Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo não mostra Lula “acenando para ninguém” e não prova que desfile de setembro em Brasília estava vazio

Vídeo não mostra Lula “acenando para ninguém” e não prova que desfile de setembro em Brasília estava vazio

Vídeo mostra Lula acenando para ninguém no desfile de 7 de setembro vazio, diz boato (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Boato – Vídeo mostraria que Lula estava acenando “para ninguém” e desfile de 7 de setembro em Brasília estava vazio.

  Análise

Conforme já havíamos adiantado (com base em um tanto de lógica) aqui, o desfile de 7 de setembro deste ocorreu de forma tranquila. Se, de um lado, o desfile não teve cunho político (e até golpista) como nos últimos anos (em que a pauta bolsonarista se sobrepôs ao evento), por outro o público foi menor do que em outros anos.

Em meio a isso, um vídeo que está circulando na internet denunciaria que o ex-presidente Lula estaria acenando “para ninguém” durante o desfile de 7 de setembro em Brasília. A mensagem também aponta que o desfile estava vazio. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet e assista ao vídeo:

Versão 1: Hauahaua o Lula e a Janja acenando para NINGUÉM. Não tem ninguém hauahauah que vergonhoso Versão 2: Lula passa vergonha acenando para ninguém no desfile de 7 de setembro vazio. Deixe sua risada. Versão 3: LULA E JANJA ACENANDO PARA NINGUÉM ! Versão 4: Vídeo: Durantes desfile, Lula e Janja são flagrados acenando pra ninguém

@helderleaoo Bom demais 🤣🤣🤣🤣 #fy #foryou #bolsonaro #lula #7desetembro #brasi ♬ som original – Helder Leão

Vídeo: É falso que Bolsonaro recebeu doações em Pix de 88 milhões de pessoas

Vídeo: Circula na web falso diálogo de médicos de Faustão

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Lula estava mesmo acenando para ninguém no vídeo em questão? 2) Porque a parte ao fundo de Lula não tem público presente? 3) O desfile de 7 de setembro em Brasília não tinha ninguém?

Lula estava acenando para ninguém no vídeo do 7 de setembro?

Esta afirmação é falsa. Na realidade, o vídeo tem apenas um recorte do ambiente em que Lula está. O trecho em questão é da passagem do presidente e a primeira-dama Janja no Rolls-Royce da parte em que estão os participantes do desfile até a tribuna de honra.

O vídeo é do trecho em que eles passam diante das tropas que participam do desfile. Lula estava acenando para estas pessoas. Temos um vídeo que mostra mais do que o trecho cortado e é possível ver que haviam pessoas para receberem os acenos de Lula.

Porque a parte de fundo de Lula não tem público presente?

A falsa impressão de que não havia ninguém ocorria por conta do fundo da imagem. Porém, o motivo no qual não havia pessoas era simples: ali fica o Palácio do Planalto e o protocolo de segurança não permite a aglomeração de pessoas no local. Duvida? Pois veja o mesmo trecho do trajeto sendo percorrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Também não tem público às suas costas.

 O desfile de 7 de setembro em Brasília não tinha ninguém?

Com certeza, o público presente foi menor do que em outros anos. Em 2021, houve a promoção de manifestações de cunho golpista para Brasília e São Paulo no 7 de setembro. Por isso, houve uma mobilização de bolsonaristas que reuniu muita gente. Em 2022, o evento de 7 de setembro foi seguido de um evento de campanha do ex-presidente.

Sem o elemento político e com um perfil de público menos ligado a eventos cívico-militares como o 7 de setembro, o desfile deste ano foi naturalmente menor. Porém, é uma ilação falar que “não havia ninguém”. Ao todo, 50 mil pessoas participaram do desfile. O número manteve a média de pessoas. Em 2019, por exemplo (com Bolsonaro no poder), teve 30 mil pessoas em números oficiais. 

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo engana ao dizer que Lula estava acenando para ninguém durante o desfile de 7 de setembro de 2023. Além disso, é falso dizer que não havia ninguém no desfile do Dia da Independência. 50 mil pessoas não é uma quantidade a se ignorar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link