Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa diz que quem desejou morte de Marisa não precisa mais ir na missa #boato

Papa diz que quem desejou morte de Marisa não precisa mais ir na missa #boato

Boato – Diante a avalanche de pessoas se manifestando após o AVC da ex-primeira-dama Marisa Letícia, papa Francisco falou que essas pessoas não precisam ir à missa.

Em meio a avalanche do cenário político deste início de 2017, uma notícia chamou atenção. Após sofrer um AVC, a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva foi internada em estado grave no Hospital Sírio-libanês no dia 24 de janeiro.

Papa diz que quem desejou a morte de Marisa não precisa ir à missa, diz boato
Papa diz que quem desejou a morte de Marisa não precisa ir à missa, diz boato

Muita gente na internet se manifestou da pior forma possível em relação ao acontecimento. Muitos falaram que ela “deveria” morrer mesmo. Diante disso, uma mensagem começou a circular na internet. Ela dava contar que o papa Francisco teria afirmado que quem desejou a morte de “dona Marisa” não precisaria ir à missa. Leia o texto, que circulou no WhatsApp e Facebook:

Papa diz que quem desejou morte de Marisa não precisa mais ir na missa

O papa Francisco disse nesta terça-feira (24) que cristão que desejou a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva não precisa mais frequentar igrejas católicas.

Uma fé que não tem solidariedade é uma fé morta. Quem deseja a morte de um irmão, não precisa frequentar igreja. É uma fé sem Cristo, uma fé sem Deus, uma fé sem irmãos. Uma fé mentirosa”, disse Francisco. “Você pode ir à missa aos domingos, mas, se não tem coração solidário, se não sabe o que acontece em sua cidade, (a fé) ou está doente ou está morta”, acrescentou.

Papa diz que quem desejou morte de Marisa não precisa mais ir na missa?

É claro que a mensagem foi compartilhada entre os quatro cantos da internet. Mas será mesmo que o papa Francisco falou no assunto. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar de a notícia ter sido compartilhada como um texto solto e ter lá o seu fundo de verdade (afinal, por que desejar a morte de alguém?), o papa não falou nada disso. Para matar a charada, chegamos ao site que criou a história (e que depois foi copiado).

Trata-se do “Sensacionalismo”. Sim, qualquer semelhança com o “Sensacionalista” não é mera coincidência. Tanto que o site só publica notícias falsas com um fundo de humor ou seja lá o que for. Leia o que é dito no rodapé do site: “Sensacionalismo com os acontecimentos do dia sem qualquer fundo de verdade, produzidas para fins de entretenimento.”

A fim de curiosidade, o papa, de fato, falou a mensagem que está entre aspas. Só que foi em outra ocasião. Mais exatamente em julho de 2015. Na ocasião, ele criticou a “fé não-solidária”. Sobre dona Marisa, ele ainda não se pronunciou.

Resumindo: o papa Francisco não afirmou que quem desejou a morte de dona Marisa não precisa ir à missa. Pelo menos não fez isso diretamente. A história surgiu em um site de notícias falsas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.