Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputado Edinho Bez gravou áudio sobre greve e renúncia de Temer #boato

Deputado Edinho Bez gravou áudio sobre greve e renúncia de Temer #boato

Boato – O deputado Edinho Bez gravou um áudio para o vereador Cláudio do Raio-X dizendo que o governo tem um acordo com a Globo para eleger o Meirelles, que a greve atrapalhou os planos, que Villa Bôas deu um ultimato ao governo, que Temer vai renunciar e governo já caiu.

Seguindo os nossos desmentidos relacionados à greve dos caminhoneiros (estamos cansados do assunto, mas vamos lá), vamos falar de mais um “áudio bomba” que surgiu na internet. Em meio a tantos “especialistas de zapzap” opinando a respeito dos rumos da política no Brasil, uma gravação chamou atenção.

Acompanhado de uma tímida mensagem que descreve “olha o que o Edinho Bez disse” (dentre outras variações), o áudio seria do deputado federal (na verdade, não é deputado, mas vamos falar com detalhes na parte do desmentido) Edinho Bez (MDB-SC) ao vereador da cidade de Imbituba Cláudio do Raio-X (MDB). No conteúdo, Edinho teria contado sobre o que está acontecendo durante a greve dos caminhoneiros e teria sentenciado: “o governo já caiu”. Leia a transcrição do áudio e escute o conteúdo:

Claudião. Só não vaza esse áudio, por favor. A jogada que eles fizeram aqui no Planalto era a seguinte: como eu tinha te falado que esses dias, o governo tem um acordo com a Globo para empurrar com a barriga até às eleições. Tu sabe né. Pois é. Isso porque que nas eleições quem vai ganhar é o Meireles. Claro que vai ganhar porque as urnas são fraudadas. Isso tu também já sabia. Só que com essa greve dos caminhoneiros, o Villas Bôas chegou e falou para o Temer assim: não dá mais pra segurar. 50% dos generais já estão contra o teu governo. Se essa greve durar até domingo, segunda-feira tu vai ter que renunciar. Simplesmente só deu o recado. Não deixou o Temer responder e ficou por isso aí.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

E aí qual foi a ideia daquele burro do Padilha? Pega uns cara que se dizem do movimento, junta eles para fazer a reunião, todo mundo assina o acordo, chama só a Globo e diz que a greve acabou e pronto. Com isso, ele achou que a população vai ver que a greve acabou e o exigir que os caminhoneiros voltem a trabalhar normalmente. A ideia parecia boa, só que tem um problema: o acordo é muito estúpido e mesmo se os cabeças do movimento assinassem aquele documento, os caminhoneiros não iriam aceitar porque não adianta tirar 10, 20, 30, 50 centavos do diesel se na Bolívia o nosso combustível não passa de R$ 2. É lógico que os caras não iriam cair nesta historinha.

Agora o Temer mandou o exército para desobstruir as estradas, mas o problema é a paralisação. Não é a obstrução. Diante disso o exército não pode obrigar os caminhoneiros a trabalharem, pode apenas obrigar a desobstruir as estradas. Vou te falar uma coisa esse governo já caiu, meu amigo. Claudião, só não vaza se áudio por favor.

Deputado Edinho Bez gravou áudio sobre greve e renúncia de Temer?

É claro que uma “bomba” dessas que envolve os nomes da Globo, do governo, do Exército e dos caminhoneiros iria viralizar. Mas será mesmo que Edinho Bez gravou o tal áudio e compartilhou por aí? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A história já começa com uma informação errada. Apesar de falarem que o áudio é do “deputado Edinho Bez”, o político (que foi eleito por seis vezes para o Congresso) não ocupa atualmente o cargo de deputado. Ele, que é suplente na Câmara, está atualmente com um cargo comissionado no Ministério da Justiça.

Para além disso, o áudio segue aquele mesmo tom alarmista (que tem sido a tônica destes protestos) e cita teses já desmentidas em outros boatos como, por exemplo, a de que o Exército deu um prazo para que Temer renuncie (desmentido aqui). Se o áudio tivesse sido gravado por Edinho Bez já seria de se desconfiar. Mas nem isso é real.

Analisamos o áudio (que, início estava circulando como anônimo na web). Apesar da semelhança do tom de voz, vimos que há algumas diferenças entre o sotaque da pessoa do áudio e do ex-deputado. Duas mais fáceis de perceber: o “te” (de seguinte) no final de uma palavra (o do áudio é mais aberto), o do deputado é mais parecido com “ti”. A outra é o “r” no final de uma palavra (como em cair): o do áudio é mais “interiorano”. O do deputado é mais similar com sotaque sulista. Confira as diferenças aqui.

Entramos em contato com o MDB de Laguna (que abrange Imbituba, reduto eleitoral de Edinho Bez e Cláudio do Raio-X) e falamos com o coordenador regional Mauro Candemil (que é prefeito de Laguna). Ele negou ao Boatos.org que o áudio seja de Edinho. “A família já desmentiu no Facebook e, vamos pensar bem, nem teria como ele saber desse monte de coisas”, afirmou.

Edinho Bez não tem perfis ativos em redes sociais desde que saiu do Congresso. Porém, Leatrice Bez, sua filha, fez um post denunciando a farsa. De acordo com ela, o áudio é falso e a família vai tomar as providências jurídicas contra os autores. Veja o que ela falou:

Se você recebeu um áudio que nos liga diretamente, já sabe que a voz e sotaque não procedem, tampouco as gírias, palavrões e o jeito de falar da pessoa que gravou. Bora trabalhar no sábado para combater esse crime cometido por um oportunista covarde. Eu a e Lelê fazendo a degravação de um áudio mentiroso que anda circulando por aí!

Resumindo: além de a história que circula online narrar uma tese que já foi desmentida no Boatos.org (de que o Exército vai assumir o poder na semana que vem), e o sotaque ser um pouquinho diferente, a família de Edinho Bez e o partido dele já desmentiram a informação. Ou seja: pelo que tudo aponta e até que se prove o contrário, é só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Marcações: