Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deltan Dallagnol diz a Moro “não temos provas quanto ao triplex” em conversa vazada #boato

Deltan Dallagnol diz a Moro “não temos provas quanto ao triplex” em conversa vazada #boato

Boato – Em conversa vazada, o procurador Deltan Dallagnol disse “não temos provas quanto ao Triplex” a Sérgio Moro. Moro respondeu “não se preocupe, faz a denúncia que eu aceito e condeno!”.

Nos últimos dias, o vazamento das conversas entre o ministro da Justiça (na época juiz federal) Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol tomaram conta do noticiário político. Em meio à expectativa de novas revelações e debates sobre desdobramentos, muita coisa falsa está circulando online. Há alguns dias, desmentimos um diálogo falsamente atribuído aos dois. Não foi o único.

De acordo com postagens em redes sociais e uma imagem que viralizou no WhatsApp, Dallagnol teria admitido a Moro que não tinha provas no caso do triplex de Lula. Moro teria respondido que, mesmo assim, condenaria. Leia: “#desMOROnando. Deltan diz a Moro: “não temos provas quanto ao Triplex”. Moro responde: “não se preocupe, faz a denúncia que eu aceito e condeno!”, diz a mensagem.

Deltan Dallagnol disse a Moro “não temos provas quanto ao triplex” em conversa vazada?

A tal descrição do suposto diálogo ganhou corpo e viralizou com força na internet. Mas será mesmo que Deltan Dallagnol admitiu a Moro que não tem provas e Moro falou que condena mesmo assim? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Dada a complexidade da acusação e caraterísticas da mensagem (como a falta de citação de fontes confiáveis), seria de bom grado verificar mais detalhes a respeito do suposto diálogo. E foi justamente isso que fizemos.

Ao olhar a lista de reportagens do The Intercept sobre as conversas entre Moro e Dallagnol, não achamos o teor da conversa. O que existia, de acordo com o The Intercept, era um receio de Moro sobre a denúncia do triplex. Três detalhes: a declaração não foi feita em conversa com Moro, o receio desapareceu (ou pelo menos diminuiu) com o passar do tempo e não há declarações como a descrita no texto.

A tese da conversa de “Moro e Dallagnol” é derrubada com mais dois itens. 1) Em checagem, o site Aos Fatos consultou o The Intercept que confirmou que o tal diálogo não existe. 2) Não há qualquer repercussão sobre o assunto em fontes confiáveis. Se fosse real, seria um escândalo (ainda maior) na mídia.

Resumindo: a história que aponta que Deltan Dallagnol disse a Moro “não temos provas quanto ao triplex” e teria ouvido como resposta “condenaremos mesmo assim” não procede. É mais um boato sobre o assunto que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.