Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que as mazelas da esquerda e PT vão durar muitos anos #boato

Bolsonaro diz que as mazelas da esquerda e PT vão durar muitos anos #boato

Boato – Presidente eleito, Jair Bolsonaro escreveu um texto no qual aponta que as mazelas da esquerda vão durar muitos anos, que será sabotado pelo PT e que tem que acabar com quem divide o país.

Passadas as eleições, o país vive um “período de balanço” em termos de política. A prova disso é a diminuição de “ataques diretos” entre direita e esquerda. Porém, diminuição não é sinônimo de extinção. E hoje vamos falar de um boato que, muito bem, poderia ter circulado durante o pleito.

De acordo com um texto que está viralizando na internet, o presidente eleito Jair Bolsonaro teria escrito um “textão” no qual apontava que, apesar de ter vencido as eleições, “as mazelas da esquerda devem continuar”, “que o PT está caído, mas longe de deixar de ser uma ameaça”, que ele “será sabotado” e que irá “acabar com quem está dividindo o país”. Leia trechos do texto (mesmo com os cortes, ficou gigantesco):

Você precisa ler esse texto! By Jair Bolsonaro As mazelas vão durar muitos anos, infelizmente . O Brasil foi aparelhado para o socialismo/comunista baseado em pilares sustentáveis, como seja: 1-doutrinação nas universidades; 2- distribuição ajudas ao mais pobre, em vez de dar emprego/dignidade; 3- imprensa com verbas; 4- dinheiro da corrupção para eles e o Partido.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Ganhamos, acabamos com o PT!” Não… Tire esse pensamento da cabeça agora!  O PT está caído, sim, mas está muito longe de deixar de ser uma ameaça. Já se perguntou porque o pior candidato de um partido envolvido até o pescoço em corrupção, cujos principais líderes estão todos na cadeia, recebeu 44 milhões de votos? A resposta é simples. Conquistamos a presidência, mas o PT e suas variáveis ainda dominam tudo que leva até lá. […]

Ganhei a eleição para Presidente, mas a máquina está toda podre e comprometida. Não irá deixar-me governar e fazer as reformas que o País precisa, sem apoio de vcs. Irão sabotar-me desde o primeiro dia. Todas as mudanças na área econômica serão anunciadas pelo sistema como uma tentativa de prejudicar os pobres e retirar direitos do trabalhador. […]

O povo tem que se informar por fatos e não por narrativas cuidadosamente construídas por intelectuais em universidades. Voltarei ao assunto sobre onde estão instalados os inimigos e como desentocá-los. Não há como acabar com a divisão no País, se não acabarmos com quem está nos dividindo. Comemoremos a vitória, foi gigantesca. Mas não percamos a noção da realidade. Estamos só no começo. *Jair Messias Bolsonaro*

Bolsonaro diz que as mazelas da esquerda e PT vão durar muitos anos?

É claro que uma mensagem como essa (quase uma convocação para guerra) com a assinatura de Bolsonaro iria ganhar muitos compartilhamentos. Mas será mesmo que Bolsonaro criou esse texto e falou sobre as mazelas do PT e da esquerda? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de entrar no texto, vamos fazer alguns esclarecimentos. O primeiro é que o conteúdo da mensagem não será analisado, apenas a autoria. O segundo é que há o risco (sempre há) de o nosso futuro presidente “gostar da ideia do texto” (quem sabe após ler aqui no Boatos.org) e publicar em sua página no futuro. Mesmo que Bolsonaro faça isso, uma coisa continuará sendo fato: a autoria da mensagem não é dele.

Assim que vimos o texto circulando por aí, lembramos de uma coisa: a mesma mensagem (que vale dizer que tem as principais características de boatos) já havia sido enviada para o Boatos.org como um “texto anônimo” logo após a vitória de Bolsonaro no dia 28 de outubro.

Com essa impressão “na cabeça”, fomos buscar pela origem da mensagem e, de fato, achamos toda a “segunda parte do texto” (do “Ganhamos, acabamos com o PT!” até o final) em comentários anônimos na internet (com a parte que fala sobre o Bolsonaro em terceira pessoa e não em primeira pessoa) e em algumas postagens de blogs nos dias subsequentes ao segundo turno das eleições.

Ao buscar mais sobre a história, descobrimos que foi só na segunda semana de novembro alguém resolveu “editar” a mensagem e colocar como se fosse de Bolsonaro. A partir daí, o “textão” (já com o trecho que fala de mazelas e usando um trecho muito semelhante a esse texto que não é de Olavo de Carvalho) começou a viralizar como se fosse de Bolsonaro.

Só para ter certeza de que o futuro presidente não havia escrito nada (aliás, Bolsonaro tem mostrado um discurso muito mais conciliador do que o do tom apresentado no texto), resolvemos procurar nas redes sociais dele se havia dito algo do tipo. Como era de se imaginar, nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro escreveu um textão falando que “as mazelas da esquerda vão durar muitos anos” e que ele “será sabotado” é falsa. Trata-se de um texto que surgiu anônimo e só agora ganhou a autoria do presidente eleito no final de outubro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.