Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bandeira preta de guerra é hasteada no Palácio do Alvorada, em Brasília #boato

Bandeira preta de guerra é hasteada no Palácio do Alvorada, em Brasília #boato

Bandeira preta de guerra é hasteada no Palácio do Alvorada, em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Agora vai! Bolsonaro se cansou de tudo e mandou que a bandeira preta (que significa que estamos em guerra) fosse hasteada no lugar da bandeira do Brasil no Palácio do Alvorada, em Brasília.

Mesmo com as chances (que sempre foram ínfimas) de um golpe no Brasil após o resultado das eleições estarem cada vez mais minadas, ainda tem gente que busca se agarrar nas informações mias absurdas para vender a tese de que “agora Bolsonaro vai decretar intervenção militar”.

A última das histórias aponta para um vídeo que mostraria que Bolsonaro mandou retirar a bandeira do Brasil do Palácio da Alvorada e a substituiu por uma bandeira preta. Isso significaria, de acordo com mensagens que acompanham o vídeo, que o país havia entrado em guerra. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: A Bandeira Preta é hasteada para informar o alerta máximo de fatos que poderá ocorrer a qualquer momento. Versão 2: Pra quem não sabe….bandeira preta nao é  luto não viu ptzada. BÃOSONARO TA VIVINHO DA SILVA. é GUERRA.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: Se essa bandeira hasteada for  preta realmente, significa guerra sem fim…. Que Deus  proteja nosso País e a nós  Versão 4: Sabem o que significa . Tirar a bandeira brasileira e colocar a preta .meio mastro. Pelos dragões da independência. ( Já começou a guerra ) o poder está nas mãos das forças armadas.  E as forças armadas condecorou Jair messias. Bolsonaro.  Como presidente.

Bandeira preta de guerra é hasteada no Palácio do Alvorada, em Brasília?

Por mais que a teoria seja a das mais malucas, a mensagem e a “boa nova” se espalharam com tudo entre grupos bolsonaristas. Só que, infelizmente para quem ainda tem esperanças de um golpe, a informação que aponta para a tal bandeira preta de guerra foi hasteada no Palácio do Alvorada.

A mensagem, o histórico recente e a ausência da informação em fontes confiáveis já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a informação.

Além disso, a tese de que a bandeira de guerra foi hasteada é apenas mais uma da linha “agora vai” em relação à intervenção militar. Só sobre bandeiras, desmentimos nos últimos tempos que a do Brasil estava a meio-mastro no Palácio do Planalto e que isso significaria “guerra”.

Ao buscar sobre a informação de que Bolsonaro mandou estender a tal bandeira de guerra no Brasil, para a nossa “não-surpresa”, nada encontramos sobre o assunto em fontes confiáveis. Aliás, não há qualquer previsão de que o hasteamento diferenciado da bandeira do Brasil em caso de guerra. Muito menos de hasteamento de bandeira preta.

Resolvemos buscar, então, pelo vídeo que serviu como fonte para a história. Chegamos a uma live promovida por um admirador do presidente Jair Bolsonaro. No dia 19 de dezembro de 2022.

Nesta data, houve a convocação em redes sociais de bolsonaristas para irem até o Palácio do Alvorada. Isso ocorreria porque haveria a expectativa de Bolsonaro falar e, claro, (na visão dos “patriotas”) a intervenção militar (que é algo inconstitucional e configuraria um golpe) seria decretada. No final, nada disso ocorreu (nem a presença de Bolsonaro).

A live foi publicada neste link. O trecho da cerimônia de arriamento da bandeira nacional do Brasil (que ocorre todos os dias às 18h) foi filmado. A bandeira chamada de “preta” é, na realidade, verde e tem o brasão da República no centro. É a bandeira-insígnia da Presidência.

Ela foi arriada antes da retirada da bandeira do Brasil por questão de protocolo. Depois que a bandeira do Brasil foi retirada, ela foi hasteada novamente. O vídeo mostra isto nitidamente.

O vídeo que está circulando na internet pega um ângulo de “contra-luz” em que dá a impressão que a bandeira é preta. Como vocês viram no vídeo original, não tem nada disso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta uma bandeira preta foi hasteada no lugar da do Brasil no Palácio do Alvorada e que isso significaria que Bolsonaro declarou guerra por conta da intervenção militar. Trata-se de mais uma fake news que serve para incitar um golpe que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: