Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carlos Bolsonaro furou fila e tomou a vacina contra Covid-19 #boato

Carlos Bolsonaro furou fila e tomou a vacina contra Covid-19 #boato

Carlos Bolsonaro furou fila e tomou a vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, esteve no Hospital Central do Exército para tomar a vacina contra Covid-19. Ele furou a fila da vacinação.

Os primeiros dias de vacinação no Brasil estão sendo, por assim dizer, um tanto quanto confusos. Em meio à alegria de algumas pessoas estarem conseguindo se imunizar, denúncias de pessoas “furando a fila” da vacinação têm causado revolta. Uma delas, em especial, causou mais revolta ainda.

De acordo com um texto que teria sido escrito por um “jornalista” chamado Mauro Cerullo, o filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro, teria ido ao Hospital Central do Exército do Rio de Janeiro para tomar a vacina contra a Covid-19. Ou seja: ele teria furado a fila da vacinação contra o coronavírus.

A informação causou mais espanto ainda porque o pai de Carlos já disse em algumas oportunidades que não vai tomar o imunizante e porque Carlos, além de não ser do grupo de risco, sequer é profissional de saúde. Leia a mensagem que circula online e é atribuída à rádio Litoral FM:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Jornalista Mauro Cerullo: Vacina para mim, nada para os outros… Segundo informações apuradas pela Rádio Litoral FM, Carlos Bolsonaro esteve hoje no Hospital Central do Exército no Rio de Janeiro e vacinou-se contra a COVID-19. Vereador é conhecido por militar contra vacina da Sinovac. #CarluxoFuraFila

Carlos Bolsonaro furou fila e tomou a vacina contra Covid-19?

A informação circulou como uma bomba no Twitter e levantou a hashtag “#CarluxoFuraFila”. Só que, assim como em tantos outros casos, o trend topic foi promovido por uma informação falsa. Não teve nada de vacinação para o filho do presidente.

A acusação é muito grave. Por isso, necessitaria de provas para que a sustentasse. Mas, ao buscar mais profundamente pela denúncia, temos apenas o relato do tal Mauro Cerullo atribuído à rádio Litoral FM.

Resolvemos, então, buscar pela tal denúncia da Litoral FM (uma rádio de entretenimento que não tem tanto foco em jornalismo para ter informações exclusivas). Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto.

A partir daí, fizemos uma busca pelo tal “jornalista Mauro Cerullo”. Ao fazer uma busca anterior a 2021 no Google, não encontramos nenhuma reportagem assinada por ele. Já a foto utilizada no perfil do Twitter era do presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou. 

Para ajudar, o perfil do Twitter que publicou a bomba está como “Chorão eterno” (em homenagem ao vocalista do Charlie Brown Jr.) e com a seguinte informação: “Obs: Essa conta não é Mauro Cerullo. A conta original foi apagada, e quando contas são apagadas o nome fica para qualquer um que quiser pegar”.

Ao buscar mais desdobramentos sobre o assunto, nada encontramos. Ou seja: toda denúncia e “trends” são fundamentadas em um perfil que já foi apagado do Twitter. Para terminar, fomos verificar o que Carlos Bolsonaro teve a dizer sobre o assunto. Por meio do Twitter, ele negou que tenha tomado a vacina:

A única coisa que devo ter furado deve ter sido a mãe de quem divulga mais uma fakenews de nível global e diária! A escória não vive sem mentir e manipular! Não tomei vacina alguma! Invermectina quando e se um dia necessário para o tratamento adequado! Bom dia a todos!

Antes de terminar, só uma ressalva no “desmentido”. A ivermectina (e não invermectina) não é reconhecida pela Ciência como uma medicação que cura a Covid-19. Existem estudos, mas ainda não há comprovação.

Resumindo: a história que aponta que Carlos Bolsonaro furou a fila da vacinação e se vacinou contra a Covid-19 é falsa. O perfil que publicou a informação já foi apagado, o próprio Carlos negou e não há provas de que ele tenha sido imunizado contra o coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK