Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro vence na Austrália e bolsonaristas comemoram vitória em vídeo de 2022 #boato

Bolsonaro vence na Austrália e bolsonaristas comemoram vitória em vídeo de 2022 #boato

Bolsonaro vence na Austrália e bolsonaristas comemoram vitória em vídeo de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Austrália encerra votação e o presidente Jair Bolsonaro vence no país. Vídeo mostra comemoração em shopping na Austrália.

Quase 700 mil brasileiros que vivem no exterior vão às urnas para escolher o próximo presidente da República. Em países da Ásia e da Oceania, as eleições brasileiras já terminaram. Com o resultado “extraoficial” das urnas, muitos boletins, informações sobre a votação e vídeos de comemoração começaram a viralizar na Internet.

O último que circula online aponta que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, ganhou na Austrália. No vídeo, brasileiros aparecem entoando hinos e hasteando a bandeira do Brasil e imagens do presidente, enquanto comemoram a reeleição de Bolsonaro em shopping na Austrália. Leia na descrição:

Austrália já encerrou a votação pra presidente no Brasil, a vitória do Bolsonaro confirmada lá. Povo se reuniu para dar o recado

Bolsonaro vence na Austrália e bolsonaristas comemoram vitória em vídeo de 2022?

O vídeo está fazendo sucesso entre os eleitores do presidente Bolsonaro, mas o que nem todos sabem é que o vídeo não é recente e que o resultado “extraoficial” das urnas apontam justamente o contrário.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

De cara, o conteúdo já levanta suspeitas. O primeiro e mais óbvio indício está na falta de informações confiáveis e no enredo da mensagem, que segue a narrativa de vários boatos que aparecem pela páginas do Boatos.org, como no caso envolvendo a Nova Zelândia.

O resultado oficial da apuração dos votos no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após as 17 horas, quando termina a eleição no país. Dito isso, saiba que os resultados preliminares apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu sua vitória na Austrália, deixando Bolsonaro em segundo lugar. O ex-presidente Lula venceu em seções de três cidades: Melbourne, Camberra e Sidney.

Mas é o vídeo? Pois bem, na verdade, o vídeo que mostra eleitores comemorando a vitória de Bolsonaro foi gravado nas eleições de 2018, quando o atual presidente foi eleito.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, encontramos um desmentido do Fato ou Fake, do G1. Segundo o site, os dados preliminares mostram que o ex-presidente Lula ganhou na Austrália. Além disso, o vídeo não é recente. Leia no trecho:

“Nestas Eleições, dados preliminares de algumas cidades mostram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Austrália. O candidato do Partido dos Trabalhadores venceu em seções de três cidades: Melbourne, Camberra e Sidney. Jair Bolsonaro ficou em segundo lugar. Os dados oficiais das Eleições 2022 serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h deste domingo (2). O vídeo que tem circulado mostra manifestantes com a bandeira do Brasil em um shopping. 

A AFP Checamos fez uma apuração sobre a origem do vídeo. Veja o que foi escrito pela agência de checagem (informação atualizada em 21h25 no dia 2 outubro de 2022): 

Uma nova pesquisa por palavras-chave no FacebookYouTubeGttr e Twitter levou a vídeos mais longos que mostram a mesma cena.

A legenda de um deles indica que a gravação foi feita em 1º de outubro de 2022: “Apoio ao presidente Jair Bolsonaro no shopping Diamond Mall em Belo Horizonte MG 01/10/2022”. Nessa gravação um homem diz: “Diamond Mall, Belo Horizonte (…) 1º de outubro, às 19H30”.

Resumindo: Bolsonaro não venceu na Austrália. Isso porque os dados mostram o contrário e o vídeo já é antigo. Ou seja, tudo balela.

Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps 2.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: