Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gustavo Bebianno diz que facada foi uma invenção de Bolsonaro #boato

Gustavo Bebianno diz que facada foi uma invenção de Bolsonaro #boato

Boato – O ex-ministro Gustavo Bebianno declarou ao Globo que a facada em Juiz de Fora (MG) foi uma articulação de Bolsonaro. Tudo não passou de uma invenção.

Já se passaram seis meses da facada sofrida por Bolsonaro. Mesmo assim, o assunto continua em alta entre os internautas que “gostam” da polarização política (em outras palavras, que gostam de treta para defender o político de estimação). De um lado, fãs do presidente “se perguntam” “quem mandou dar a facada”. Do outro, detratores batem na tecla da tese (já desmentida aqui) de que a facada é falsa.

O segundo grupo citado tem compartilhado uma informação que aponta que Gustavo Bebianno, ex-ministro da Secretaria de Governo, resolveu “jogar no ventilador”. De acordo com mensagens que circularam na internet, ele teria falado ao jornal O Globo (ou ao G1) que a facada era uma invenção. Em uma das versões, a “tese” é reforçada por uma imagem que seria da camiseta usada por Bolsonaro com o “furo” no lugar errado. Leia:

Versão 1: Bebiano, confessou, no Globo de hoje, que a FACADA foi uma invenção do Bolsonaro Versão 2: BEBIANO desmente a facada, diz que foi “articulação” do próprio Bolsonaro….Só imbecil acreditou naquilo, é só ver as fotos. A “facada” foi antes do B de Brasil a camisa postada por Flávio Bolsonaro foi no S de Brasil, Conhecendo o caráter da família, nenhuma dúvida.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: Bebianno diz q facada foi invenção de Bozo. Vem mais bomba aí, aguarde!! Versão 4: CAIU A CASA: BOMBÁSTICO. BEBIANNO DIZ QUE A FACADA FOI ARTICULAÇÃO DE BOLSONARO, SÓ ESQUECEU DE ACRESCENTAR, QUE NÃO FOI SÓ BOLSONARO QUEM ARMOU…

Gustavo Bebianno disse que facada foi uma invenção de Bolsonaro?

Muita gente começou a compartilhar a história (seja em mensagens “soltas” no Facebook ou com o “reforço das imagens”). Mas será mesmo que Bebianno resolveu denunciar a “invenção da facada de Bolsonaro” e que a foto da camiseta “denuncia tudo”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos deixa desconfiados da mensagem é que ela se baseia em uma premissa falsa. Mesmo quem não gosta de Bolsonaro tem que acreditar que a chance de a facada ter sido “uma grande armação abafada por todos” é zero. Além disso, as mensagens que circulam online seguem aquele roteirão das fake news: vagas, alarmistas e com erros de português.

Outro detalhe ajudou na apuração. Ao contrário da maioria das fake news, as mensagens citam fontes confiáveis (o jornal O Globo e o G1). Porém, ao buscar pela declaração “bomba” de Bebianno nos veículos, nada encontramos.

Por fim, a camisa. Uma das versões da mensagem aponta que a “prova da farsa” é o “buraco na camisa postada pelo Flávio Bolsonaro”. Só tem um detalhe: quando o filho de Bolsonaro fez a publicação da camisa (no meio da campanha eleitoral do ano passado), ele deixou bem claro que a imagem era uma montagem. Em entrevista ao UOL ele justificou que a “camiseta original não pode ser recuperada”.

Resumindo: a história que aponta que o ex-ministro Gustavo Bebianno denunciou que a facada foi uma invenção de Bolsonaro é falsa. Além de a tal entrevista nunca ter existido, a tese do furo na camiseta cai na primeira pesquisa que a gente faz na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.