Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Candidatura de Lula é impugnada pelo TSE em 2022, anuncia Globo #boato

Candidatura de Lula é impugnada pelo TSE em 2022, anuncia Globo #boato

Globo anunciou que candidatura de Lula foi impugnada pelo TSE em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Vídeo da âncora da Globo Renata Lo Prete anuncia que a candidatura de Lula à Presidência da República foi impugnada pelo TSE em 2022.

Terminando a segunda semana de campanha eleitoral, estamos quase chegando ao meio do caminho para a corrida eleitoral para o primeiro turno. Nesta semana, algumas candidaturas (como a de Roberto Jefferson) foram impugnadas. No meio disso, um vídeo tem chamado atenção em redes sociais.

Nas imagens, a apresentadora do Jornal da Globo (TV Globo) Renata Lo Prete anuncia que o TSE rejeitou o registro de candidatura de Lula à Presidência da República. O vídeo teria aparecido em um plantão da emissora em 2022. Leia a transcrição da filmagem que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para rejeitar o registro da candidatura de Lula à Presidência da República. Acaba de votar o ministro Admar Gonzaga. Com o voto dele contra o registro da candidatura do ex-presidente, a maioria do TSE votou a favor de excluir Lula das eleições deste ano.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Admar acompanhou o relator, Luís Roberto Barroso, e o placar está em 4 a 1 no TSE para rejeitar o registro. Ainda faltam os votos de Tarcísio Vieira e da presidente do TSE Rosa Weber. Pelo voto da maioria, Lula não poderá participar da campanha e ficará fora da propaganda de rádio e TV. Não terá o nome na urna. O PT terá dez dias para substituir o candidato e até lá não terá espaço na propaganda eleitoral gratuita.  

Globo anunciou que candidatura de Lula foi impugnada pelo TSE em 2022?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet, principalmente em aplicativos como o WhatsApp e o Telegram. Porém a história que aponta para a tal rejeição da candidatura em 2022 é falsa e usa um vídeo antigo.

Não é a primeira vez que “anúncios bombásticos” antigos circulam na internet como se fossem atuais. Uma das histórias mais clássicas é a do bloqueio do WhatsApp por 48 horas que usava uma matéria antiga da Globo.

No caso do vídeo com Renata Lo Prete, ocorreu o mesmo. O vídeo em questão é referente a uma decisão do TSE em 2018. Há um vídeo de 2018 no próprio site da Globoplay. A data é 31 de agosto de 2018.

Vale apontar que em 2022, os registros de candidatura ainda estão sendo julgados. O de Lula ainda não foi apreciado pelo TSE, mas o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral é que o registro seja aceito.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o registro de candidatura de Lula foi impugnado pelo TSE. O vídeo da Globo com a apresentação de Renata Lo Prete é de 2018 e nada tem a ver com as eleições atuais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso