Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostraria “meme do PT” em prédio do Elon Musk em Nova York é montagem

Vídeo que mostraria “meme do PT” em prédio do Elon Musk em Nova York é montagem

Elon Musk coloca meme do PT em prédio de Nova York, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk colocou um meme do PT (com jumentos petistas) no topo de seu prédio em Nova York.

Análise

O assunto Elon Musk está dando pano para manga quando falamos de fake news na internet. Agora, começou a circular na internet o que seria uma nova provocação do dono do X contra o PT.

Um vídeo de um “meme” de um jumento com uma camiseta do PT está circulando junto com mensagens que apontam que Elon Musk teria colocado a imagem em um dos seus prédios de Nova York. Leia a mensagem que circula online e veja o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Brasil vira meme em Nova York está fixado nkm dos prédios do Elon Musk … bem feito petistas jumentos viramos piada INTERNACIONAL #fazoL de novo …

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Vimos a mesma mensagem e o mesmo vídeo viralizando com força em diversas contas em redes sociais. Até o erro de digitação em “nkm” (que denota um compartilhamento em massa automatizado) está nas mensagens.

Por conta da viralização, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Elon Musk colocou um meme do PT em um dos seus prédios em Nova York? 2) De onde surgiu o vídeo que mostrar o meme do PT em Nova York? 3) Elon Musk fez alguma provocação do tipo contra o PT?

É verdade que Elon Musk colocou um meme do PT em um dos seus prédios em Nova York?

Não. O primeiro motivo está na ausência da informação em qualquer fonte confiável. Se a história fosse real, viraria com certeza notícia na mídia e geraria, inclusive, reações por parte do PT e da esquerda no Brasil. Porém, nada há.

Segundo, é possível ver que a imagem é uma montagem um tanto quanto tosca. Além da diferença na iluminação do telão (que não passa de uma foto) e do ambiente, as bordas da imagem denotam uma montagem. Ao buscar pela origem do vídeos, as desconfianças viraram certeza.

De onde surgiu o vídeo que mostrar o meme do PT em Nova York?

A imagem tem uma marca d’água do CapCut (programa de edição de vídeos da mesma empresa do TikTok) e de um perfil no TikTok chamado “pedacobrasil”. Lá, encontramos o vídeo e a informação de que se trata de um template de vídeo para que sejam realizadas montagens. Neste link, do próprio CapCul, há a imagem original. 

O caminho do fake foi o seguinte. O cidadão dono da conta fez a montagem em questão e teve algumas visualizações. Depois disso, alguma boa alma baixou o vídeo, criou a história fake de “Elon Musk” e o telão (algo que não tinha na mensagem original) e saiu espalhando de forma automatizada. A partir daí, é só esperar o fake rodar.

Elon Musk fez alguma provocação do tipo contra o PT?

Não. Por mais que esteja em pé de guerra contra o PT, Elon Musk não fez nenhuma provocação com jumento, picanha e outras coisas. Hoje mesmo, desmentimos um fake que apontava que o bilionário citou “capim” como alimento de eleitores de Lula. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk colocou um telão em um prédio em Nova York com um meme do “jumento do PT”. O vídeo é uma montagem e a história não passa de um fake que resolveram viralizar por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).