Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Declaração falsa: Ariano Suassuna diz que PT está apodrecido

Declaração falsa: Ariano Suassuna diz que PT está apodrecido

Declaração de Ariano Suassuna sobre o PT é falsa
Declaração de Ariano Suassuna sobre o PT é falsa

Boato – Escritor pernambucano teria dado declaração de que havia votado em Lula e Dilma, mas que não votaria mais porque o PT estaria apodrecido.

Textos de declarações falsas atribuídas a famosos na internet não são novidade. Boatos sobre os candidatos à Presidência da República também são frequentes, principalmente em época de eleições. A junção desses dois elementos está no boato que vamos apresentar hoje.

Falecido em 2014, Ariano Suassuna é considerado um dos mais célebres escritores da história do Brasil. Responsável por obras como O Auto da Compadecida, a morte de Suassuna deixou muitas pessoas tristes. E algumas de suas lições ficaram como exemplo para as pessoas.

Publicada e viralizada pelo recém-reeleito deputado federal Fernando Franscichini, uma dessas mensagens dava conta da revolta de Ariano Suassuna perante o PT, Lula e Dilma poucos dias antes de morrer. Leia a mensagem que estava sobre a foto dele:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Votei no Lula e na Dilma … Não votaria mais, tive que ceder aos fatos de que o PT que eles representam está apodrecido … Eles hoje representam o que pior já existiu na nossa política. Palavras de Ariano Suassuna

Como Ariano Suassuna não pode desmentir a história, o Boatos.org fará isso. Assim como nos casos de Ed Motta e Zagallo, a história envolvendo a declaração de Ariano Suassuna sobre o PT é falsa.

Tentamos procurar referências sobre a tal fala na internet e só achamos posts em redes sociais, fóruns e blogs que são contra o PT publicando o tal conteúdo. Tentamos procurar qual era o posicionamento de Ariano Suassuna sobre o PT e o que achamos?

Primeiro encontramos declaração de Suassuna apoiando o reeleição de Dilma em 2013. Na época, Eduardo Campos (que morreu 20 dias após Suassuna) não havia saído do governo para anunciar a candidatura.

Quando Campos anunciou que tentaria um cargo no Planalto, Suassuna passou a apoiá-lo. Nesta entrevista para a Folha, Suassuna fala que gosta de Dilma. Mas que o relacionamento com ela é menos fraterno do que com Lula.

Resumindo: a declaração de Suassuna sobre a podridão do PT é falsa. Ele realmente não votaria em Dilma (provavelmente votaria em Eduardo Campos), mas nunca falou que o PT é a pior coisa que aconteceu no mundo.