminho fez a história circular muito na internet e, claro, gerar muitos debates. Mas será mesmo que a senadora Gleisi Hoffmann enviou um vídeo convocando terroristas para que eles invadam o Brasil e “salvem” Lula? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, vamos assistir ao vídeo de Gleisi. Não vamos entrar no mérito se a prisão de Lula é justa ou não (cabe à Justiça decidir isso e ela já decidiu). O importante é vocês observarem quantas vezes Gleisi cita o Estado Islâmico ou “grupos terroristas”.

E aí, contou? Se o seu cálculo foi igual ao nosso, o resultado foi zero. Gleisi citou o povo árabe, a rede de TV Al Jazeera (uma das maiores do mundo e que não pertence ao Estado Islâmico), os palestinos (que também não têm nada a ver com o Estado Islâmico) e os países árabes (alguns são, inclusive, vítimas do Estado Islâmico). Em nenhum momento, ela faz uma “incitação” a terroristas.

A descrição do vídeo no Youtube também não ajuda muito na “incitação”.  “A senadora Gleisi Hoffmann, chefe do Partido dos Trabalhadores no Brasil, pede a libertação do ex-presidente Lula da Silva e descreve o que está acontecendo em seu país com o golpe de Estado”, diz.

Aí você pode indagar: mas se ela falou para muçulmanos, falou para terroristas, certo? Erradíssimo. Se você tem esse pensamento, o convidamos a ler um texto. Em 2015, o Boatos.org explicou que nem todo muçulmano é terrorista e nem todo terrorista é muçulmano. São coisas bem diferentes.

Agora, vamos racionar: se Gleisi tivesse “convocado” terroristas, por que ela publicaria o vídeo em sua página do Facebook para brasileiros assistirem? Por que ela enviaria uma mensagem pública? Até onde entendemos, atentados e ações terroristas são planejados secretamente e não em redes de TV e páginas de redes sociais.

Vamos seguir com o exercício de raciocínio: digamos que o PT tivesse “resolvido convocar o Estado Islâmico”, qual seria a chance de o Estado Islâmico (ou outro grupo terrorista) largar a luta pela expansão do Califado no Oriente Médio, atravessar um oceano e “invadir o Brasil”? Eu sei que pode ser chocante para você, mas o Estado Islâmico não se importa com o Brasil ou Lula. A luta deles é outra.

A prova disso está na repercussão que o depoimento de Gleisi teve no “mundo árabe”. No vídeo publicado no Facebook da Al Jazeera, a maioria dos comentários em árabe foram no sentido de “como os árabes vão se importar com Lula se não conseguem resolver os próprios problemas” ou que o “roteiro é igual no mundo árabe” (lembrando o caso do presidente egípcio Mohammed Morsi).

Ao todo, foram 13 comentários (três deles em português) e 156 curtidas em dois dias. Só para comparar, um post sobre o jogador egípcio Mohammed Salah (do Liverpool) teve 534 curtidas em um hora. 

Resumindo: a história que aponta que a senadora Gleisi Hoffmann convocou o Estado Islâmico a lutar contra o Brasil, invadir o Brasil e “salvar Lula” é falsa. 1) Ela não falou a terroristas. 2) Ser árabe não é ser terrorista. 3) Os árabes parecem ter outros problemas mais importantes do que a prisão de Lula para se preocupar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

39 comentários em “Gleisi Hoffmann pediu para o Estado Islâmico invadir o Brasil e soltar Lula #boato

  • 25/04/2018 em 03:53
    Permalink

    Eu acho que se ela está errada e estar infligindo alguma lei estarão TB que anda pregando intervenção militar no país TB e recrutando militares da reserva..Vamos deixar de hipocrisia..A mulher estava só dando a sua versão dos fatos, e usando da da sua liberdade de expressão..Já q hj no país todos falam o que querem..o resto é Boato..

    Resposta
  • 20/04/2018 em 22:57
    Permalink

    Postei um comentário hoje, 20/04/2018, a respeito do vídeo da Gleise, que simplesmente não foi publicado.

    Isso é desonesto.

    Resposta
  • 20/04/2018 em 13:38
    Permalink

    Bela matéria, o site de vocÊs é excelente. Precisamos mostrar pra essa turba alucinada e histérica que o PT não quer nenhum regime socialista ditatorial. Se eles lessem mais sobre política, iriam observar que o PT é mais capitalista que não sei o que, tendo em vista os incentivos que os bancos receberam durante os governos anteriores. É muita desinformação e influência. O fim do mundo vai acontecer por causa de fake news.

    Resposta
  • 20/04/2018 em 00:52
    Permalink

    Uma coisa é certa, eles do PT estão apelando demais. Exposição.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 22:25
    Permalink

    Impressionante como esse site boatos.org não esconde ser de uma esquerdopatia sem tamanho.

    Resposta
    • 20/04/2018 em 13:28
      Permalink

      se ser “esquerdopatia” é o compromisso com a veracidade dos fatos, somos todos esquerdopatas. Abraços e muita luz e conhecimento!

      Resposta
  • 19/04/2018 em 21:33
    Permalink

    Eu pensei que o vídeo era falso. Então, o vídeo é verdadeiro mesmo?! Choquei!

    Resposta
  • 19/04/2018 em 19:44
    Permalink

    Concordo. Mas o Lula não é, em momento algum, um preso político, como a senadora fala. Independente das pessoas acharem que tudo foi um “golpe”, ele foi julgado por duas instâncias judiciais e foi condenado nas duas. Porquê vcs não falam sobre isso?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 17:02
    Permalink

    Pensei que este site era apolítico, sem tendências ideológicas, tampouco simpatias.
    No entanto, lendo a matéria onde interpretam o vídeo de Gleisi Hoffmann, e se negam a entrar no julgamento da matéria se o conteúdo do vídeo é verdadeiro ou não, ou seja, se as alegações são verdadeiras ou falsas, mas imediatamente defendem Gleisi, ou seja, entram em matéria de julgamento, emitindo parecer favorável que o vídeo, não desperta nenhum tipo, de solicitação de intervenção do MUNDO árabe, hoje constituído por inúmeros países, com inúmeros tipos de governo, com milhares de terroristas, promovendo milhares de crimes, contra seu próprio povo, e contra a humanidade, com ditadores bombardeando seu próprio povo, com armas químicas….
    Este é infelizmente, para a desgraça do maravilhoso povo árabe, no mundo, sua realidade.
    Dizer que Gleisi falou apenas para alguns, é no mínimo ofender a inteligência do povo brasileiro.
    O único governante amigo de Lula, era ditador, e foi posto na rua pelo seu próprio povo, com linchamento sumário.
    Pedir intervenção, ajuda para o mundo árabe, em sua maior e mais importante rede de comunicação, fazendo denúncias contra a democracia brasileira, e contra esforço do Brasil em livrar-se da corrupção, dando ao mundo sentimento de perseguicao politica, e pedindo intervenção estrangeira, para “as injustiças aqui praticadas”, pelos livres poderes republicanos aqui constituídos, é uma afronta, que só petistas se negam a respeitar.
    Perderam um fiel cliente!

    Resposta
    • 20/04/2018 em 15:08
      Permalink

      É o contrário, quem escreveu sobre o vídeo é que interpretou que o “todos” significa “os terroristas”.
      – Resumindo: Ela falou para “mundo árabe apoiar”. No boato temos “para os terroristas invadirem”. Isso esta muito longe de ser a mesma coisa. 0 em resumo e em interpretação. Simples leitura do vídeo.
      Portanto é boato e fim.

      Resposta
  • 19/04/2018 em 16:51
    Permalink

    Ok. A Gleisi Hoffman não falou para terroristas. Mas ela falou para os árabes ou este vídeo, com a voz dela é montagem?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 15:22
    Permalink

    Por que ela falou em público? São 2 respostas respostas para isso. Ela é uma sestrambelhada, pedir ajuda para árabes ,o que tem eles haver? Eles já tem seus problemas lá

    Resposta
  • 19/04/2018 em 14:22
    Permalink

    Gosto e uso muito esse site. Nessa argumentação específica, o texto está cheio de aspas desnecessárias indicando não se sabe o quê exatamente. ““Vende a tese de que””, usada no texto com aspas, significa o que significa: “ vende a tese de que”. Por que as aspas? Qual outro significado vcs tentaram dar às expressões aspadas?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 14:19
    Permalink

