Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Coronel da Aeronáutica que não é bolsonarista grava áudio sobre o presidente #boato

Coronel da Aeronáutica que não é bolsonarista grava áudio sobre o presidente #boato

Coronel da Aeronáutica que não é bolsonarista grava áudio sobre o presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Coronel da Aeronáutica Picollini, que não é bolsonarista, afirmou em áudio que Bolsonaro vai vencer as eleições de 2022.

O clima político no Brasil anda à flor da pele. A proximidade das eleições presidenciais que vão ocorrer em 2022 tem animado os ânimos de muitos eleitores e gerado um número enorme de fake news.

Nos últimos dias, uma história que envolve o nome do suposto coronel da Aeronáutica Picollini tem circulado nas redes sociais e movimentado grupos bolsonaristas. Isso porque, de acordo com a história, o suposto coronel, que não seria bolsonarista, teria gravado um áudio onde afirma que Bolsonaro é um líder com grande apelo popular, que vai vencer as eleições em 2022 e que a imprensa odeia Bolsonaro, porque ele teria cortado as verbas destinadas à mídia.

Ainda segundo o áudio, o homem afirma que todo o Nordeste apoia Bolsonaro e que o atual presidente da República teria um exército composto por motociclistas (que seriam fiéis e iriam apoiá-lo em todos os momentos). De acordo com a publicação, a força deles teria sido mostrada durante as motociatas em apoio a Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“OUÇA PORQUE OS ARTISTA/ JORNALISTAS/ IMPRENSA EM GERAL COMUNISTA TEM RAIVA DE BOLSONARO, SECOU A TETA. Ouça a análise Coronel Veterano da Aeronáutica Picollini que não é  bolsonarista. Conhecedor de estratégias de guerra, estudou a Arte da Guerra, de Sun Tizu, e sabe das coisas. Você imagina qual é o verdadeiro exército de Bolsonaro? Você vai se surpreender. Ouça e veja o vídeo áudio  para ficar por dentro.

Olha só porque os repórteres tem raiva de Bolsonaro, começa a processar os Jornalistas que agiam como os PJ e cortam as verbas da imprensa e cria as motociatas e o povão começa a gostar dele do mesmo jeito e do estilo dele, nas próximas eleições não tem esquerda nem direita tem é Bolsonaro, esse é o medo da esquerda, pois eles sabem que vão perder as eleições mesmo, isso vai atrapalhar completamente os planos da China Comunista do STF, do PT, das pessoas que andam com Lula”.

Coronel da Aeronáutica que não é bolsonarista grava áudio sobre o presidente?

A história, claro, viralizou nas redes sociais, especialmente, em grupos bolsonaristas no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta da inexistência de um coronel “não-apoiador de Bolsonaro” com o nome descrito na mensagem.

Não é preciso pesquisar muito para descobrir que fake news sobre apoios falsos ao presidente Bolsonaro são comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que caminhoneiros iriam iniciar uma greve em apoio a Bolsonaro. Também a que indicava que Salim Mattar, dono da Localiza, teria gravado um vídeo criticando a quarentena e apoiando Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Fábio Assunção teria criticado Doria e defendido Bolsonaro em vídeo.

Não vamos entrar no teor do áudio, mas sim da autoria dele. Não é possível saber se o homem que aparece no áudio é, de fato, o que tem o nome citado na história. Entretanto, ao realizar uma busca pela origem da gravação, descobrimos que não se trata de um coronel e muito menos de alguém que não é bolsonarista. Não conseguimos descobrir a verdadeira origem do áudio, mas encontramos elementos que desmentem a história.

O áudio, na verdade, não foi gravado pelo suposto coronel Picollini. Ao procurar pelo nome, descobrimos que o Brasil não possui nenhum coronel com esse nome. O único servidor que usa o sobrenome (que possui apenas um L) é um major (e não coronel da Aeronáutica). Ou seja, o personagem da história não existe.

Caso o áudio seja do major em questão, trata-se, sim, de um apoiador de Bolsonaro (algo que está explícito no áudio). Inclusive, ele (junto com outros militares) assinou uma carta de apoio ao presidente, em junho de 2020, onde faz críticas aos poderes Legislativo e Judiciário.

Em resumo: a história que diz que um coronel gravou um áudio em apoio a Bolsonaro é falsa! Ao procurar por mais informações, descobrimos que o homem citado na história (coronel Picollini) não existe. Há uma pessoa com nome grafado de forma semelhante e que já demonstrou apoio ao presidente. Ou seja, a pessoa pode concordar ou não com o conteúdo da gravação, mas é necessário que ela saiba que o áudio veio de um apoiador do presidente e não de um coronel da Aeronáutica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso