Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro recebeu R$ 125 milhões de doações em Pix de 88 milhões de pessoas #boato

Bolsonaro recebeu R$ 125 milhões de doações em Pix de 88 milhões de pessoas #boato

Bolsonaro recebeu R$ 125 milhões de doações em Pix de 88 milhões de pessoas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Está comprovada a fraude nas eleições. Bolsonaro recebeu nada menos do que R$ 125 milhões de doações em Pix de 88 milhões de pessoas.

Agora há pouco (bem há pouco mesmo), o Boatos.org desmentiu o boato que apontava que Bolsonaro havia recebido R$ 20 milhões de Pix em nada menos do que 24 horas. Seguindo a nossa trilogia de fakes sobre o assunto, vamos falar de outro “valor vultoso”.

De acordo com mensagens que estão circulando online, o presidente Jair Bolsonaro teria recebido nada menos do que R$ 125 milhões de doações de nada menos do que 88 milhões de pessoas. Os números estariam comprovados com um suposto print de uma tela contábil.

À reboque da história, uma tese ressurgiu: de que houve fraude nas eleições. Isso teria ocorrido porque o número de “doadores” seria maior do que o número de votos de Bolsonaro no pleito de 2022. Leia duas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: 88 milhões de pessoas físicas fizeram doação no Pix para O MiTO somando 125 milhões Versão 2: Agora não entendi foi mais nada 88 milhões de pessoas fizeram pix par o bolsonaro com certeza votaram nele

Análise da mensagem que circula online

Vimos o conteúdo circular em vídeos no TikTok (o pessoal gostou da rede social para criar boatos sobre o Pix de Bolsonaro) e também por meio de publicações soltas em outras redes sociais como o Twitter e Facebook.

Assim como em outras fakes news, a mensagem tem algumas características como o tom alarmista (mais do que isso, com viés político) e erros de português. Há citação a uma fonte (que está na imagem e já vamos nos aprofundar).

Como já falamos, fake news sobre os valores recebidos por Bolsonaro têm sido comuns na internet. Além das outras duas histórias falsas que iremos desmentir hoje (uma já publicada aqui), também desmentimos outro dia que Alexandre de Moraes teria mandando bloquear a conta Pix do ex-presidente.

Ao olhar para o conteúdo de hoje, separamos três perguntas a serem respondidas. 1) Bolsonaro recebeu R$ 125 milhões de 88 milhões de pessoas? 2) De onde vem os dados print em questão? 3) As doações comprovam fraude nas eleições?

Bolsonaro recebeu R$ 125 milhões de 88 milhões de pessoas no Pix?

Não. Conforme falamos no texto que aponta para o boato que aponta que Bolsonaro recebeu R$ 20 milhões de doações, não há qualquer prova de que o ex-presidente teria recebido o valor de R$ 125 milhões de 88 milhões de pessoas. Os números ainda não foram divulgados (e não sabemos se serão).

De onde vem os dados do print em questão?

Na realidade, o print em questão não tem qualquer relação com as doações em Pix para Bolsonaro. Os números são, na realidade, das prestações de campanha do ex-presidente. Como mostra a página da candidatura no Divulga Cand, do TSE, foram recebidos R$ 125 milhões para a campanha.

As doações comprovam fraude contra Bolsonaro nas eleições?

De forma alguma. Para além do fato de não existir qualquer prova de fraude nas eleições e de os números não serem das doações de Pix para Bolsonaro na última semana, não foram 88 milhões de pessoas que doaram ao ex-presidente nem mesmo nas eleições.

O R$ 88 milhões é referente ao total doado por pessoas físicas. A página do Divulga Cand tem o total de 368.659 registros de doações. Eles podem incluir doações por pessoas físicas e jurídicas.

Resumindo: é falso que Bolsonaro tenha recebido R$ 125 milhões de doações de 88 milhões de pessoas. A referência que está circulando é das eleições e não há qualquer prova (ou mesmo lógica) de que o ex-presidente tenha recebido tal valor.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99275-5610.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm