Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Elon Musk tenha falado sobre “petistas comerem três vezes ao dia” ao falar sobre “plantar capim”

É falso que Elon Musk tenha falado sobre “petistas comerem três vezes ao dia” ao falar sobre “plantar capim”

Elon Musk respondeu Lula ao falar sobre capim e promessa de petistas comerem três vezes ao dia, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Elon Musk disse “quem prometeu que os petistas iriam comer 3 vezes ao dia foi Lula” ao falar sobre “nunca ter plantado capim”.

Análise

As redes sociais à direita estão em polvorosa com os embates entre Elon Musk e autoridades brasileiras. Tanto que, agora, até uma suposta resposta dele para Lula viralizou na internet.

De acordo com mensagens que estão sendo compartilhadas em redes sociais, Elon Musk teria respondido a uma fala de Lula sobre “pé de capim”. O bilionário teria dito que não plantaria pé de capim porque foi Lula que prometeu que os eleitores iriam “comer três vezes ao dia”. Leia:

Após Lula dizer que Elon Musk nunca plantou um pé de capim, o bilionário responde aprovocação: “Quem prometeu que os petistas iriam comer 3 vezes ao dia foi Lula e não eu, ele que plante”

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

A história deixou muita gente alucinada, mas não procede. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Qual é o contexto da fala de Lula sobre capim e a indireta a Elon Musk? 2) Elon Musk disse que não plantaria capim por causa da promessa de Lula com eleitores? 3) O bilionário deu alguma resposta ao presidente do Brasil?

Qual é o contexto da fala de Lula sobre capim e a indireta a Elon Musk?

No dia 10 de abril, Lula fez uma fala para o empresariado brasileiro em que, sem citar Elon Musk, fez uma indireta ao bilionário dono do X e da Tesla.

Ele disse a seguinte frase: “O crescimento do extremismo de extrema-direita se dá o luxo de permitir que um empresário americano que não produziu um pé de capim nesse país ouse falar mal da Corte brasileira e dos ministros brasileiros”.

Elon Musk disse que não plantaria capim por causa da promessa de Lula com eleitores?

Não. Assim como outras histórias falsas que circulam em redes sociais, a suposta resposta (com uma alusão de que eleitores de Lula comem capim) “brotou” em redes sociais sem qualquer fonte confiável.

O bilionário deu alguma resposta ao presidente do Brasil?

Não. Neste caso, não há qualquer resposta direta a essa fala de Lula. Elon Musk (que, na realidade, é sul-africano) até fez posts sobre a “liberdade de expressão no Brasil”, mas não falou nada diretamente sobre Lula e seus eleitores.

Conclusão

Fake news ❌

Elon Musk nada falou sobre eleitores de Lula comerem capim ou algo do tipo. A mensagem que está circulando na internet é uma postagem inventada que nada tem a ver com falas do dono do X.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).