Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cientista política norueguesa Frida Ruzzo fala sobre fraude eleitoral no Brasil, mostra vídeo #boato

Cientista política norueguesa Frida Ruzzo fala sobre fraude eleitoral no Brasil, mostra vídeo #boato

Cientista política norueguesa Frida Ruzzo fala sobre fraude eleitoral no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A cientista política norueguesa Frida Ruzzo gravou um vídeo em que denúncia a fraude eleitoral que teria ocorrido no Brasil em 2022.

Introdução

Felizmente, o assunto fraude nas eleições (ou melhor, a falácia fraude nas eleições) perdeu força agora em 2023. Tanto que as principais fake news que circulam na internet sobre o assunto são mensagens que já circulavam em 2022.

A história que vamos falar hoje (que, por algum motivo, não desmentimos no ano passado) aponta para uma suposta declaração de uma cientista política da Noruega. Frida Ruzzo teria, em uma entrevista ao “Handrë” sobre a fraude nas eleições e sobre a pesquisadora Sophia Marthtoom.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Cientista política norueguesa Frida Ruzzo fala sobre a fr@ude eIeit0raI ocorrida no Brasil em 2022…”, diz uma das mensagens que acompanham o vídeo e tivemos acesso. Leia a transcrição do arquivo e assista ao vídeo:

você acompanhando as eleições democráticas ocidentais desde 2020 como você encara a situação das eleições deste ano no Brasil? tenho até certo medo de falar sobre, Handrë… por isso eu diria no modelo vietnamita tomo cuidado com o que digo pois não sabemos até onde podemos nos expressar no rumo que a pacão está seguindo mas acima de tudo sabermos que estamos diante da maior fraude eleitoral presidencial da história isso podemos encarar como uma forma de ‘experimento’ muito pesquisado por Sophia Marthroom quando foi anunciado o presidenciável que havia sido

preso anteriormente preso por corrupção? preso por corrupção, exatamente mas que ainda possui grande poder sobre o judiciário brasileiro, como dito por Marthroom já é o primeiro indício de prováveis eleições compradas para benefício próprio poder em troca, sabemos disso tudo isso feito para elegê-lo? sim, sim como disse Marthroom  oportunismo e privilégios, junto a negociações constroem a velha tradicional política.

E o povo? o povo é o primeiro a sofrer as II consequências da fraude antidemocrática. Que coisa, não? Mas o povo quem manda. Veremos o que nos aguarda até dezembro. então você considera como a morte da democracia? não a morte, mas uma ridícula e falsa tentativa

Análise

Caramba, que história, hein! Só que a mensagem tem algumas características que nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Ela é alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Para além disso, não é de hoje que vídeos de supostas “denúncias” contra as eleições de 2022 circulam na internet. Queremos que você preste atenção em um deles: que é atribuído à juíza sueca Anna Ase e viralizou no final do ano passado.

Na nossa parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a cientista política Frida Ruzzo deu a tal entrevista? 2) Qual era o teor do vídeo original? 3) A Frida Ruzzo e a Sophia Marthroom existem?

 Checagem

É verdade que a cientista política Frida Ruzzo deu a tal entrevista?

Não é verdade. Assim como no caso da “juíza Anna Ase”, pegaram um vídeo, mudaram a legenda e saíram viralizando por aí. E assim como no outro caso, trata-se de um vídeo de uma integrante do Abba. Ela é Anni-Frid Lyngstad (a Frida) do grupo sueco. E não é cientista política.

Qual era o teor do vídeo original?

A entrevista, que não era para Handrë, foi feita em 2014. No trecho em questão, ela falou sobre música e sobre uma canção que lançaria no ano seguinte.

A Frida Ruzzo e a Sophia Marthroom existem?

A Frida não existe. A não ser que façamos uma ilação. Isso porque Anni-Frid Lyngstad foi casada com o príncipe Heinrich Ruzzo Reuss de Plauen. Porém, ela não virou à época “Frida Ruzzo”. Ela assumiu o nome de Anni-Frid Reuss (nome que não usa atualmente).

Não existem também nenhuma Sophia Marthroom, muito menos pesquisadora. Nada encontramos quando procuramos pelo nome no Google desta pessoa.

Conclusão

Fake news👎❌

É falso que uma cientista política chamada Frida Ruzzo tenha dado alguma declaração sobre as eleições de 2022 no Brasil. O vídeo em questão é de uma integrante do grupo Abba e não tem relação com política, muito menos do nosso país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm