Doria cogita cortar fornecimento de luz entre 0h e 6h em São Paulo, aponta Veja #boato

Boato – Publicação da revista Veja aponta que o governador de São Paulo, João Doria, está cogitando cortar o fornecimento de energia elétrica entre 0h e 6h para que lockdown seja respeitado.

Infelizmente, estamos falando, dia após dia, que o Brasil quebrou o recorde de mortes por Covid-19. No meio disso, estados estão buscando tomar medidas cada vez mais restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus. No meio disso, críticas infundadas (como mostramos aqui) sobre o isolamento têm começado a surgir na internet. Uma delas usa como “pano de fundo” uma suposta publicação da revista Veja.

De acordo com um print da publicação, o governador de São Paulo, João Doria, teria afirmado que cogita cortar o fornecimento de energia elétrica durante a madrugada no estado. A medida seria tomada para que o lockdown seja respeitado. Leia o texto que circula online:

Veja: Governador de São Paulo João Dória cogita cortar o fornecimento de luz entre 00:00 e 06:00 da manhã. Media extrema será adotada, caso a fase emergencial nao seja respeitada pelos paulistas. Equipe da Veja teve acesso ao documento em analise pelo centre de gerenciamento do palacio dos bandeirantes.

Doria cogita cortar fornecimento de luz entre 0h e 6h em São Paulo?

O print se espalhou muito em redes sociais, principalmente pelo WhatsApp. Porém, não é verdade que o governador João Doria está pensando em desligar a luz dos paulistas entre 0h e 6h. Também não é verdade que a Veja deu a tal informação.

Sempre citamos que uma das principais características de boatos online é a presença de erros de português em uma mensagem. Quando se tratam de erros em uma mensagem atribuída a uma publicação jornalística, as desconfianças de que se trata de um boato aumentam. É o caso do texto em questão.

O suposto print da Veja tem erros que vão desde o nome de João Doria (grafado como Dória) até a falta de acentuação em palavras como análise (analise), palácio (palacio) e não (não). Há ainda erros de digitação como em medida (media) e de formatação de palavras como em 00:00 (0h), 06:00 (6h) e Palácio dos Bandeirantes (palacio dos bandeirantes).

Mesmo muito desconfiados de que a publicação não tenha saído da Veja, fomos buscar pelo conteúdo em questão. Como esperávamos, nada encontramos em relação à tal matéria. Ao procurar pelo suposto horário da publicação (11 de março) e autoria (Eduardo Gonçalves), chegamos a essa matéria. O título real é “SP anuncia fase emergencial, com veto a cultos, futebol, praias e parques”. Não há nada na matéria falando em “corte de energia”.

Para completar, o próprio governo de São Paulo e o governador João Doria desmentiram a informação. Em publicação no Facebook, Doria afirmou o seguinte: “Mais uma fake news que precisamos desmentir. Dessa vez, utilizaram de forma leviana a marca da Revista Veja para dar credibilidade à notícia falsa. Inacreditável as sucessivas tentativas com o objetivo de desinformar a população. #ChegaDeFakeNews”.

Resumindo: a história que aponta que o governador de São Paulo João Doria afirmou que cogita cortar o fornecimento de luz no estado é falsa. Também é falsa a informação que aponta que a Veja publicou conteúdo relacionado ao assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet