Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Biden desmente Lula após presidente do Brasil falar mal de Bolsonaro #boato

Biden desmente Lula após presidente do Brasil falar mal de Bolsonaro #boato

Biden desmentiu Lula quando presidente do Brasil falou mal de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o presidente dos EUA Joe Biden desmentindo Lula quando presidente do Brasil falou mal de Bolsonaro. Biden disse Is not true, realy.

O encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos foi um dos destaques em termos de notícias na semana. E como toda notícia impactante, já gerou uma fake news de cunho político.

De acordo com textos que estão circulando online, Biden teria desmentido Lula quando o presidente do Brasil começou a falar mal de Bolsonaro. Biden teria falado “not’s true, realy” (sim, assim mesmo) para Lula. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Tentou difamar o Bolsonaro a todo custo, mas o discurso de mentiroso não calou not’s true, realy não é verdade, realmente O Pai da mentira tem uma obsessão no Mito Bolsonaro repita te amo te amo te amo te amo te amo te amo te amo te amo Versão 2: Biden desmente corrupto mor na cara dele Esse mentiroso é uma vergonha dentro e fora do Brasil

Biden desmentiu Lula quando presidente do Brasil falou mal de Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Lojas Francesas (Americanas) tenha jogado livros de Felipe Neto no lixo

O vídeo se espalhou com muitas forças entre grupos e perfis bolsonaristas em redes sociais. Porém, não procede a informação que aponta que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden desmentiu Lula durante a conversa dos dois.

A forma que a fala de Biden foi legendada (com o not’s true, que está ortograficamente errado) já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ao procurar pelo vídeo original, vimos que, na realidade, o presidente dos Estados Unidos fala “sounds familiar”. Ou seja: Biden disse que alguém com as características de Bolsonaro soa familiar para ele (se referindo ao ex-presidente Donald Trump). Assista:

Vale apontar que não é a primeira vez que traduções erradas geram fake news na internet. O Boatos.org já desmentiu, por exemplo, conteúdos de discursos de Vladimir Putin, do Emir do Catar, de Xi Jinping e do presidente do parlamento europeu.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden desmentiu Lula durante a fala do presidente do Brasil em visita à Casa Branca. Ele disse “sounds familiar” (soa familiar) e não “is not true” (ou o not’s true) no vídeo em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: