Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra multidão em Belo Horizonte recebendo Bolsonaro não é de 8 de setembro de 2023

Vídeo que mostra multidão em Belo Horizonte recebendo Bolsonaro não é de 8 de setembro de 2023

Bolsonaro foi recebido por multidão em Belo Horizonte em 8 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Multidão recebeu Bolsonaro em Belo Horizonte no dia 8 de setembro de 2023, um dia depois do Dia da Independência. 

  Análise

O dia 7 de setembro foi um prato cheio para disseminação de desinformação na internet. Um dos conteúdos que viralizou seria a “prova” de que o “povo” estaria do lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Um vídeo de Bolsonaro sendo recebido por uma grande quantidade de simpatizantes está circulando com legendas que sugerem que o vídeo foi gravado em 2023. Mais do que isso: algumas versões apontam que o vídeo teria sido gravado no dia 8 de setembro. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A festa de 7 setembro foi adiada para o dia 8? Bolsonaro hoje em BH BOLSONARO HOJE EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS! TA BONITO DEMAIS ESSE ÚLTIMO DIA! Bolsonaro em BH

@user61826714A festa de 7 setembro foi adiada para o dia 8?♬ som original – Ssmuel Oliveira

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. A primeira delas é se o vídeo da multidão recebendo Bolsonaro em Belo Horizonte foi mesmo gravado no dia 8 de setembro. A segunda é de onde é o vídeo que mostra Bolsonaro sendo recebido por uma multidão em Belo Horizonte. A terceira é se, de fato, não “houve ninguém” no 7 de setembro e muita gente nas ruas no dia seguinte.

O vídeo da multidão recebendo Bolsonaro em Belo Horizonte foi mesmo gravado no dia 8 de setembro?

Não é. Na realidade, a mesma fake news já circulava na internet desde o final de agosto de 2023. Na ocasião, Bolsonaro realizou uma visita para a capital mineira. Não há registro de um volume como este de pessoas recebendo o ex-presidente. Notícias da mídia local apontam que pequenos grupos favoráveis e contrários a ele o recebem em Belo Horizonte.

De onde é o vídeo que mostra Bolsonaro sendo recebido por uma multidão em Belo Horizonte?

Porém, o vídeo em questão foi feito durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o então candidato à reeleição foi a Belo Horizonte participar de um comício junto com o governador do estado Romeu Zema.

Não “houve ninguém” no 7 de setembro e muita gente nas ruas no dia seguinte?

Já falamos em outras publicações que esta premissa é, no mínimo, enganosa. Apesar de o público no 7 de setembro em Brasília ter sido menor do que em 2021 e 2021 (quando o evento foi envolto em atos políticos), a quantidade de pessoas segue a média de “anos normais”.

No dia 8 de setembro, não há qualquer registro de grandes movimentações nas ruas. Muito menos nas ruas de Belo Horizonte. Muito menos ainda a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando não é recente e é falso que Bolsonaro tenha sido recebido por uma multidão em Belo Horizonte no dia 8 de setembro de 2023. Trata-se de uma fake news utilizada para favorecer uma alegação que tem circulado na semana toda.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm