Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Print no WhatsApp revela conversa de Rui Costa sobre reforma da Previdência #boato

Print no WhatsApp revela conversa de Rui Costa sobre reforma da Previdência #boato

Print no WhatsApp revelou conversa de Rui Costa sobre reforma da Previdência, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em conversa no WhatsApp, o governador da Bahia Rui Costa (PT) conversa com deputados Nelson Pellegrino e Jorge Solla sobre proposta de reforma da Previdência.

Depois de muita discussão, o texto-base da reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno da Câmara. Em meio à tramitação do texto (que necessita de aprovação em segundo turno na Câmara, no Senado e de sanção presidencial), um ponto polêmico ficou de fora: a inclusão de estados e municípios nas regras. O motivo foi a falta de acordo entre os governadores e deputados (muitos ficaram receosos em perder “capital político”).

Em meio a isso, um print que seria de uma conversa do governador da Bahia, Rui Costa (PT), com os deputados federais Nelson Pellegrino e Jorge Solla começou a circular na internet. De acordo com o diálogo, Rui Costa, apesar de se opor publicamente à reforma, revela que deseja a aprovação das regras nos estados. A história é endossa por um print do site Bahia Notícias. Leia:

NEM FOI O PAVÃO: VAZAM PRINTS DE GRUPO DO WHATSAPP COM CONVERSAS ENTRE NELSON PELEGRINO E RUI COSTA. A MÁSCARA CAIU E MOSTRA BEM COMO AGE O PT!!! Prints de grupo de WhatsApp com Rui Costa causam desconforto na base do governo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Rui Costa Gov – É aquilo que já conversamos. Já que a proposta não foi enviada do jeito que imaginamos (incluindo os estados), não vamos botar a cara para aprovar um projeto que tem apoio popular no Nordeste. (Você) – Concordo. Agora o melhor é jogar para a plateia.

Rui Costa Gov – Então vamos seguir como acertamos na última reunião. Pelegrino – Combinado. Votamos contra e ficamos bem em nossas bases. (Você) – Mas claro que vamos torcer para a reforma ser aprovada.

Rui Costa Gov – cuidado para esse print não virar matéria no Intercept (risos). O ideal, para nós, seriam as regras mais rígidas para servidores públicos, mulheres, professores e trabalhadores do campo. Precisamos achar um deputado para incluir isso. E aí sim votamos a favor. (Você) – Vou articular isso com um deputado que deve um favor pra gente.

Print no WhatsApp revelou conversa de Rui Costa sobre reforma da Previdência?

Parece que essa história de print não comprovado está mesmo na moda, né? Pois bem, só há um problema: tudo aponta que o diálogo mostrado nas imagens não existiu. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro ponto que nos leva a crer que a informação não procede está no print do site Bahia Notícias sobre o assunto. Ele é falso. Isso mesmo: alguém pegou uma página qualquer do site, alterou por meio da ferramenta “inspecionar elemento”, deu um print e pronto. O próprio site se manifestou sobre o assunto. Leia:

A simulação de notícia utiliza o layout do Bahia Notícias, prática rechaçada pelo editor-chefe do portal, Fernando Duarte. “Infelizmente, os veículos estão sujeitos a este tipo de montagem, porém recomendamos que os leitores busquem a fonte original antes de confiar em prints como esse. Com o dia e o horário, por exemplo, é muito fácil conferir a veracidade da notícia”, sugeriu Duarte.

Ao “seguir as recomendações” e procurar pela matéria publicada na data e horário (11 de julho de 2019, às 7h), chegamos a matéria com o título “Governador faz modificações que enfraquecem Inema e transfere mais poder para Sema”. Detalhe: a imagem de destaque da notícia é a mesma do print falso. Ou seja: se até o notícia que “ilustra” o diálogo foi inventada, o que dizer do resto?

Tem mais dois pontos no conteúdo que enfraquecem a tese. O primeiro está no nome do deputado Nelson Pellegrino, que está escrito erroneamente como “Pelegrino”. O segundo está no trecho em que o interlocutor fala que vai articular com um deputado para que uma proposta de Rui Costa seja levada ao Congresso. Não faz muito sentido essa disposição visto que haveria dois deputados no diálogo.

Para terminar, o próprio governo da Bahia desmentiu a história e disse que vai abrir um inquérito para apurar a fake news. Em um trecho do texto, há uma declaração de Rui Costa: “Todos sabem o meu posicionamento e o dos governadores do Nordeste sobre a reforma da previdência. Essa fake news vai ser tratada como crime grave”.

Resumindo: a história que aponta que o governador Rui Costa foi flagrado em diálogo sobre a reforma da Previdência no WhatsApp com os deputados Nelson Pellegrino e Jorge Solla é falsa. Além de a história ter muitos elementos falsos, já foi desmentida pelos citados (mais do que isso, não foi confirmada por ninguém).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.