Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro entrou andando a pé no hospital após ser esfaqueado #boato

Bolsonaro entrou andando a pé no hospital após ser esfaqueado #boato

Boato – Vídeo e fotos mostram o candidato Jair Bolsonaro (PSL) sorrindo e entrando no hospital a pé após ser esfaqueado em Juiz de Fora (MG).

O atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) ainda está rendendo muitas notícias falsas na internet. Logo de cara, “brotaram” na internet (no mínimo) quatro informações falsas e virais sobre o assunto. Estávamos devendo falar de uma delas: a que aponta que Bolsonaro foi flagrado entrando no hospital de Juiz de Fora (MG) a pé e sorrindo.

De acordo com mensagens que circulam online, Bolsonaro estava “sem cortes, perfurações e sangramentos” ao entrar no hospital. É claro que as imagens estão servindo como “tese” para reforçar que o atentado foi forjado (desmentimos a tese com mais detalhes aqui). Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Bolsonaro chegando ao hospital: Sem cortes, sem perfurações, sem sangramento, andando e sorrindo. Alguma coisa está errada nesta história. Versão 2: bolsonaro teve alta do hospital, e ja saiu andando sem nenhum arranhão e com a mesma camisa  sem furo algum kkkkkk e sem sangue kkkkkk  pra quem tomou uma facada  deveria no minimo está em uma uti

Bolsonaro entrou andando a pé no hospital após ser esfaqueado?

As duas mensagens que vimos online se espalharam na internet e reuniram centenas de milhares de compartilhamentos e milhões de visualizações. Só tem um detalhe: a tese é falsa. Vamos explicar mais detalhes agora.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como foi possível ver, as informações que circularam online são enviesadas e reúnem as principais características de boatos online. São vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Só não tem o “pedido de compartilhamento” para “fechar o pacote”.

Segundo ponto: não foram poucas as matérias na mídia que dão conta que o estado de saúde de Bolsonaro, apesar de não apresentar mais “risco iminente de morte” (muito porque ele recebeu socorro rapidamente e foi atendido em um bom hospital), é delicado. A foto que mostra ele deitado sendo operado e o vídeo que ele gravou diminuem (e muito) a possibilidade da foto ser de depois da facada.

Com base nisso, fomos buscar pela origem das fotos e do vídeo. Aí descobrimos que as imagens foram feitas antes da facada. Elas são da visita de Bolsonaro ao Hospital do Câncer de Juiz de Fora, feita na manhã de 06/09/2018. De acordo com essa matéria do jornal Tribuna de Minas, a passagem foi marcada por confusões.

Essa matéria do Terra, que é uma republicação de conteúdo da Agência Estado, mostra Bolsonaro entrando no hospital em Juiz de Fora e cita que a visita foi, de fato, antes do atentado sofrido na cidade mineira. Vale, ainda, fazer mais uma observação: as imagens são do Hospital do Câncer. Bolsonaro foi atendido na Santa Casa. São dois locais diferentes.

Resumindo: a história que aponta que Jair Bolsonaro foi visto entrando a pé e sorrindo após levar a facada em Juiz de Fora é falsa. As imagens são de antes dele ser esfaqueado e a história é mais uma notícia falsa que circula online. Não acreditem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.