Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que Bolsonaro é o responsável pela liberação de brasileiros na Faixa de Gaza

Não há provas de que Bolsonaro é o responsável pela liberação de brasileiros na Faixa de Gaza

Bolsonaro é o responsável pela liberação de brasileiros na Faixa de Gaza, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro é o responsável pela liberação de Israel para brasileiros na Faixa de Gaza.

  Análise

Desde quando Israel anunciou que a comitiva com 34 brasileiros está autorizada a deixar a região da Faixa de Gaza (isso não tinha acontecido ainda), fãs de Jair Bolsonaro começaram a compartilhar uma teoria que apontaria que o ex-presidente seria o responsável pela liberação.

Isso ocorreu porque o anúncio da liberação ocorreu após uma reunião do embaixador de Israel no Brasil com deputados bolsonaristas e do próprio Bolsonaro no qual imagens dos ataques do Hamas no dia 7 de outubro foram mostrados.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Não demorou para ligações entre o evento e a liberação de brasileiros (que ainda se encontram na Faixa de Gaza por conta do fechamento das fronteiras com o Egito) começarem a surgirem na internet. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Bolsonaro intercede com Israel para salvar os brasileiros em Gaza e deixa o governo irritado Versão 2: BOLSONARO INTERCEDE PARA SALVAR OS BRASILEIROS EM GAZA E DEIXA O LUIA SURTADO Versão 3: Bolsonaro tira os brasileiros de Gaza, leva a internet ao delírio e irrita Janja!

Versão 4: Bolsonaro conseguiu autorização para brasileiros voltarem da Faixa de Gaza. Autoridades esquerdistas se revoltam com articulação política de Bolsonaro e pedem a expulsão do Embaixador de Israel. Versão 5: Bolsonaro intermediou com o chanceler Israelense e conseguiu a liberação dos brasileiros presos na faixa de Gaza.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Há provas de que Bolsonaro é o responsável pela liberação dos brasileiros na Faixa de Gaza? 2) Quem é então o responsável pela liberação dos brasileiros na Faixa de Gaza? 3) O que significaria aceitar a teoria de que o governo de Israel só liberou os brasileiros por questões políticas?

Há provas de que Bolsonaro é o responsável pela liberação dos brasileiros na Faixa de Gaza?

Não há qualquer prova de que haja uma relação entre a reunião do embaixador de Israel com deputados bolsonaristas e a liberação de brasileiros na Faixa de Gaza. Vale apontar, ainda, que a embaixada de Israel afirmou não ter convidado o ex-presidente para a reunião. Leia a nota:

A reunião de ontem no Congresso Nacional teve como intenção mostrar, como foi feito aos jornalistas Brasileiros, as atrocidades do 7 de outubro cometidas pelos terroristas do Hamas. Um material muito bruto e sensível. Convidamos parlamentares e apenas parlamentares.

A presença do ex-presidente não foi coordenada pela Embaixada de Israel e não era conhecimento antes do evento, ocorrendo de forma fortuita. Ainda, a embaixada de Israel agradece e cumprimenta o Ministério da Justiça, a Polícia Federale e as autoridades brasileiras pela prisão de suspeitos envolvidos e ligados ao grupo terrorista hezbolah, que planejavam atentados contra a comunidade judaica no Brasil.

E, novamente, se afirma que o governo israelense jamais criou obstáculos ou preteriu a saída dos brasileiros de gaza. Brasil e Israel têm laços fortes e fraternos desde a fundação do Estado de Israel e nosso esforço é para fortalecer cada vez mais essa amizade.

Quem é então o responsável pela liberação dos brasileiros na Faixa de Gaza?

A questão não é simples de se responder: na realidade, há uma conjuntura de fatores. Porém, as principais negociações se deram nas figuras dos ministros das Relações Exteriores de Israel (Eli Cohen) e o ministro da mesma pasta no Brasil Mauro Vieira.

Vale apontar que a liberação ainda necessita de autorização do Egito para que a fronteira do país com a Faixa de Gaza seja aberta e também que o voo saia do país rumo ao Brasil. Nenhuma das negociações envolve Bolsonaro.

O que significaria aceitar a teoria de que o governo de Israel só liberou os brasileiros por questões políticas?

Além disso, a teoria se baseia em uma simplificação do processo no qual se resume que a autorização para brasileiros saírem da Faixa de Gaza depende de questões políticas entre direita e esquerda. Teoria que, por sinal, já foi refutada por Israel (conforme explicamos aqui). 

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que Jair Bolsonaro seja o responsável pela liberação de brasileiros na Faixa de Gaza. Só o que temos é uma correlação espúria que visa jogar os louros para o ex-presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)