Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonarista que inventou fake news do banheiro unissex do PT foi preso por pedofilia #boato

Bolsonarista que inventou fake news do banheiro unissex do PT foi preso por pedofilia #boato

Bolsonarista que inventou fake news do banheiro unissex do PT foi preso por pedofilia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O bolsonarista que inventou a fake news que Lula iria implantar banheiro unissex acabou de ser preso por pedofilia.

Por mais que ainda haja, quantitativamente, mais fake news contra Lula do que contra Bolsonaro, é possível ver cada vez mais alguns “lulaminions” que acreditam que vale espalhar fake news para vencer as eleições.

Isso tem se refletido em fake news contra Bolsonaro com um formato similar às que costumam circular contra Lula. A mais nova aponta para uma acusação contra um “inventor de uma fake news”.

De acordo com mensagens que circulam online, o bolsonarista que inventou a fake news que apontava que Lula iria implantar banheiros unissex acabou de ser preso por pedofilia. Junto à mensagem, há a imagem de um homem com uma camiseta de apoio a Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

POLICIAL URGENTE – Bolsonarista que inventou que o PT implantará banheiro unissex nas escolas é preso por pedofilia Nunca falha. #FakeNews do #BanheiroUnisex foi criada por um #Bolsonarista preso por #Pedofilia #bolsonaromente #BolsonaroNuncaMais  #bolsonaromata

Bolsonarista que inventou fake news do banheiro unissex do PT foi preso por pedofilia?

Não demorou para a história se espalhar entre militantes pró-Lula e chamar atenção por aí. Só que a acusação em questão não procede. O homem ecitado não é “quem inventou a fake news do banheiro unissex”.

Para chegar à solução do caso, só precisamos nos utilizar de um pouco de lógica. Primeiro, a mensagem não ajuda muito. Além de ter características de fake news (como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis), a mensagem não apresenta nenhuma prova de que o homem da foto foi preso por pedofilia ou mesmo que tenha criado a tal fake news do banheiro unissex.

É importante lembrar que simpatizantes de Bolsonaro já espalharam uma fake news parecidíssima. Depois que um simpatizante da esquerda foi preso sob a acusação de abusar de menores, começaram a espalhar que ele tinha sido “o criador” do movimento Ele Não!

Resolvemos fazer uma busca pela imagem para saber mais detalhes sobre a história. Descobrimos que, de fato, o cidadão da foto foi condenado a seis anos em regime semiaberto por atentado violento ao pudor. Ele se chama Fred Pontes e era representante de uma “associação de conservadores” chamada Acons.

Porém, não há qualquer informação sobre ele “ter criado a fake news” sobre banheiros unissex que Lula e o PT iriam implantar. Na realidade, não há (nem para a gente, que monitora fake news diariamente) como cravar quem inventou essa informação falsa.

Porém, podemos apontar que a pessoa em questão não está entre as que a compartilhou. Nas últimas postagens que vimos nos perfis do homem, não há nenhuma fake news contra Lula e o PT (muito menos sobre banheiros unissex).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pessoa que foi criadora da fake news que apontava para “banheiros unissex” de Lula e do PT foi presa por pedofilia. O homem da imagem nada tem a ver com a fake news e não é possível afirmar sequer quem criou essa desinformação (pelo menos, não com 100% de certeza).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso