Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fala de Alexandre de Moraes sobre “corroer a democracia” foi retirada de contexto para criar fake news

Fala de Alexandre de Moraes sobre “corroer a democracia” foi retirada de contexto para criar fake news

Alexandre de Moraes disse que quer cativar o eleitorado e corroer a democracia, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes disse que tem o plano de cativar o eleitorado e corroer a democracia.

Análise

Mais do normalmente (o que já não é pouco), o ministro do STF Alexandre de Moraes tem sido alvo da desinformação na internet. A últimas das histórias que está viralizando por aí aponta para uma “confissão” dele em uma palestra.

Um vídeo dele falando sobre a democracia está viralizando com acusações de que Alexandre de Moraes estaria revelando seus planos maléficos. Leia uma das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Vejam a verdade por trás das cortinas ,vejam o que o Comunistas das trevas pensam em fazer ,vamos viralizar, espalhem 🔥🔥 O mesmo discurso do Adolph Hitler. Versão 2: Com a palavra o ministro Alexandre de Moraes: “Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.” Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia, não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substitui-la.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

A história está viralizando com todas as forças na internet e tem chamado atenção por aí. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo de Alexandre de Moraes que está circulando na internet? 2) Alexandre de Moraes admitiu que quer corroer a democracia por dentro? 3) O ministro tem razão no que está falando?

Qual é o contexto do vídeo de Alexandre de Moraes que está circulando na internet?

O vídeo em questão foi gravado em fevereiro de 2024, na semana de recepção de calouros e calouras da USP. Na ocasião, Alexandre de Moraes, que é professor associado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, falou ao público sobre a democracia e o meio digital.

Alexandre de Moraes admitiu que quer corroer a democracia por dentro?

Em nenhum momento, o ministro fez a admissão de que “quer corroer a democracia”. Na realidade, ele apontou que este seria o plano de quem espalha discurso de ódio e desinformação em redes sociais.

O vídeo que está circulando foi cortado para que houvesse a impressão de que estava falando em primeira pessoa. Porém, a fala foi referindo a estes grupos. Leia a transcrição e assista ao vídeo:

[…] e depois as famosas fake news. é uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada. Isso com método de ataque à democracia. Isso teve método. A partir de estudos, estudos feitos e aprimorados na extrema direita norte-americana, Isso teve método para se atacar os três pilares das democracias ocidentais.

Ó… a partir de cativar “vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro, sem um discurso tradicional, de golpe, de acabar com a democracia? Não, vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir”.

Não por outros motivos, a palavra liberdade é a mais utilizada pelos extremistas. Defesa da Liberdade, a liberdade deles, mas é a palavra mais utilizada nas redes sociais. […]

O ministro tem razão no que está falando?

Não podemos negar que Alexandre de Moraes, como responsável pelo inquérito das fake news, tem conhecimento de causa. Pela nossa visão e contato com o tema desinformação, podemos dizer que, sim, há um método na disseminação das fake news e, também, um objetivo a ser alcançado com elas (principalmente, quando falamos de mentiras que se entrelaçam).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes tenha dito que deseja corroer a democracia e conquistar o eleitorado. Na palestra em questão, ele estava falando do método adotado pela extrema-direito para tentar ganhar o poder com a ajuda da desinformação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).