Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaristas fazem acampamento em casa de câmbio revoltados com dólar baixo #boato

Bolsonaristas fazem acampamento em casa de câmbio revoltados com dólar baixo #boato

Bolsonaristas fizeram acampamento em casa de câmbio revoltados com dólar baixo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Revoltados com o preço do dólar estar baixo, bolsonaristas resolveram fazer um protesto em frente a uma casa de câmbio para que as pessoas não comprem a moeda.

Não é de hoje que aqui no Boatos.org temos alertado que algumas histórias falsas surgem de interpretações erradas de notas satíricas não lá muito sinalizadas. É o que ocorreu novamente hoje, data em que tem um monte de gente acreditando em uma suposta loucura de bolsonaristas.

Mensagens estão repercutindo, com direitos a muitos adjetivos, uma suposta notícia que apontava que bolsonaristas haviam resolvido fazer um acampamento em frente a uma casa de câmbio. Eles haviam resolvido impedir que pessoas comprassem dólares e estariam revoltados com a queda no valor da moeda norte-americana. Leia:

Versão 1: Esses vermes bolsonaristas tem que ir para a cadeia, que gente insana. Bolsonaristas fazem acampamento em casa de câmbio para impedir que pessoas comprem dólar barato Versão 2:Fica cada vez mais comprovado que são doentes mentais. Sairam das trevas. Gente que tem parte com o diabo igual ao seu político de estimação.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 3: O Globo Bolsonaristas fazem acampamento em casa de câmbio para impedir pessoas de comprovar dólar barato. Versão 4: Bolsoafetivos fazem acampamento em casa de câmbio para impedir que pessoas comprem dólar barato

Análise da mensagem que está circulando online

A história tem circulado, principalmente, com comentários como se o fato fosse uma “verdade absoluta” junto a um link do jornal O Globo (que é chave para a elucidação do caso) que justificaria notícia. Vimos o conteúdo também com prints ou em mensagens soltas “sem opinião e citação de fonte” sobre o ocorrido em redes sociais.

O caso de hoje tem um elemento incomum em fake news, mas que facilita muito a checagem: a citação de uma fonte confiável. É justamente a partir dela que conseguimos chegar à solução do caso.

Bolsonaristas fizeram acampamento em casa de câmbio revoltados com dólar baixo?

Apesar da empolgação de algumas pessoas, essa história que aponta que bolsonaristas fizeram o tal acampamento em casas de câmbio não é real. Na realidade, trata-se de uma notícia fictícia que não está sendo bem interpretada.

A solução está justamente na citação da fonte confiável que está circulando em alguns casos. A origem da história publicada no O Globo é a seção O Sensacionalista. Trata-se de um espaço que sempre publica histórias irreais com “pitadas de humor”.

Não é a primeira vez que histórias satíricas (principalmente em sites que têm paywall, ou seja, não permitem que todos leiam o conteúdo por completo) acabam sendo mal interpretadas e compartilhadas como reais (até, em alguns casos, irritando pessoas).

Só para citar dois exemplos: outro dia desmentimos a informação que apontava que Deltan Dallagnol havia contratado Cristiano Zanin. Também desmentimos a fake news que apontava que Haddad queria regulamentar casas de prostituição no Brasil.

Resumindo: se for para tratar a notícia com “humor”, tudo bem. Agora é importante não acreditar piamente que, de fato, bolsonaristas acamparam em uma casa de câmbio em protesto contra o dólar baixo. A história surgiu em um site de notícias fictícias e alguns “acreditaram”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm