Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Black Blocs da Gaviões da Fiel se infiltraram e cometeram vandalismo em Brasília, mostra foto #boato

Black Blocs da Gaviões da Fiel se infiltraram e cometeram vandalismo em Brasília, mostra foto #boato

Black Blocs da Gaviões da Fiel se infiltraram e cometeram vandalismo em Brasília, mostra foto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra Black Blocs com camisetas da Gaviões da Fiel postando “missão dada é missão cumprida” e a localização de Brasília. Isso prova que foram infiltrados que cometeram vandalismo.

Os atos de vandalismo no centro de Brasília no dia 12 de dezembro de 2022 estão gerando debates e, claro, fake news. Uma das histórias aponta que Black Blocs fizeram uma confissão de culpa em redes sociais e que os atos foram realizados por “infiltrados”.

Uma página de nome Black Bloc ABC postou uma foto de dois homens com camisetas da Gaviões da Fiel (torcida organizada do Corinthians) com a legenda “Missão dada é missão cumprida” e a localização de Brasília. Isso seria a prova que os atos foram realizados por esquerdistas infiltrados. Leia a mensagem que circula online:

“Missão dada é missão cumprida” Escrevem Black Blocks diretamente de Brasília, na página de facebook. A que se referiam concretamente? Publicações de Black Bloc ABC Black Bloc ABC está em Distrito Federal. Missão dada é missão cumprida. Timão Gaviões da Fiel.

Foto mostra que  Black Blocs da Gaviões da Fiel se infiltraram e cometeram vandalismo em Brasília?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A tal imagem (principalmente por meio do print da publicação) fez com que muita gente saísse falando que a culpa dos atos “é da esquerda”. Porém, a imagem apresentada não prova nada sobre a tese de “infiltrados”.

O histórico já nos chama atenção. Não faz muito que desmentimos que pessoas que colocaram fogo nos ônibus em Brasília gritaram “Fora, Bolsonaro”. No texto que acabamos de escrever, apontamos que, até o momento, não há provas de que os atos foram realizados por esquerdistas.

Ao contrário, apontamos que o secretário de Segurança do Distrito Federal já apontou que  há pessoas que estavam nos atos e que também estão nos acampamentos nos QGs do Exército. Ou seja: a narrativa não está se sustentando.

Bastou uma busca pela imagem para chegarmos ao desmentido. Ela não é de Black Blocs, não é de Brasília e sequer é recente. Na realidade, a imagem é de torcedores do Corinthians, foi tirada em Curitiba e é de 2017. Na ocasião, um dos torcedores da imagem foi apedrejado por torcedores do Coritiba e agredido por oito pessoas. Apesar do susto, ele não se feriu gravemente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Black Blocs da Gaviões da Fiel foram a Brasília, publicaram “missão dada é missão cumprida” e, ainda, são os responsáveis pelos atos de vandalismo na capital federal. A foto é antiga e não há qualquer prova que houve uma ação de infiltrados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso