Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Tempestade solar vai chegar hoje à Terra. Atenção! #boato

Tempestade solar vai chegar hoje à Terra. Atenção! #boato

Boato – Uma tempestade solar deve acontecer hoje na Terra. Planeta vai receber ondas de radiação vindas de explosões solares. Muito cuidado.

De toda história do Boatos.org, um dos textos mais populares é o que aponta que raios cósmicos vão fazer aparelhos eletrônicos explodirem. Quando nenhum boato novo está circulando, essa história sempre começa a tomar conta do Facebook e WhatsApp. Mas parece que agora essa história está sendo substituída por outra um tanto quanto parecida.

Tempestade solar vai atingir hoje a Terra, diz boato
Tempestade solar vai atingir hoje a Terra, diz boato

Diversos links de sites de notícias apontam que vai acontecer, hoje, na Terra uma grande tempestade solar. Postadas no Facebook, normalmente junto a comentários totalmente alarmistas, estas notícias apontam que o planeta deve estar alerta para o que deve acontecer. Leia uma das versões do texto que circula online:

Tempestade solar chega hoje à Terra

Nesse exato momento, a Terra está recebendo ondas de radiações vindas de explosões solares. Conhecidas como ejeções de massa coronal, essa ondas na verdade são explosões que acontecem no Sol e lançam partículas no espaço.

O fenômeno começou a ser notado no último domingo, quando uma grande explosão na região central do Sol produziu uma tempestade de ondas solares capazes de viajar a uma velocidade de 6,4 milhões de quilômetros por hora. A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até quarta-feira, mas seu ápice será atingido ao longo do dia de hoje.

As tempestades solares são classificadas em A, B e C para as mais fracas, M para as moderadas e X para as mais fortes. A que estamos vivenciando agora é de classificação M9, a mais forte dentre as moderadas.

Tempestade solar vai chegar hoje à Terra?

Entre os comentários que vimos nas redes sociais está o alerta de desligar os aparelhos eletrônicos, de que podem ocorrer falhas na comunicação e até uma critica à forma de como as pessoas tratam a natureza. Mas será mesmo que uma tempestade solar vai colocar todo mundo em alerta hoje? Não. Para você entender melhor, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Um pequeno detalhe nas matérias escritas tem causado toda confusão: o “hoje” no título da matéria. Na internet, não é recomendado colocar essa palavra no título de um conteúdo noticioso. Como as matérias podem ser acessadas para sempre, o “hoje” pode se tornar, digamos, “um pouco” desatualizado. É justamente isso que aconteceu.

Na realidade, essas notícias são do dia 8 de março de 2012 quando uma tempestade solar realmente atingiu a terra. Nos dias seguintes ao evento, a NASA publicou fotos incríveis. Porém e ao contrário do que apontavam os alertas, a Terra não sofreu nenhum impacto.

Desde então, aconteceram outras tempestades solares menores. Elas também não tiveram impactos maiores à Terra. De fato, é um evento maior desses até pode atingir as comunicações, mas nada como está previsto em boatos online. Se você ainda tem dúvidas, assista ao vídeo abaixo:

Resumindo: o link que aponta que uma grande tempestade solar vai acontecer na Terra é de uma notícia antiga, de 2012. Além disso, muita coisa a respeito do assunto não passa de sensacionalismo ou, como nós costumamos falar, boataria.