Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 7 boatos relacionados à morte de dona Marisa Letícia que circularam na internet

7 boatos relacionados à morte de dona Marisa Letícia que circularam na internet

Desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva foi internada no Hospital Sírio-Libanês (SP) muitas notícias surgiram. Sobre o assunto, o Boatos.org destacou sete histórias que viralizaram na internet e que apesar de serem boatos foram compartilhadas.

Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias é a internação e, posteriormente, a morte da esposa do ex-presidente Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. Ela foi internada no dia 24 de janeiro após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao longo da semana, a imprensa e pessoas de todo país acompanharam o caso. Vamos acompanhar sete boatos relacionados a dona Marisa Letícia. Confira abaixo:

Sete boatos sobre dona Marisa que circulam na internet
Sete boatos sobre dona Marisa que circulam na internet

1) Dona Marisa morreu no dia que foi internada

Como já foi dito, a ex-primeira-dama foi internada no dia 24 de janeiro. A partir deste dia, muitas histórias começaram a surgir e uma delas é que dona Marisa morreu no mesmo dia em que foi internada.

Tudo começou quando publicaram um vídeo no Youtube que “confirmava” a morte cerebral da esposa de Lula e afirmavam que só estavam “esperando o melhor momento” para dar a notícia. Com isso, textos online começaram a circular reforçando o que já havia sido veiculado pelo vídeo.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

No entanto, a notícia era falsa. O quadro de saúde realmente era grave, mas até o dia 29 de janeiro a história não tinha sido confirmada pela equipe médica e nem veiculada por fontes confiáveis. Saiba mais sobre o boato aqui.

2) Dona Marisa não morreu, ela está na Itália

A confirmação da morte cerebral da ex-primeira-dama não foi suficiente para que os boatos relacionados a ela parassem de circular. Segundo um texto que circulou online, dona Marisa havia forjado a sua própria morte para não ser presa. O texto diz ainda que o objetivo de Lula era retirar a “principal cúmplice” do país, já que ela não tinha equilíbrio emocional para enfrentar essa situação.

Pois é. Enquanto uns dizem que ela já estava morta desde o dia da internação, outros que ela não morreu. Que bagunça! Assim como no primeiro caso apresentado hoje, o Boatos.org desmentiu essa história. Saiba mais sobre o boato aqui.

3) Papa diz que quem torceu pela morte de Marisa não precisa ir à missa

Quando a notícia do AVC surgiu na internet, comentários (a maioria das vezes anônimos ou de “fakes”) de “comemoração” e “torcida” para a morte de Marisa começaram a aparecer na internet. Esses comentários revoltaram muitas pessoas. Muitos destes “revoltados” compartilharam uma informação que dava conta que o papa havia dado uma bronca em quem torceu pela morte de Marisa. Porém, a informação era falsa.

Apesar de o papa Francisco já ter algumas vezes falado sobre compaixão, ele não chegou, até o momento, a fazer nenhum comentário sobre o caso de dona Marisa e a internet. Confira o desmentido do Boatos.org.

4) Advogado que comemorou morte de Marisa teve AVC

O assunto de fato rendeu. Se não bastasse o boato envolvendo os culpados, agora vem os que comemoram. De acordo com um texto que circula online, um advogado teria soltado fogos quando dona Marisa foi internada. E não para por aí, o texto diz ainda que o advogado teria sofrido um AVC após a morte da ex-primeira-dama. Que história maluca, né?

A história, de fato, é maluca e mentirosa. O Boatos.org desmentiu a história e fez algumas observações. A primeira delas é que não consta em um site confiável e além disso o texto traz informações vagas que dificulta a vida do leitor, mas que o deixa apreensivo. Saiba mais sobre o boato aqui.

5) Lula culpou Sérgio Moro pela morte de Marisa

Em uma entrevista, o ex-presidente Lula chegou a falar sobre “pressão” e “tensão” e relacionou ao estado de saúde da sua esposa. Isso foi suficiente para a história ser totalmente distorcida. Textos que circularam em blogs apontaram que ele começou a culpar pessoas pela morte de dona Marisa.

Os textos com títulos chamativos diziam que Lula culpava o povo, a Justiça e Sérgio Moro pela morte de dona Marisa. Mas na frase que utilizaram para fazer referência a essa história, o Lula não citou nenhum nome e não culpou ninguém. Saiba mais sobre o boato aqui.

6) Empregada Antonia Silva de Almeida denuncia que a morte foi culpa de Lula

Depois da morte de Dona Marisa, uma imagem de uma mulher junto com um depoimento que Lula a tratava mal começou a circular na internet. O nome da empregada seria Antônia Silva de Almeida e ela relatava que o ex-presidente chegava bêbado e xingava Marisa.

Uma simples pesquisa nos mostrou que a história é falsa. Na realidade, ela nunca teve empregadas até Lula ser presidente, como aponta a matéria da Globo. Além disso, não há qualquer registro dessa mulher com essa foto na internet.

7) Dona Marisa não pode doar órgãos por ter mais de 70 anos

Após passar por exames e ter a morte cerebral confirmada, a família de dona Marisa autorizou a doação de seus órgãos. No entanto, um texto que circula no Facebook e WhatsApp informa que essa doação não pode ser feita, porque dona Marisa era diabética e alcoólatra.

Então, lá vamos nós desmentir mais um boato relacionado a esposa de Lula. Como dito pelo Boatos.org, o mais importante é o estado dos órgãos. E outra observação: Dona Marisa morreu aos 70 anos? A resposta é não. Ela morreu aos 66 anos. Então, se for partir desse ponto, a idade dela não seria um problema. Saiba mais sobre o boato aqui.