Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > CIA entregou para Bolsonaro pen drive com denúncias contra a esquerda e STF #boato

CIA entregou para Bolsonaro pen drive com denúncias contra a esquerda e STF #boato

CIA entregou para Bolsonaro pen drive com denúncias contra a esquerda e STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em visita ao presidente do Brasil, a CIA entregou um pen drive com denúncias contra políticos de esquerda e os 11 ministros do STF e articulação contra o voto impresso.

A CPI da Pandemia (que tem gerado pautas desagradáveis para o governo) e a iminência da apreciação na Câmara dos Deputados da implementação do voto impresso nas eleições do ano que vem têm feito com que a pauta das fake news foquem (até como estratégia de desvio de assunto) no chamado “voto auditável” e em ataques contra políticos e ministros do STF.

A última história que circula online aponta que Bolsonaro “tem em mãos” provas contra políticos da esquerda e José Dirceu. Isso porque a CIA entregou um pen drive com vídeos comprometedores de ministros do STF que estariam sendo utilizados por José Dirceu para que a pauta do voto impresso não prospere. Leia algumas das mensagens que circulam online (uma delas tem até “uma foto” de Bolsonaro com o pen drive nas mãos):

Versão 1: Isto foi um dos assuntos que a CIA trouxe para o Presidente, entregaram um Pen- Drive para ele com tudo que a esquerda estava armando e articulando, caiu a casa de todos, inclusive os 11 lixos do STF. O POVO NÃO SABE DA MISSA 1/3.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Mensagem encaminhada De BOTÕES DOURADOS Ministros, UMA COPIA DO vídeo que DANIEL ESTÁ CHANTAGEANDO. Dificil CONSEGUIR. Eagora, VAMOS TER voto A CIA, COM ALGUNS DÓLARES, COMPRA CÓPIA DE VíDEO QUE “DANIEL” FAZ CHANTAGEM COM MINISTROS DO STF. MAS O PRESIDENTE BOLSONARO RECEBE EM MÃOS ESSA CóPIA, MAS MUITAS OUTRAS. E AGORA MINISTROS, VAMOS TER VOTOS AUDITÁVEIS ?

CIA entregou pen drive com denúncias contra a esquerda e STF para Bolsonaro?

As teses estão se acumulando junto com outras: a de que José Dirceu está chantageando Luís Roberto Barroso (desmentida aqui) e que José Dirceu está comprando deputados e senadores para não aprovar o voto impresso (desmentida aqui). Porém, mais uma vez temos uma história sem lógica e sem provas.

Na realidade, essa história de “pen drive da CIA” é apenas um boato que serve para reforçar outras teses. Tente acompanhar o raciocínio. 1) Bolsonaristas tentam emplacar a tese (sem prova alguma) de que as eleições são fraudadas com urnas eletrônicas. 2) Para tanto, criam a tese falsa de que a salvação é o voto impresso. 3) Para reforçar que a tese do voto impresso é o que vai “evitar a fraude” nas eleições, apontam que há um esforço com segundas intenções para a não aprovação dele. 4) E aí nascem as teorias da conspiração falsas (como da chantagem e do suborno de José Dirceu). 5) Por fim, para justificar de “onde saiu” a história, inventam causos como “tudo veio da CIA em um pen drive”.

É importante citar que essa tática de espalhar fake news sobre “coisas comprometedoras” não é exclusividade do Brasil. Uma dos casos está nas eleições norte-americanas do ano passado. Em certo momento, começaram a espalhar que Donald Trump tinha um “notebook” com vídeos comprometedores do filho de Joe Biden. Ou seja: sequer a ideia do pen drive é original.

Assim como em todos outros casos citados (daqui ou de fora), não há qualquer prova de que a CIA tenha entregue um pen drive com vídeos comprometedores de Luís Roberto Barroso ou com provas de que José Dirceu estaria comprando deputados.

Como já falamos aqui, se a “entrega fosse real” Bolsonaro já deveria ter feito a denúncia. Se não o fizesse, estaria prevaricando (encobrindo crimes). Quem acompanha a CPI da Pandemia já sabe que prevaricar pode configurar em crime de responsabilidade. E Bolsonaro apresentou as tais provas? Não, não apresentou.

Também é importante citar que as denúncias atribuídas à CIA já circulavam na internet com outras fontes, por assim dizer, “menos fiáveis” (anonimamente ou por pessoas que vivem de espalhar fake news). Por que só agora a fonte foi atribuída à agência norte-americana? Já dá para imaginar a resposta (para quem “precisa de desenho”, é porque é fake).

Resumindo: não há qualquer prova de que a CIA entregou um pen drive com provas contra José Dirceu, Barroso e mostrando uma grande armação contra o voto impresso. As mensagens que circulam online não passam de mais um elemento que está servindo para reforçar uma narrativa falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso