Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro exibiu cartaz “Globo lixo” em frente da sede da Globo após debate #boato

Bolsonaro exibiu cartaz “Globo lixo” em frente da sede da Globo após debate #boato

Bolsonaro exibiu cartaz “Globo lixo” em frente da sede da Globo após debate, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após debate presidencial, o presidente Jair Bolsonaro exibiu um cartaz com os dizeres “Globo lixo” em frente à sede da TV Globo no Rio de Janeiro.

O debate presidencial ocorrido no dia 29 de setembro de 2022 já está gerando algumas fake news. Uma delas é a que aponta para uma suposta ação do presidente Jair Bolsonaro em frente à sede da TV Globo.

Um vídeo que está viralizando online mostra Bolsonaro cercado de correligionários. Em um momento, um assessor entrega um cartaz para o presidente, que, em seguida exibe ao público. No cartaz, há os dizeres “Globo lixo”. Leia algumas das mensagens que circulam junto ao vídeo:

Versão 1: Bolsonaro fez isso em frente a Rede Globo. É por isso que voto em Bolsonaro. Na frente da Rede Globo Lixo de Televisão, Versão 2: Bolsonaro fez isso em frente a GloboLixo. Duvido outro político fazer isso que ele fez

Bolsonaro exibiu cartaz “Globo lixo” em frente da sede da Globo após debate?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Junto com comentários sobre a suposta coragem de Bolsonaro, o vídeo se espalhou muito entre simpatizantes do atual presidente. Porém, a história que aponta que a ação foi na sede da emissora carioca após o debate é falsa.

Além de a mensagem ter algumas das principais características de fake news (como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis), nada encontramos em fontes confiáveis sobre a tal ação do presidente após o debate.

Ao buscar pela origem do vídeo, chegamos à verdade. O vídeo é real, mas não tem qualquer relação com algo recente. Na realidade, o ato ocorreu em fevereiro de 2021, na cidade de Cascavel (PR). De acordo com esta matéria do site Poder 360, o cartaz foi exibido no aeroporto da cidade. Assista ao vídeo:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Jair Bolsonaro exibiu um cartaz em frente à sede da TV Globo após o debate presidencial nas eleições de 2022. O vídeo que está viralizando é de 2021 e não há nenhuma informação de que o presidente tenha feito isso recentemente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso