Comício de Lula nos Arcos da Lapa (Rio) não tinha ninguém, mostra vídeo #boato

Boato – Um vídeo mostra um comício do ex-presidente Lula nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, que estava vazio. Compareceram ao local para o ato somente camelôs na esperança de ganhar alguns trocados.

Após a soltura da cadeia, o ex-presidente Lula retomou uma série de atos por todo o país com o objetivo de reunir toda a militância e aliados políticos para retomar o protagonismo da esquerda no país. No entanto, de acordo com um vídeo que está circulando a internet, em um comício que seria realizado nos Arcos da Lapa, região central da cidade do Rio de Janeiro, não tinha ninguém.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

As imagens gravadas por um homem que narra a situação, supostamente, mostram o local praticamente vazio e, segundo a publicação que está sendo compartilhada, compareceram somente os camelôs na esperança de ganhar alguns trocados. Leia o texto original da publicação que está se espalhando rapidamente entre os internautas:

Versão: Ninguem no comício do Lula na Lapa. Compareceram somente camelôs na esperança de ganhar alguns trocados. Ele está desmoralizado e virou um cadáver ambulante. No final foi bom ter sido solto para que veja sua própria decadência e derrota. Cadê o povão que o Lindberg convocou ?

Transcrição: “Olha o movimento de concentração para o Lula, quantidade de pessoas. A convocação do Lindbergh era para lotar a Lapa. Ele está lá dentro, mas teria apresentação de telão. E convocou o povo. Olha o povo. Olha a quantidade de pessoas. Esse é o movimento do PT.”

Comício de Lula nos Arcos da Lapa (Rio de Janeiro) não tinha ninguém?

Obviamente, o vídeo viralizou e virou motivo de piada entre os internautas, especialmente os contrários ao ex-presidente e ao PT. Mas será mesmo que o comício de Lula nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, não tinha ninguém, como mostram as tais imagens? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

O primeiro fato que nos leva a acreditar que essa história de comício vazio não passa de balela é que a mensagem da publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais segue a linha standard de boatos: é vaga (não fala quando aconteceu), alarmista, possui vários erros de português e, ainda, não cita nenhuma fonte confiável que possa dar credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, após a soltura do ex-presidente Lula da cadeia, em 8 de novembro deste ano, várias fake news com o tema “povo contra Lula” surgiram na internet. Inclusive, algumas delas nós até já desmentimos por aqui, como o caso que dizia que Lula teria sido vaiado e expulso da Feira dos Importados, em Brasília (DF); o de que o ex-presidente teria sido expulso de Paraty (RJ) por manifestantes que moram na cidade; e, ainda, a história falsa de que militantes do próprio PT teriam xingado Lula de ladrão durante comício.

Além disso, após algumas pesquisas, chegamos à conclusão de que o vídeo pode até ser real (não conseguimos confirmar), mas ele traz algumas informações erradas que acabam derrubando a tese de que o tal comício estaria vazio. A primeira delas parte de um pressuposto de que a fala de Lula foi nos Arcos da Lapa (como em outras ocasiões). No entanto, como aponta a matéria do jornal O Globo, o evento citado pelo homem que fala no vídeo aconteceu, na realidade, no Circo Voador, isto é, em local fechado.

Já a segunda informação equivocada está na expectativa de grande público, já que o comício no Circo Voador foi, de certa forma, fechado a artistas e intelectuais, contando com cerca de 500 pessoas. Isso se justifica porque haviam algumas poucas pessoas do lado de fora do evento. Confira o trecho da matéria do jornal O Globo que informa o motivo:

“Os portões foram fechados poucos minutos após às 19h e dezenas de pessoas precisaram acompanhar os discursos de Lula e Dilma em frente ao Circo Voador, onde havia uma transmissão do som do evento. Apesar da possibilidade de lotação máxima de 2,2 mil pessoas, a casa de show foi vedada para novas entradas sem que estivesse cheia”.

E, por fim, a terceira informação errada está no próprio vídeo em si. Ele foi gravado de dia, sendo que o evento ocorreu à noite. Portanto, mesmo que o evento fosse do lado de fora do Circo Voador, nos Arcos da Lapa, não daria para ter a dimensão real da quantidade de pessoas que compareceram ao local somente por este vídeo. Inclusive, várias matérias mostram que o evento não foi tão vazio assim. Além destas que citamos aqui, alguns vídeos também comprovam isso.

Resumindo: O vídeo que mostra que o comício de Lula no Arcos da Lapa estava vazio não é verdadeiro. Isso porque o evento tampouco aconteceu neste local e, ainda, a filmagem não foi gravada no horário que ele realmente ocorreu. Portanto, não dá para afirmar que os militantes “abandonaram” o ex-presidente com base somente neste vídeo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)