Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Começou votação do impeachment de Bolsonaro e estão divulgando só em grupos de esquerda #boato

Começou votação do impeachment de Bolsonaro e estão divulgando só em grupos de esquerda #boato

Começou votação do impeachment de Bolsonaro e estão divulgando só em grupos de esquerda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A votação para o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro já começou e estão divulgando só nos grupos de esquerda. Por isso, a direita tem que entrar no site da CBN e votar.

A crise causada pela pandemia da Covid-19 e as ações (ou não-ações) do governo no combate à pandemia que já causou mais de 500 mil mortes no Brasil têm feito um tema ficar cada vez mais forte no debate público: um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Neste contexto, uma mensagem tem circulado em grupos de direita e aponta que “já começou a votação do impeachment de Bolsonaro”, que a tal votação seria pública e, para piorar, estariam divulgando só “em grupos de esquerda”. Na mensagem, havia um link para um suposto site da CBN. Leia a mensagem que circula online:

Começou o Pedido de Impeachment do Bolsonaro. Só estão divulgando em grupos Esquerdistas! Vamos repassar maciçamente nos grupos de Direita!! *Entre lá e clica NÃO* https://t.co/hX0cqz9YlV Entra no link e vota Boa tarde, acho que além de votar devemos enviar a todos de nossa lista que são de direita e vamos abafar esse pedido. Atualmente, eles estão ganhando com 49,73% SIM contra 38,90% NÃO e 11,38% IDECISOS VAMOS MUDAR ESSA PESQUISA… ESTÃO GANHANDO POR MAIS OU MENOS 26 MIL VOTOS !!! Compartilhem muito!! a canhota já voltou c/td agora……essa turma não dá sossego

Começou votação do impeachment de Bolsonaro e estão divulgando só em grupos de esquerda?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou muito para o link se espalhar com tudo. A prova é de que os resultados estão bem diferentes do descrito na mensagem. Tanto que o “não” está, agora, ganhando com 20 mil votos de vantagem e as porcentagens se modificaram e muito. Só que, apesar de tanto esforço, o que está escrito na mensagem não procede.

A mensagem, por si só, e o histórico de boatos que falam sobre “votações importantíssimas” já nos deixam muito desconfiados. O texto que circula online tem características de boatos como ser alarmista, ter erros de português e pedido de compartilhamento.

Já textos do estilo “votem antes que tirem do ar” já foi utilizado algumas vezes em notícias falsas. Só em termos de impeachment, já desmentimos notícias sobre “votações” ou “abaixo-assinados” em 2019 e 2021.

Ao olhar a mensagem e clicar nos links, percebemos já, de cara, algumas incorreções. A primeira delas é a que aponta que a votação em questão teria um grande poder no processo de impeachment. Na realidade, a link direciona o internauta para uma enquete feita por um portal de notícias do interior da Bahia.  Ou seja: é uma pesquisa de opinião que não influencia se o processo de impeachment vai ser aberto ou não. Vale apontar que a CBN (como apontam algumas versões da mensagem) não tem relação com a enquete.

Ao contrário do que aponta a mensagem, nenhum pedido de impeachment foi aceito no momento. Para que um pedido como esse comece a ser apreciado, o presidente da Câmara (hoje é Arthur Lira, aliado do governo) teria que aceitar a abertura do inquérito.

Depois disso, seria criada uma comissão especial para analisar o pedido do impeachment e, após respeitar prazos regimentais, seriam realizadas votações na comissão e no plenário da Câmara dos Deputados. Caso o impeachment seja aceito, o presidente é afastado e a votação vai para o Senado. Caso o Senado aprove o pedido, o presidente sai do cargo definitivamente. Em nenhum momento, enquetes online têm poder de voto no processo (assim como não tem poder de voto na abertura).

Resumindo: quem quiser compartilhar a enquete em questão sobre impeachment de Bolsonaro, pode fazer à vontade (pelo menos dessa vez não se trata de um site de golpes). Porém, não é verdade que pedido foi aceito e aberto ou mesmo que a votação online tenha algum peso em possíveis desdobramentos do processo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: