Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Doria acaba de declarar que está tomando cloroquina para se tratar da Covid-19 #boato

Doria acaba de declarar que está tomando cloroquina para se tratar da Covid-19 #boato

Doria acaba de declarar que está tomando cloroquina para se tratar da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, acabou de declarar que está fazendo uso da cloroquina para se tratar da Covid-19. Ele disse que toma porque está seguindo os médicos e não Bolsonaro.

Desde quando a pandemia da Covid-19 se tornou uma triste realidade nas nossas vidas, o que não têm faltado na internet são informações falsas que visam atacar governadores ou defender o uso da cloroquina. No caso de hoje, duas informações se juntaram em uma.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet e, em alguns casos, printam uma notícia do site da revista Rolling Stone, o governador de São Paulo, João Doria declarou que está tomando cloroquina para se tratar da Covid-19. Doria teria, ainda, dito que “segue os médicos” e não Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: O safado do Dória acaba de declarar que está tomando cloroquina, desgraçado, matou centenas de Paulistas. Versão 2: Com Covid-19, Doria diz que toma cloroquina e alfineta: ‘Sigo os médicos, não Bolsonaro’. Versão 3: Doria Não Resistiu.Tomou a Cloroquina e Azitromicina. Tomou por Ordem do Médico dele. Não tem problema. Prova que poderia ter Salvado Muitas Vidas. Versão 4: Alguém aí lembra que Doria era contra a Cloroquina? Pois é. É contra para os povo, mas ele está tomando para tratar covid que contraiu. Canalha hipócrita!

Doria acabou de declarar que está tomando cloroquina para se tratar da Covid-19?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As mensagens se espalharam com muita força em redes sociais. Em alguns casos, os textos eram acompanhados de xingamentos ao governador de São Paulo. O que muitas pessoas que soltaram palavras como “safado, canalha e hipócrita” contra Doria não sabem é a informação de que ele estaria se tratando com cloroquina é falsa.

Como falamos lá no início do texto, o histórico desse tipo de boato já nos deixa um tanto quanto desconfiados. Só para citar um exemplo, temos um caso muito parecido com o de hoje: o boato que apontava que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, teria feito uso da cloroquina.

Assim como no caso de Covas, o governador João Doria, ao contrário do que apontam as mensagens que circulam online, negou que esteja tomando cloroquina (ou hidroxicloroquina). Em entrevista à CNN Brasil, João Doria disse as seguintes palavras: “Só tomo aquilo que os médicos recomendaram, não o que o presidente Bolsonaro recomenda”.

Mas como explicamos o print da Rolling Stone (uma fonte confiável) falando que Doria havia confirmado o uso do remédio? A resposta é simples: erro jornalístico, a chamada “barrigada” (acontece com os melhores veículos). É fato que o site da revista em questão publicou uma matéria com o título “Com Covid-19, Doria diz que toma cloroquina e alfineta: ‘Sigo os médicos, não Bolsonaro’”.

Porém, quando o erro foi percebido, a matéria errada foi apagada e substituída por outra com o título “Com Covid-19, Doria diz não tomar cloroquina e alfineta: ‘Sigo os médicos, não Bolsonaro’”. Essa, sim, pode ser acessada aqui. 

É importante citar que todos os adjetivos contra Doria nada têm a ver com a matéria da revista em questão. Os xingamentos vieram puramente da cabeça de pessoas não são muito simpáticas a ele.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que estão viralizando na internet, Doria não declarou que está tomando cloroquina. Em entrevista à CNN, ele disse justamente o contrário disso. Além disso, a Rolling Stone já corrigiu a informação errada sobre o tratamento do governador de São Paulo. Ou seja: o que está circulando online é um print de um conteúdo que já foi corrigido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK