Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aulas de Jean Wyllys em Harvard foram canceladas por falta de alunos #boato

Aulas de Jean Wyllys em Harvard foram canceladas por falta de alunos #boato

Aulas de Jean Wyllys em Harvard foram canceladas por falta de alunos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Jean Wyllys foi convidado por George Soros para lecionar em Harvard. Porém, aulas precisaram ser canceladas por falta de alunos interessados.

Se existia um deputado que colocava a boca no trombone e causava muito burburinho por aí, esse era Jean Wyllys. Após ser eleito duas vezes deputado federal, Wyllys foi reeleito para seu terceiro mandato, em 2018. Entretanto, decidiu não tomar posse. O motivo? Ameaças de morte e contra sua integridade física.

Com medo, Jean não só deixou o cargo como também o Brasil. Morando na Europa (em Berlim, na Alemanha) e, posteriormente, nos EUA, o ex-deputado voltou à sua profissão de origem: pesquisador. Com isso, Wyllys se tornou um teórico sobre o Brasil lá fora.

E, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Jean Wyllys teria sido convidado por George Soros para lecionar em Harvard. Ainda segundo as publicações, o ex-deputado teria passado por uma saia justa ao ter, supostamente, suas aulas canceladas por falta de interessados. Confira trechos do conteúdo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Essa eu tive de ligar para o próprio Campus me passando por interessado no curso do ‘Amado’, para ter certeza que não era só chacota nem Fake News. Não, não era. O professor ‘convidado por George Soros’ para estudos do mega-importante (para de rir vai!) Afro-Latin American Research Institute, foi cancelado por falta de interessados.

Lembra na escola, quando uma sala estava cheia e outra vazia, e então passavam alunos da sala cheia para a vazia, para que os alunos não perdessem a aula na falta do professor ou outra circunstância maior? O magnânimo Jean Wyllys passou vergonha no débito, no crédito, no cheque especial e até na promissória. Wyllys foi relocado para outras palestras como ‘convidado’. […]

Aulas de Jean Wyllys em Harvard foram canceladas por falta de alunos?

É claro que a história viralizou em pouco tempo e causou comentários nas redes sociais, especialmente entre aqueles que não gostam de Jean Wyllys. Mas será que essa história do ex-deputado lecionar em Harvard e ter as aulas canceladas por falta de alunos e verdadeira? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Não é preciso pesquisar muito para saber que, por algum tempo, Jean Wyllys foi a vítima preferida dos disseminadores de fake news. Prova disso são as inúmeras histórias mentirosas a respeito do ex-deputado na internet. Como o suposto caso em que ele teria vendido seu mandato por R$700 mil a David Miranda ou a história de que ele teria assumido um namoro com Wagner Moura.

Ao buscar pela informação das aulas canceladas por falta de alunos, outra surpresa: não encontramos nenhuma notícia sobre o assunto. Pelo contrário, o que achamos foram diversos desmentidos em relação à essa história, inclusive do próprio Jean Wyllys.

No Twitter, o ex-deputado explicou que está em Harvard à convite da Universidade. Wyllys está participando das atividades como professor-pesquisador visitante. O nome dele, inclusive, consta no quadro de pesquisadores visitantes do Instituto de Pesquisa Afro Latino-Americana de Harvard. Além disso, ele já ministrou aulas na Brown University, também nos EUA e como convidado.

Por fim, resolvemos procurar a origem da informação e descobrimos que a fonte original é um site que sobrevive de fake news. Nesse mesmo site foram publicadas histórias falsas como a nota de repúdio do PCC contra o PT.

Em resumo: a história que diz que aulas de Jean Wyllys em Harvard foram canceladas por falta de alunos é falsa! O caso surgiu em um site que compartilha fake news, não tem embasamento e já até foi desmentido pelo próprio Jean Wyllys. As fotos de Jean participando de atividades como professor-pesquisador visitante nos EUA ajudam a mostrar que essa história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3