    Dessa vez serei obrigado a discordar nos aspectos de interpretação (não dos fatos!). Ok, ela nao cita terroristas, nem todo árabe é terrorista (aliás a grande maioria deles não é), mas sabemos que boa parte dos terroristas mundiais são muçulmanos (de varias nacionalidade, porém em sua maioria de origem árabe). O caso é sempre a interpretação do copo meio vazio e meio cheio. As charges da revista francesa afetaram todos os muçulmanos, mas um pequeno grupo de muçulmanos atacou a revista. O importante aqui é que a provocação atingiu o público alvo além de outros. Em segundo lugar. Porque especificamente o povo árabe ? Lula se aproximou da China, África do Sul e diversos outros países. Se fosse a Dilma, que tem origen do Oriente Médio, eu aceitaria, mas a senadora não tem qualquer origem ou ligação com o povo árabe. Mas todos sabemos que isso foi uma provocação, para mandar um recado de até onde o PT pode chegar. Sempre fui simpático ao PT, mas acho que houve a ultrapassagem de um limite ético, moral, político e de bom senso. Ao gravar este vídeo, a senadora pode não ter feito nada de ilegal (não sei ainda…), mas ameaçou todo o brasileiro com a possibilidade do caos. Foi o mesmo que dizer que tem um botão nuclear e pode usar a qualquer momento…

    Resposta
  • 19/04/2018 em 14:16
    Permalink

    Eu não entendi ou o Boato.org está tentando justificar a insanidade de uma das senadoras foi das da República?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 13:01
    Permalink

    O fato da senadora não ter chamado o ESTADO ISLÂMICO – Grupos Terroristas – O que de fato não ocorreu… Gerou este bom sofisma do grupo BOATOS… Que faz pensar que ela é inocente de tudo… Uma senadora ir a países e começar a denegrir todo o sistema judiciário e mentir quanto ao motivo real da prisão do criminoso Lula, afirmando ser PRESO POLÍTICO, de fato é crime LESA PÁTRIA… Em sua função de senadora do BRASIL a impõe como defensora das instituições do BRASIL, o que em momento algum fez… Sim o BOATO se fez BOATO ao ser construído dentro de uma VERDADE com a intenção de ao desmascarar o BOATO, também se negasse a VERDADE… Está é a via que agora percorre o BOATO dentro da VERDADE…

    Resposta
    • 20/04/2018 em 15:14
      Permalink

      Não faz pensar nada, nem conta ou a favor. Simplesmente diz que o que esta sendo divulgado é boato, portanto para obter algo mais realista, deve-se interpretar o vídeo e buscar fontes mais confiáveis.
      Ou seja, se alguém ler o boato e pensar “Mas a Gleisi fez o correto” e outro olhar o mesmo boato e pensar “A Gleisi quer destruir o Brasil”. Essas duas pessoas estarão completamente erradas, não se deve pensar nada sobre o boato pois, como o próprio nome diz, é boato. Use as fontes confiáveis e , depois, solte opiniões.
      É muito sem noção soltar opiniões sobre um conteúdo que não é conexo e é um boato.

      Resposta
  • 19/04/2018 em 12:25
    Permalink

    Os jornais não dizem que ela convocou “terroristas”.
    Mas qual a intenção dela chamar o mundo para vir libertar o Lula?
    E a lei da soberania nacional?
    O que eles querem com isso?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 10:41
    Permalink

    Falou muito petista, mas não adiantou. Porque pedir ajuda a arábes, justamente na Al Jazeera? faltou explicar…

    Resposta
  • 19/04/2018 em 10:12
    Permalink

    E essa tradução fake, vão publicar algo sobre ela?
    https://www.youtube.com/watch?v=jtKE0rCbW5M
    Entendo um pouco de árabe e nada do que o apresentador fala tem a ver com a legenda. Infelizmente não consegui encontrar a notícia original, que no caso seria a melhor prova contra.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 09:02
    Permalink

    Com todo respeito , mas vi o vídeo diversas vezes e juntando o comportamento da senadora aqui no Brasil, ficou claro que a intenção dela é provocar o caos institucional… Com teu texto você demonstra completa ignorância polícia e desconhecimento do tema. Você precisa analisar o vídeo dentro de uma conjuntura adotada pelo pt. O objetivo sempre foi criar o caos! Agora me responda uma coisa , de que maneira os muçulmanos podem ajudar lula, como o MsT? Quem iria ajudar o Lula não são os muçulmanos do bem? No Brasil já se pratica o terrorismo com MST. Greisi dia que o querido ex presidente está preso injustamente e pede ajuda na tv árabe… Que tipo de pessoa vai sair do país dela pra ajudar Lula? Você foi infantil demais na análise do vídeo…

