Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquerdista ateou fogo em ônibus em Brasília e gritou “Fora, Bolsonaro” em 2022 #boato

Esquerdista ateou fogo em ônibus em Brasília e gritou “Fora, Bolsonaro” em 2022 #boato

Esquerdista ateou fogo em ônibus em Brasília e gritou “Fora, Bolsonaro” em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Temos duas provas de que foram esquerdistas infiltrados que causaram o tumulto no centro de Brasília. Vídeo e cobradora apontam que pessoas que colocaram fogo em ônibus gritaram “Fora, Bolsonaro”.

Passado um dia de ataques ocorrido no centro de Brasília após a prisão de um indígena acusado de organizar protestos violentos pedindo pautas antidemocráticas como a intervenção militar, uma narrativa tem sido alimentada por bolsonaristas: a de que os atos foram feitos por “esquerdistas infiltrados”.

No meio deste quadro, uma tese começou a circular: de que a pessoa que colocou fogo nos ônibus gritou “Fora, Bolsonaro”. Isso está sendo reforçado por dois vídeos que estão circulando na internet.

Em um deles, uma imagem aérea de um ônibus sendo incendiado tem gritos de Fora, Bolsonaro. O vídeo está sendo acompanhado de mensagens como “O pessoal que ateou fogo no ônibus gritando “FORA, BOLSONARO” e ameaçando quem estava filmando”.

O outro vídeo é de uma cobradora que teria relatado que a pessoa que colocou fogo no ônibus gritou “Fora, Bolsonaro”. Este vídeo é acompanhado da mensagem “ATENÇÃO: Mais uma testemunha declara que os Black Blocs que agiram na noite de segunda-feira (12) em Brasilia, a cobradora de ônibus, senhora Deuside de Santana, afirmou que o “terrorista” gritou “Fora Bolsonaro” logo após atear fogo no ônibus que ela trabalhava”.

Esquerdista ateou fogo em ônibus em Brasília e gritou “Fora, Bolsonaro” em 2022?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Os vídeos ajudaram a reforçar a narrativa pró-Bolsonaro e, claro, deixou muito gente revoltada com a mídia. Porém, os argumentos utilizados para apontar que foi um infiltrado que colocou fogo no ônibus são falsos.

A solução das histórias (que, por sinal, seguem o roteiro de fake news com um tom alarmista, erros de português e falta de citação de fontes confiáveis) está em quem gravou o vídeo originalmente.

O vídeo do ônibus sendo incendiado foi gravado pela repórter do O Tempo Gabriela Oliva. Quando a história foi compartilhada pelo ex-ministro Gilson Machado, ela respondeu o seguinte:

Olá, ex-ministro. Esss vídeo foi gravado por mim e os gritos de “Fora Bolsonaro” são feitos por pessoas que estavam em um hotel ao lado com medo dos bolsonaristas que colocaram fogo no ônibus e depredaram patrimônio público. Sua publicação é mentirosa.

Ao olhar a conta dela, de fato, há a publicação do vídeo original, com a descrição “FLAGRA DO MOMENTO EM QUE COLOCAM FOGO EM UM ÔNIBUS”. O vídeo completo foi publicado no canal do O Tempo no YouTube.

O segundo vídeo tem a marca d’água do Portal Metrópoles. Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que o relato é real, mas é antigo. O vídeo foi gravado, na realidade, em 2020 após um homem atear fogo em um ônibus na Esplanada dos Ministérios (que, por sinal, está fechada no momento).

É importante citar que investigações preliminares não apontam para uma ação de “esquerdistas infiltrados” nas manifestações. O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, confirmou que há pessoas que estávamos nos atos e que também estão nos acampamentos nos QGs do Exército.

Resumindo: os vídeos que estão circulando na internet não sustentam a narrativa que um homem que ateou fogo em um ônibus no centro de Brasília é um “esquerdista infiltrado”. Não há prova que a ação é de infiltrados (pelo contrário) e a tese não se sustenta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: