Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Damares Alves diz que CrossFit é coisa de LGBT e quer acabar com academias #boato

Damares Alves diz que CrossFit é coisa de LGBT e quer acabar com academias #boato

Boato – A ministra Damares Alves disse que deseja acabar com as academias de CrossFit do Brasil. Para ela, prática é “coisa de LGBT”.

Não há dúvidas. Dentre todos os ministros do governo Bolsonaro, a que mais gera polêmica (e também recebe ataques) é Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Não vamos entrar nos motivos, mas o fato é que volta e meia há alguma polêmica relacionada a ela viralizando na web. A exposição também a faz ser alvo fácil de fake news. Ou melhor, piadas que “viram fake news”.

A última que circula na web dá conta de que ela teria dado uma declaração forte em relação à prática do CrossFit (atividade da moda nas academias Brasil afora). Damares teria dito que gostaria que a prática acabasse porque é coisa de “LGBT”. Leia trechos da “notícia” que circula online:

Ministra Damares quer acabar com academias de CrossFit, alegando que é “Coisa de LGBT” BRASÍLIA – A Ministra Damares Alves, que ocupa a pasta do Ministério dos Bons Costumes, declarou na manhã de hoje que tomará medidas urgentes para proibir academias de CrossFit em todo o território nacional. Segundo a ministra, “CrossFit é coisa de LGBT, e não podemos incentivar essa prática”. […]

Damares Alves disse que CrossFit é coisa de LGBT e quer acabar com academias?

O que não faltou foi gente “comentando o comentário” de Damares. Dentre “Damares NÃO para de ser ridícula!”, “MAIS RIDÍCULA E BURRA COMO ESSA AI NÃO TEM!” e “O Brasil precisa urgentemente de uma intervenção intelectual”, uma pergunta fica no ar: será que a história é real? Não, não é. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Este já é o segundo caso na semana que uma piada publicada em um site de humor sobre Damares “transcende” o tom satírico e é interpretada como “verdade absoluta” por internautas (o primeiro foi esse aqui sobre cerveja bock).

Apesar de muita gente estar indignada com a ministra, o fato é que a história surgiu no site de humor Joselito Muller. Olha o que o “Joselito” escreve na descrição de seu perfil: “Joselito Müller é um personagem fictício que retrata as notícias do cotidiano, satirizando e figuras públicas em situações cômicas. Nada é neste site é verdade, mas poderia ser”.

Só para ter certeza de que Damares nunca disse nada a respeito do assunto, resolvemos procurar mais detalhes sobre as declarações. Como era de se imaginar, nada encontramos além de replicações do site citado.

Resumindo: não adianta você ficar xingando a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves e defendendo o CrossFit. A notícia que circula online é de um site de humor e está sendo levada mais a sério do que deveria na internet.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.