Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Print de conversa de Moro e Dallagnol sobre candidatura de Lula e falta de provas vaza na web #boato

Print de conversa de Moro e Dallagnol sobre candidatura de Lula e falta de provas vaza na web #boato

Boato – Em print de conversa, Sérgio Moro afirma para Deltan Dallagnol que está trabalhando para “evitar a candidatura” de Lula. Dallagnol respondeu falando que as provas contra Lula são inconsistentes. 

O vazamento de conversas (textos e áudios) entre o ministro de Justiça Sérgio Moro e o juiz Deltan Dallagnol, publicado pelo site The Intercept no último domingo (9 de junho de 2019), parou a internet e causou frisson nas redes sociais.

Na segunda-feira (10 de junho de 2019), o Conselho Federal e o Colégio de Presidentes Seccionais da OAB aprovaram, por unanimidade, a recomendação de afastamento dos cargos públicos de todos os envolvidos no caso do vazamento de conversas, como Moro e Dallagnol.

E, de acordo com publicações na internet, a decisão seria correta, uma vez que o ministro Sérgio Moro teria afirmado que estaria trabalhando para “evitar a candidatura” de Lula, em conversa com o Juiz Deltan Dallagnol. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“Moro: – Não consigo julgar esta semana, mas garanto que vai ser a tempo de evitar a candidatura. Dallagnol: – A inconsistência nas provas vão fragilizar a condenação, precisamos acelerar, pois as ligações eu já falei, não provam diretamente atos ilícito do réu. –

Moro: Aqui no TRF4 tem 4 amigos que vão adiantar os trabalhos, toda sentença ja está combinada, vamos apenas lapidar traços após os recursos. Dallagnol: – Se precisar, avisa que fazemos outra apresentação para fortalecer a opinião publica, temos a globo e o estadão do nosso lado, garan tiram cobertura total.

Moro: – Nosso problema é outro, o Haddad, este vai ganhar força, vocês não conseguem fazer algo para impedir a candidatura? Dallagnol: – Até estamos forçando investigações e acusações, mas não existe nada que possa garantir tecnicamente acusação real contra ele, vamos trabalhar”.

Print de conversa de Moro e Dallagnol sobre candidatura de Lula e inconsistência nas provas vazou na web?

As imagens apresentam acusações delicadas sobre as investigações da Operação Lava Jato e colocam ainda mais lenha na fogueira no caso do vazamento de conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. Mas em meio à confusão, o que pouca gente questionou foi a veracidade da imagem. Será que o print é realmente verdadeiro? A resposta é não.

Vamos aos fatos! Na realidade, o trecho da conversa que aparece no print não faz parte do conteúdo publicado pela reportagem do site The Intercept. Além disso, a suposta conversa entre Moro e Dallagnol na imagem publicada nas redes sociais possui acusações bem mais delicadas do que aquelas que foram apresentadas pelo site The Intercept. Na matéria original, aliás, as conversas mostram “apenas” que Moro sugeriu inverter a ordem de fases da Lava Jato, cobrou novas operações, deu conselhos e algumas pistas sobre as investigações e também antecipou uma decisão. Ou seja, nada de afirmar que estaria trabalhando para “evitar a candidatura” de Lula.

Vale ressaltar que a imagem publicada nas redes sociais foi uma montagem feita com base em imagens utilizadas pelo programa Fantástico para elucidar conversas entre pessoas. Entretanto, no programa exibido no dia 9 de junho de 2019, os jornalistas da atração apenas leram parte das conversas publicadas pela reportagem do site The Intercept (não utilizando o recurso da imagem).

Por fim, toda essa história de prints vazados nas redes sociais já foi desmentida por sites de fact-checking brasileiros. Um deles destaca que não existe menção a Fernando Haddad nas conversas publicadas pela reportagem do The Intercept. A única referência ao ex-candidato à Presidência da República que aparece nas conversas foi atribuída à procuradora do Ministério Público Federal Laura Tessler.

O próprio site The Intercept informou, em nota, que os diálogos que aparecem na imagem não fazem parte do arquivo recebido pelo site e não é responsável pela divulgação dos mesmos. E se você ler as matérias publicadas pelo site vai perceber que as imagens divulgadas pela reportagem são bem diferentes daquela divulgada nas redes sociais.

Em resumo: a história que diz que um print que mostra Sérgio Moro e Deltan Dallagnol falando sobre a candidatura de Lula vazou na internet é falsa! Ao ler a série de reportagens publicadas pelo site The Intercept, é possível perceber que as conversas que constam no print não fazem parte do arquivo publicado pelo site. Sendo assim, cuidado ao compartilhar certos conteúdos. Na dúvida, checar a informação sempre é o mais indicado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.