Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que autor de música que começa com “pode mandar o choque” foi preso hoje na Bahia

É falso que autor de música que começa com “pode mandar o choque” foi preso hoje na Bahia

Autor e cantor da música pode mandar o choque, prender e meter multa foi preso na Bahia por Alexandre de Moraes hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O autor e cantor da música que começa com “pode mandar o choque, prender e meter multa” foi preso na Bahia por Alexandre de Moraes hoje.

Análise

A história que vamos tratar hoje na internet tem o dom de misturar uma fake news já desmentida com uma música mais do que aleatória.

Uma música que começa com o trecho “Pode mandar o choque, prender e meter multa. A sua ditadura só aumenta a nossa luta”, com críticas diretas ao STF, está circulando junto com a mensagem que aponta que o “autor e cantor da música” (que não foi identificado) foi preso na Bahia hoje.

A mensagem, com tom indignado, aponta que o responsável pela prisão foi o ministro do STF Alexandre de Moraes. Leia duas versões da mensagem que circula online, ouça a música e leia a letra dela:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 1: O autor e cantor dessa música foi preso no dia (09/01/24) na Bahia por ordem do Alexandre. Ela faz parte de uma banda de forró e também apreenderam o ônibus da banda. Haja democracia!! Esse chifrudo já passou dos limites faz tempo

Versão 2: O autor e cantor dessa música foi preso ontem na Bahia por ordem do Alexandre. Ela faz parte de uma banda de forró e também apreenderam o ônibus da banda. Haja democracia!! VAMOS DIVULGAR!!! REPASSANDO GERAL

Letra da música: Pode mandar o choque, prender e meter multa. A sua ditadura só aumenta a nossa luta. Pode calar a mídia, esconder a verdade. Só não pode calar o grito pela liberdade. Multa, prende, persegue o povão, cala o grito, censura opinião, pinta, borda, rasga a Constituição. Estão pensando que são deuses. Estão zombando da nação. Cada ataque dá mais força para manifestação

Pode mandar o choque, prender e meter multa. A sua ditadura só aumenta a nossa luta. Pode calar a mídia, esconder a verdade. Só não pode calar o grito pela liberdade. Lua, cheia, menino e ancião, carro, moto, trator e caminhão, agro, comércio, pequeno empreendedor. Já vestiram a bandeira do povo trabalhador. Chega de bancar lagosta por bando de traidor

Checagem

Vamos listar as perguntas que vão ser respondidas na nossa parte da checagem do conteúdo: 1) Quem é o autor da música “pode mandar o choque, prender e meter multa”? 2) É verdade que o autor da música “pode mandar o choque, prender e meter multa” foi preso hoje na Bahia por ordem de Alexandre de Moraes? 3) Algum cantor já foi preso na Bahia por conta de uma música e por ordem de Alexandre de Moraes?

Quem é o autor da música “pode mandar o choque, prender e meter multa”?

Como podemos imaginar, a música não era da Bahia. Na realidade, a música em questão é de autoria de um cantor chamado Piá Vividense. O cantor é de Joinville e é um simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro.  A música, chamada Choque, é uma paródia da música Pode Passar o Rodo (de Daniel) e foi postada em 2022 no YouTube. Você pode ver o vídeo abaixo:

É verdade que o autor da música “pode mandar o choque, prender e meter multa” foi preso hoje na Bahia por ordem de Alexandre de Moraes?

Não. Em nenhum momento, Alexandre de Moraes deu qualquer ordem para que o Piá Vividense fosse preso. Isso não ocorreu em Joinville e tampouco na Bahia. O que fizeram foi pegar a mensagem falsa de outro boato de “prisão na Bahia” e trocaram a música.

Algum cantor já foi preso na Bahia por conta de uma música e por ordem de Alexandre de Moraes?

Essa história de hoje é uma evolução de outro caso falso (e mais complexo) que circulou na internet em 2023. Na ocasião, o cantor da banda Arriba Saia alegou que havia sido preso por ordem de Alexandre de Moraes por conta de uma música crítica ao STF. A informação não procedia e foi desmentida pelo Boatos.org. 

Depois que o boato foi desmentido (por diversos veículos da mídia e pelo próprio Alexandre de Moraes, quem nem sabia quem seria o tal Arriba Saia), o cantor, por meio da assessoria, falou que houve uma “confusão” e que não foi preso. Ou seja: nenhum cantor foi preso na Bahia por Alexandre de Moraes hoje, ontem ou sempre.

Conclusão

Fake news ❌

A mensagem que está circulando é falsa. Não é verdade que o autor da música que começa com “pode mandar o choque, prender e meter multa” tenha sido preso na Bahia, por Alexandre de Moraes ou mesmo que tenha sido preso. Trata-se de uma evolução de outra balela já desmentida na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).