    Resposta
  • 19/04/2018 em 04:59
    Permalink

    Alguém aqui acredita nesse boatos.org pelo amor de Deus

    Resposta
  • 19/04/2018 em 02:05
    Permalink

    Discordo em parte da afirmação que Gleisi não está tentando um apoio de terroristas! Acho que ela deveria ser condenada e presa pois cometeu um crime.
    De certo modo está está sim, apelando ao terroristas muçulmanos que salvem Lula da prisão, mesmo que isso não seja do interesse deles.
    Ela vai tentar de tudo e com esse vídeo, ela está desafiando as Leis brasileiras, dizendo que Lula é inocente e é preso político. Lugar de Ladrão corrupto é na cadeia e ele assim como Maluf e outros, achavam que nunca iriam ser presos, então arquem com as consequência dos seus atos, embora tardia.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 01:55
    Permalink

    É NECESSÁRIO QUE AS NOTÍCIAS SEJAM DADAS HONESTAMENTE! QUE NÃO SE CONFUNDA O LEITOR O QUAL, DESAVISADO, ACREDITA EM TODAS AS MENTIRAS E FALSIDADES QUE SÃO NOTICIADAS DESONESTAMENTE PELO PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA), DO QUAL VOCÊS, PARECE-ME, SÃO UM DOS MAIORES PARTIDÁRIOS!. QUE SITE ZINHO MAIS COXINHA ESSE boatos.org!

    Resposta
  • 19/04/2018 em 01:31
    Permalink

    Senadora sem o mínimo preparo intelectual, embora
    formada em direito.
    Infelizmente o povo do glorioso e desenvolvido estado do Paraná elegeu mau esta porcaria.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 01:15
    Permalink

    GH não “vende a tese de que a prisão foi injusta” e sua “versão da história”.
    Ela afirma que Lula é preso político, os juízes são parciais e o processo ilegal. Em rede de TV “uma das maiores do mundo”.
    “Até aí tudo bem”?????
    Suponho que a finalidade de Boatos seja esclarecer e desmentir “fake news” e não emitir opiniões.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 00:44
    Permalink

    Vocês são esquerda né da pra perceber, sempre defendendo os petralhas cruis credo que horror. Tô fora….

    Resposta
  • 19/04/2018 em 00:43
    Permalink

    Basta assistir o vídeo pra perceber sim o “convite” ao mundo árabe pra vir lutar pela libertação do Lula e dizendo que ele é um preso político o que não é verdade.

    Resposta
  • 19/04/2018 em 00:34
    Permalink

    A questão é que por que fazer um vídeo e com legendas árabes?
    A língua mundial adotada é o inglês e não foi utilizada. Por que não?

    Resposta
  • 19/04/2018 em 00:30
    Permalink

    No mínimo irresponsável essa declaração dela para essa rede Árabe, uma inconsequente, como q maioria dos políticos

    Resposta
  • 19/04/2018 em 00:03
    Permalink

    Certo, então me respondam, qual é então o interesse da senadora, em citar o mundo árabe?

    Por que – segundo ela – nosso petróleo está sendo entregue aos gringos?

    Qual intuito dela usar a tv al jazira?

    A política externa, está sendo ditada pelo departamento de estado norte-americano?

    O que de fato ela quer provocar no mundo árabe, com essa declaração?

    Resposta
  • 18/04/2018 em 23:57
    Permalink

    Não passa de um esquerda terrorista também, essa louca quer é guerra mesmo! #boato é esse post, ela é terrorista mesmo!

    Resposta
  • 18/04/2018 em 23:14
    Permalink

    Muito me espanta a quantidade de desmentidos desse site com relação ao PT! Ora todos nós sabemos que esse partido está envolvido em falcatruas até a medula!! Sou apartidária ! Quero o melhor para o meu País e com certeza não é o PT que representa os meus anseios e muito menos essa CORJA de políticos LADRÕES que sugam a Pátria!! Fora cambada de políticos Quadrilheiros!!

    Resposta
  • 18/04/2018 em 23:09
    Permalink

    Não é boato não, nas entrelinhas ela quis dizer isso sim.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 23:01
    Permalink

    Em sua empáfia descomunal, essa desorientada presidentA do PT enviou sim uma “insinuação” ao “povo islâmico” para que reajam!
    Isso é MUITO claro e óbvio.
    Lógico que a falastrona só fez um papel de idiota , mas em vários tópicos insinua uma “dívida moral” que os muçulmanos supostamente teriam com o Lula … numa tentativa de “coalizão” entre as nações árabes e essa tosca empreitada petista.. pffff …

    Resposta
  • 18/04/2018 em 22:57
    Permalink

    Tá…mas o vídeo é verdadeiro ou não na rede árabe???

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)