Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de Bolsonaro erguendo bandeira Globo lixo não é de depoimento na PF em 2024

Vídeo de Bolsonaro erguendo bandeira Globo lixo não é de depoimento na PF em 2024

Bolsonaro mostrou bandeira Globo lixo depois que prestou depoimento na PF em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro estendeu uma faixa com dizeres Globo lixo depois que prestou depoimento na PF em 2024.

Análise

Depois que Bolsonaro e outras pessoas acusadas de darem um golpe de estado prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, começou a circular na internet mensagens que apontavam para uma “afronta” dele com a Globo.

No vídeo, Bolsonaro é recebido por uma multidão e, no meio do processo, ergue um banner com os dizeres Globo lixo. Junto ao vídeo, é dito que tudo ocorreu após o depoimento dele na PF. Leia e assista:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Mito! Bolsonaro, ao sair do depoimento, fez uma linda homenagem à #Globolixo Bolsonaro representa a decência dessa nação! Bolsonaro ao sair de seu depoimento faz uma mensagem a Globo Lixo. Ele sim luta firme contra o sistema.

Checagem

O vídeo se espalhou muito na internet. Por isso, estamos aqui para responder às seguintes questões: 1) É verdade que Bolsonaro ergueu uma bandeira Globo lixo após depoimento na PF em 2024? 2) Em qual contexto Bolsonaro ergueu o banner Globo lixo para o público? 3) O ex-presidente fez algo polêmico após o depoimento na PF?

É verdade que Bolsonaro ergueu uma bandeira Globo lixo após depoimento na PF em 2024?

Não é verdade. Além de não ter nada sobre a tal história em nenhuma fonte confiável ou mesmo fontes oficiais, o vídeo em que Bolsonaro ergue o tal banner (que não é uma bandeira) Globo lixo é de outra situação.

Em qual contexto Bolsonaro ergueu o banner Globo lixo para o público?

Na realidade, esse mesmo vídeo já foi utilizado em outras fake news já desmentidas pelo Boatos.org. A última delas foi em 2022. Na ocasião, explicamos exatamente de quando é o vídeo que viralizou na internet. Relembre:

Ao buscar pela origem do vídeo, chegamos à verdade. O vídeo é real, mas não tem qualquer relação com algo recente. Na realidade, o ato ocorreu em fevereiro de 2021, na cidade de Cascavel (PR). De acordo com esta matéria do site Poder 360, o cartaz foi exibido no aeroporto da cidade. Assista ao vídeo:

O ex-presidente fez algo polêmico após o depoimento na PF?

Não. Desde quando começou a ser implicado em acusações de que conspirou para realizar um golpe de estado em 2022 e 2023, Bolsonaro tem adotado uma postura mais cuidadosa. Não vimos nenhuma fala polêmica após o depoimento na PF, no qual ele também se calou.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Bolsonaro tenha erguido uma bandeira com os dizeres Globo lixo após o seu depoimento na PF em 2024. O vídeo que está circulando na internet é antigo e já foi utilizado em outras fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).